A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

( Catechesi Tradendae n° 20)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "( Catechesi Tradendae n° 20)"— Transcrição da apresentação:

1 ( Catechesi Tradendae n° 20)
Catequese e Iniciação Cristã Fazer crescer no plano do conhecimento e da vida, o gérmen da fé semeado pelo Espírito Santo, com o primeiro anúncio do evangelho, e transmitido eficazmente pelo Batismo. ( Catechesi Tradendae n° 20)

2 Um modo antigo - novo de ser cristão
Ser Iniciado: o que é?

3 Iniciação cristã uma proposta para os tempos os tempos atuais:
O tempo atual é marcado pelo que? Que tempo é este? O que as pessoas buscam? O que move a cabeça e o coração das pessoas?

4 Ha a busca por algo que ainda não esta definido.
De um lado há uma forte resistência de superação da catequese infanto juvenil em vista da celebração dos sacramentos. Esta resistência permeia em todos os níveis. De outro lado há a incerteza sobre o novo e do novo. Mais do que incerteza, “um certo medo” para adentrar no novo. E o novo está na linha de uma “Metodologia para a Iniciação Cristã”.

5 Pe; Joel – texto

6 Para entender melhor: “A catequese, como elemento importante da iniciação à vida cristã, implica um longo processo vital de introdução dos cristãos ainda não plenamente iniciados, seja qual for a sua idade, nos diversos aspectos essenciais da fé cristã” (DNC 38).

7 INTRODUZIR ALGUÉM NO MINISTÉRIO DE CRISTO
INICIAÇÃO CRISTÃ INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ INTRODUZIR ALGUÉM NO MINISTÉRIO DE CRISTO PROCESSO DE EVANGELIZAÇÃO INTERAÇÃO ENTRE FÉ E VIDA

8 A catequese de iniciação cristã, distinta do Kerigma, semeia os fundamentos da fé naqueles que seguem o Senhor, iniciando-os na plenitude da vida Cristã. É o momento, em que se prepara o catequizando para conhecer, celebrar, viver e contemplar o Mistério de Cristo, pondo-o não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo, para que possa participar ativamente na realização da comunidade eclesial, no anúncio, testemunho e difusão do Evangelho.

9 * Favorecer o conhecimento da fé.
3. Para que a catequese inicie os catequizandos na vida cristã ela deve a realizar as seguintes tarefas (Cf. DGC n° 85,86): * Favorecer o conhecimento da fé. A catequese deve, pois, ajudar a compreender progressivamente toda a verdade do projecto de Deus, formando os discípulos de Jesus Cristo no conhecimento da tradição e da escritura)

10 Educação litúrgica. A comunhão com Jesus Cristo leva a celebrar a sua presença salvífica nos sacramentos e, de modo especial, na Eucaristia Formação Moral A conversão a Jesus Cristo implica viver no seguimento da sua vida. Por isso, a catequese deve transmitir aos discípulos as atitudes próprias do Mestre. Ensinar a rezar. A comunhão com Jesus Cristo conduz os discípulos a assumirem a atitude orante e contemplativa que o Mestre adotou.

11 Educação para a comunidade e para a missão
Educação para a comunidade e para a missão. A catequese prepara o cristão para viver em comunidade e para participar ativamente na vida e na missão da Igreja. Será que hoje a catequese realiza estas tarefas?

12 5. A iniciação cristã envolve muitos agentes e meios, dos quais destacamos
A família - é o berço da iniciação cristã. É nela que os catequizandos dão os primeiros passos na caminhada da fé, onde o despertar religioso acontece, onde se estrutura e interioriza a experiência da fé. Infelizmente, grande parte dos nossos catequizandos, não tem um suporte familiar cristão. Hoje, é a catequese paroquial, o único local e meio para a iniciação cristã das crianças, o que levanta sérios problemas e desafios. Como envolver a família na iniciação cristã?

13 O catequista - elemento essencial na iniciação cristã, é o educador, mestre e testemunha da fé. Acompanha pessoalmente os catequizandos na aventura da vida, na descoberta e vivência do mistério cristão. Teremos nós catequista com perfil humano e cristão para garantir uma iniciação cristã? Como resolver este problema? A comunidade - a comunidade cristã é a origem, o lugar e a meta da catequese. Cabe à comunidade, acolher, educar e integrar o catequizando, para que descubra nela urna referência e o local privilegiado para exercer a sua missão como discípulo. Não estará muitas vezes a catequese separada da comunidade? Como integrar a catequese na comunidade?

