Carregar apresentação
1
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
2
DNC É a adaptação à REALIDADE DO BRASIL DO DIRETÓRIO GERAL para a catequese de João Paulo II de 1997.
3
Mais do que NORMAS IMPERATIVAS
Preocupa-se com CRITÉRIOS INSPIRADOS para a ação catequética; Conjunto de princípios, critérios de inspiração BÍBLICO-TEILÓGICO, METODOLÓGICO-PASTORAL.
4
OBJETIVO DO DNC Apresentar a natureza e finalidade da catequese, traçar os critérios de ação catequética, orientar, coordenar e estimular a atividade catequética nas diversas regiões. Ele pretende delinear uma catequese mais litúrgica, bíblica, vivencial, profundamente ligada à mística evangélico-missionária, mais participativa e comunitária.
5
FINALIDADE DO DNC a) Estabelecer princípios bíblico-teológico-pastorais para promover e impulsionar a renovação da mentalidade catequética; b) Orientar o planejamento e a realização da atividade catequética nos regionais e dioceses; c) Coordenar as diversas iniciativas catequéticas;
6
d) Articular a ação catequética com as outras dimensões de nossa pastoral (litúrgica, comunitário-participativa, missionária, dialogal-ecumênica e sócio-transformadora); e) Estimular a atividade catequética, principalmente onde as comunidades sentem mais dificuldades na promoção da educação da fé.
7
CRITÉRIO FUNDAMENTAL Situar a catequese na missão evangelizadora da Igreja, como atividade de iniciação à fé. Catequese à SERVIÇO DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS; Pedagogia catequética fundamentada na pedagogia de Jesus.
8
I PARTE: Fundamentos teológicos-pastorais da catequese:
O DNC I PARTE: Fundamentos teológicos-pastorais da catequese: 1 - Conquistas do recente movimento catequético brasileiro; 2 - A catequese na missão evangelizadora da Igreja; 3 - Catequese contextualizada: história e realidade; 4 - Catequese: mensagem e conteúdo.
9
II PARTE: Orientações para a catequese na Igreja particular:
5 - Catequese como educação da fé; 6 - Destinatários como interlocutores no processo catequético; 7 - O ministério catequético e seus protagonistas; 8 - Lugares da catequese e sua organização na Igreja particular.
10
AS GRANDES INTUIÇÕES
11
A PALAVRA DE DEUS Como fonte da catequese;
Catequese e evangelização: Conversão, seguimento, discipulado, comunidade; Catequese à serviço da INICIAÇÃO CRISTÃ; Catequese na história e a história, os fatos, os acontecimentos, a realidade como lugar teológico, lugar de revelação de Deus.
12
JESUS É A MENSAGEM LEITURA ORANTE DA BÍBLIA;
LITURGIA e CATEQUESE – CATEQUESE e LITURGIA Catequese litúrgica e celebrativa Pedagogia de Jesus – pedagogia da fé.
13
PROCESSOS EDUCATIVOS Métodos A experiência cristã.
14
O AGIR CRISTÃO formar mulheres e homens éticos, solidários, inseridos na comunidade, engajados na evangelização, a serviço da construção do Reino de Deus.
15
PEDAGOGIA O valor da memorização; O valor da comunicação;
O valor da atividade.
16
DIREITO À CATEQUESE Direito do Cristão e da comunidade à catequese;
Os ADULTOS – JOVENS – ADOLESCENTES – CRIANÇAS;
17
Catequese atenta: Pessoas idosas Grupos indígenas Afro-brasileiro
Pessoas com deficiência Excluídos e marginalizados Pluralismo religioso Religiosidade popular Movimentos religiosos Inculturação Linguagem da catequese
18
RESPONSABILIDADE Igreja particular. É à Diocese que cabe o direito e o dever de cuidar da catequese e não um movimento, uma congregação ou uma equipe isolada; A família.
19
O MINISTÉRIO MINISTÉRIO DA CATEQUESE – MINISTÉRIO DE CATEQUISTA;
O presbítero e a catequese; Catequese nos SEMINÁRIOS – CASAS DE FORMAÇÃO; Formação de catequistas; Escolas catequéticas; Lugares de catequese; A COORDENAÇÃO como SERVIÇO; A ORGANIZAÇÃO
20
Seja esse Diretório bem acolhido por todos, prontamente estudado e colocado em prática, de modo inculturado, segundo as várias realidades. Ele dá orientações e pistas para formação para os que direta e indiretamente estão envolvidos com a catequese e para que, fiéis à Sagrada Escritura e à Igreja, realizam uma eficaz educação da fé.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.