A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CATEQUESE Um novo olhar para uma para uma nova prática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CATEQUESE Um novo olhar para uma para uma nova prática."— Transcrição da apresentação:

1 CATEQUESE Um novo olhar para uma para uma nova prática

2 Estrutura da Apresentação 1. O que temos; 2. Catequese é a vivência do mistério; 3. O que queremos?; 4. Para refletir.

3 1. O que temos Catequese que parece aula; Catequese que parece aula; Dia do sacramento parece uma formatura; Dia do sacramento parece uma formatura; Descomprometimento da família; Descomprometimento da família; Sensação de que algo precisa mudar (pais, idade, manual, etc..); Sensação de que algo precisa mudar (pais, idade, manual, etc..); Cansaço em muitas situações. Cansaço em muitas situações.

4 ... Catequese que virou aula Alunos; Alunos; Professores; Professores; Chamada; Chamada; Quadro negro; Quadro negro; Exercícios de aprendizagem; Exercícios de aprendizagem; Prova de avaliação; Prova de avaliação; Aprovado ou reprovado; Aprovado ou reprovado; Estudar; Estudar; Teatrinhos, brincadeiras e gincanas.... Teatrinhos, brincadeiras e gincanas....

5 ... uma Catequese sem liturgia e sem comunidade Desvinculou-se da parte litúrgica e celebrativa. A pessoa precisa sentir Deus presente na comunidade que celebra. Caso contrário parece auto escola sem carro em casa!!! Desvinculou-se da parte litúrgica e celebrativa. A pessoa precisa sentir Deus presente na comunidade que celebra. Caso contrário parece auto escola sem carro em casa!!!

6 ... Boas opções Boas iniciativas e alternativas mas muito localizadas; Boas iniciativas e alternativas mas muito localizadas; Boa vontade para anunciar Jesus Cristo; Boa vontade para anunciar Jesus Cristo; Renovado interesse a partir do Diretório Nacional para catequese; Renovado interesse a partir do Diretório Nacional para catequese; Catequese como iniciação cristã!!! Catequese como iniciação cristã!!!

7 2. Catequese é a vivência do mistério! Catequistas (introdutores, padrinhos); Catequistas (introdutores, padrinhos); Ambiente que favoreça; Ambiente que favoreça; Ver porque alguém faltou ao encontro; Ver porque alguém faltou ao encontro; Mesa onde todos sentam ao redor; Mesa onde todos sentam ao redor; Avalia-se o progresso na participação na comunidade; Avalia-se o progresso na participação na comunidade; Bíblia; Bíblia; Manual: ferramenta e não fim. Manual: ferramenta e não fim.

8 3. O que queremos?... Uma catequese que seja: Cristocêntrica; Cristocêntrica; Bíblica; Bíblica; Litúrgica; Litúrgica; Comunitária; Comunitária; Solidária; Solidária; Orante; Orante; CAMINHO DE DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS. CAMINHO DE DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS.

9 ...uma catequese integrada que envolva: Crianças e jovens; Crianças e jovens; Família; Família; Comunidade; Comunidade; Catequista. Catequista.

10 ... onde... CATEQUISTAS PRECISAM DE FORMAÇÃO; CATEQUISTAS PRECISAM DE FORMAÇÃO; CATEQUISTA É TAMBÉM DISCÍPULO/A; CATEQUISTA É TAMBÉM DISCÍPULO/A; DEVE PREPARAR O ENCONTRO, REZAR, PARTILHAR E ORGANIZAR. DEVE PREPARAR O ENCONTRO, REZAR, PARTILHAR E ORGANIZAR.

11 O fim último da catequese! Iniciar no mistério (Presença de Alguém); Iniciar no mistério (Presença de Alguém); Ensinar a dialogar (rezar estar nEle); Ensinar a dialogar (rezar estar nEle); Deus Trindade: comunidade de amor; Deus Trindade: comunidade de amor; Revelada em Jesus Cristo: opção fundamental; Revelada em Jesus Cristo: opção fundamental;

12 ... Na Igreja de Jesus (Comunidade também precisa de conversão permanente); Na Igreja de Jesus (Comunidade também precisa de conversão permanente); Para viver como Jesus viveu: no amor a Deus e ao próximo; Para viver como Jesus viveu: no amor a Deus e ao próximo; Esperar o Reino entre o já e o ainda-não. Esperar o Reino entre o já e o ainda-não.

13 A finalidade da catequese é... levar o catequizando a conhecer, acolher e celebrar o mistério de Deus manifestado em Jesus Cristo. (CIC )

14 4. Para refletir Olhando para nossa prática: O que precisa mudar em nossa catequese?


Carregar ppt "CATEQUESE Um novo olhar para uma para uma nova prática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google