A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC) DNC É a adaptação à REALIDADE DO BRASIL DO DIRETÓRIO GERAL para a catequese de João Paulo II de 1997.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC) DNC É a adaptação à REALIDADE DO BRASIL DO DIRETÓRIO GERAL para a catequese de João Paulo II de 1997."— Transcrição da apresentação:

1

2 DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)

3 DNC É a adaptação à REALIDADE DO BRASIL DO DIRETÓRIO GERAL para a catequese de João Paulo II de 1997.

4 Mais do que NORMAS IMPERATIVAS Preocupa-se com CRITÉRIOS INSPIRADOS para a ação catequética; Preocupa-se com CRITÉRIOS INSPIRADOS para a ação catequética; Conjunto de princípios, critérios de inspiração BÍBLICO-TEILÓGICO, METODOLÓGICO-PASTORAL. Conjunto de princípios, critérios de inspiração BÍBLICO-TEILÓGICO, METODOLÓGICO-PASTORAL.

5 OBJETIVO DO DNC Apresentar a natureza e finalidade da catequese, traçar os critérios de ação catequética, orientar, coordenar e estimular a atividade catequética nas diversas regiões. Ele pretende delinear uma catequese mais litúrgica, bíblica, vivencial, profundamente ligada à mística evangélico-missionária, mais participativa e comunitária.

6 FINALIDADE DO DNC a) Estabelecer princípios bíblico-teológico- pastorais para promover e impulsionar a renovação da mentalidade catequética; b) b) Orientar o planejamento e a realização da atividade catequética nos regionais e dioceses; c) c) Coordenar as diversas iniciativas catequéticas;

7 d) Articular a ação catequética com as outras dimensões de nossa pastoral (litúrgica, comunitário-participativa, missionária, dialogal-ecumênica e sócio-transformadora); e) e) Estimular a atividade catequética, principalmente onde as comunidades sentem mais dificuldades na promoção da educação da fé.

8 CRITÉRIO FUNDAMENTAL Situar a catequese na missão evangelizadora da Igreja, como atividade de iniciação à fé. Situar a catequese na missão evangelizadora da Igreja, como atividade de iniciação à fé. Catequese à SERVIÇO DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS; Pedagogia catequética fundamentada na pedagogia de Jesus.

9 O DNC 1 - Conquistas do recente movimento catequético brasileiro; 2 - A catequese na missão evangelizadora da Igreja; 3 - Catequese contextualizada: história e realidade; 4 - Catequese: mensagem e conteúdo. I PARTE: I PARTE: Fundamentos teológicos- pastorais da catequese:

10 II PARTE: Orientações para a catequese na Igreja particular: 5 - Catequese como educação da fé; 6 - Destinatários como interlocutores no processo catequético; 7 - O ministério catequético e seus protagonistas; 8 - Lugares da catequese e sua organização na Igreja particular.

11 AS GRANDES INTUIÇÕES

12 A PALAVRA DE DEUS Como fonte da catequese; Catequese e evangelização: Conversão, seguimento, discipulado, comunidade; Catequese à serviço da INICIAÇÃO CRISTÃ; Catequese na história e a história, os fatos, os acontecimentos, a realidade como lugar teológico, lugar de revelação de Deus.

13 JESUS É A MENSAGEM LEITURA ORANTE DA BÍBLIA; LITURGIA e CATEQUESE – CATEQUESE e LITURGIA Pedagogia de Jesus – pedagogia da fé. Catequese litúrgica e celebrativa

14 PROCESSOS EDUCATIVOS Métodos Métodos A experiência cristã. A experiência cristã.

15 O AGIR CRISTÃO t formar mulheres e homens éticos, solidários, inseridos na comunidade, engajados na evangelização, a serviço da construção do Reino de Deus.

16 PEDAGOGIA O valor da memorização; O valor da comunicação; O valor da atividade.

17 DIREITO À CATEQUESE Direito do Cristão e da comunidade à catequese; Direito do Cristão e da comunidade à catequese; Os ADULTOS – JOVENS – ADOLESCENTES – CRIANÇAS; Os ADULTOS – JOVENS – ADOLESCENTES – CRIANÇAS;

18 Pessoas idosas Grupos indígenas Afro-brasileiro Pessoas com deficiência Excluídos e marginalizados Pluralismo religioso Religiosidade popular Movimentos religiosos Inculturação Linguagem da catequese Catequese atenta:

19 RESPONSABILIDADE Igreja particular. É à Diocese que cabe o direito e o dever de cuidar da catequese e não um movimento, uma congregação ou uma equipe isolada; A família.

20 O MINISTÉRIO MINISTÉRIO DA CATEQUESE – MINISTÉRIO DE CATEQUISTA; O presbítero e a catequese; Catequese nos SEMINÁRIOS – CASAS DE FORMAÇÃO; Formação de catequistas; Escolas catequéticas; Lugares de catequese; A COORDENAÇÃO como SERVIÇO; A ORGANIZAÇÃO

21 Seja esse Diretório bem acolhido por todos, prontamente estudado e colocado em prática, de modo inculturado, segundo as várias realidades. Ele dá orientações e pistas para formação para os que direta e indiretamente estão envolvidos com a catequese e para que, fiéis à Sagrada Escritura e à Igreja, realizam uma eficaz educação da fé.


Carregar ppt "DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC) DNC É a adaptação à REALIDADE DO BRASIL DO DIRETÓRIO GERAL para a catequese de João Paulo II de 1997."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google