14 O Pároco - é o pastor e primeiro catequista da sua comunidade
O Pároco - é o pastor e primeiro catequista da sua comunidade. Como nos lembra o número 256 do DGC, é sua missão: - suscitar na comunidade cristã o sentido da responsabilidade comum em relação à catequese, como urna tarefa que a todos envolve, bem como suscitar o reconhecimento e o apreço pelos catequistas e pela missão que desempenham;

15 Tememos três mais acentuados:
Uma proposta metodológica para um itinerário de iniciação à vida cristã flutua entre diversos modelos. Tememos três mais acentuados: 1 – Método que parte dos anseios 2 – Itinerário Kerigmático 3 – Conversão radical a JC Texto p. 2 - Questionamentos

16 "Nenhum vento ajuda um barco, que não sabe aonde vai"
Em busca de uma proposta

17 Aparecida questiona a maneira como educamos na fé e alimentamos a experiência cristã..:
“É um desafio que devemos encarar com decisão, com coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre e fragmentada” (DAp 287). 17

18 "Iniciar na vida cristã os que querem abraçar
a fé é o grande desafio da paróquia" (DA).

19 A Iniciação Cristã não trata apenas de “ como” temos de administrar alguns sacramentos da iniciação , mas sim “qual” è o cristão que “ fazemos” ao preparar e celebrar estes sacramentos.

20 O Catequista hoje, mais do que um pedagogo, deve ser um mistagogo.

21 No mistério de Cristo é a catequese”
Novo perfil de catequista “Um grande meio para introduzir o povo de Deus No mistério de Cristo é a catequese”

22 A realidade atual exige de nós, educadores da fé,
novos passos. A catequese com inspiração catecumenal é uma tentativa de resposta a iniciação a vida cristã. Faz-se necessário um NOVO CATEQUISTA

23 Catequista mistagogo: introduz no mistério
Catequista educador na fé: sentiu-se chamado por Deus: discípulo – missionário Catequista com mística para iniciação a vida cristã: testemunha sua fé Catequista com formação permanente: não repasse conceitos mas vida Catequista orante: anunciador da Palavra de Deus Catequista aberto aos sinais dos tempos

24 No processo de iniciação a vida cristã é preciso deixar “marcas”.
“Levanta “marcos” para ti, coloca indicadores de caminho, presta atenção ao percurso, no caminho por onde caminhares” (Jr 31,21) Que marca deixamos na catequese?

25 A catequese de inspiração catecumenal, tem um processo interativo
A catequese de inspiração catecumenal, tem um processo interativo. A pessoa a ser evangelizada: criança, jovem e adulto, necessita de alguém que caminhe com ele, que se aproxime para conhecê-lo, dar-se a conhecer, escutar e orientar na experiência comunitária de fé (At 18,24-28). A comunidade precisa estar a caminho, ouvindo, estudando, criando novas opções, avaliando e planejando de modo participativo. A própria vida da comunidade é catequizadora. Fornece experiências novas, alimenta a fé, aprofunda a intimidade com Deus na oração, na liturgia, nos trabalhos pastorais. A ação evangelizadora, catequética e pastoral da Igreja deve ajudar os batizados a descobrirem a beleza do seguimento a Jesus Cristo como uma proposta de vida coerente com o Evangelho.

26 O texto ficou estruturado em cinco capítulos
Esquema do Texto O texto ficou estruturado em cinco capítulos I – Iniciação à vida cristã: por quê? Motivações II – Iniciação à vida cristã: o que é? – Natureza III – Iniciação à vida cristã: como? Metodologia IV – Iniciação à vida cristã: para quem? – Destinatários - Interlocutores V – Iniciação à vida cristã: com quem? onde? – Agentes e Lugares. 26

27 * Catequista mistagógico: ou o catequista conduzirá seu catequizando para “dentro do Mistério” ou simplesmente o ensinará a repetir fórmulas e orações, mas não a orar verdadeiramente.

28 " A iniciação a vida cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem
gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. Ela forja a identidade cristã com as convicções fundamentais e acompanha a busca do sentido da vida"

29 INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ
Dom Juventino (CRP) INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ Iniciação cristã: não é somente assunto de Catequese , mas de Igreja no mundo inteiro. Que esta tentando fazer sua renovação, um dos caminhos é a iniciação cristã. Catequese como educação da fé que atinge: Todos os movimentos Pastorais Deve ser estudo das pastorais Todas as comunidades Todos os serviços Todos os organismos É uma forma que a Igreja desde Aparecida retoma. Ou nós ficamos na manutenção (como já se fazia), ou partimos para a conversão pastoral.

30 Como esta a Iniciação Cristã em nossas comunidades?
Preocupação na formação das lideranças; Participação dos movimentos onde esta acontecendo o Querigma; que não acontece nas pastorais; Estrutura sacramental; Não somos mais a tetentora da Verdade;

31


Carregar ppt "( Catechesi Tradendae n° 20)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google