A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de"— Transcrição da apresentação:

1

2 Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
fé, ajudando a pessoa do jovem a assumir responsabilidades. Por isso, acolhe a pessoa como ela é e valoriza suas potencialidades, tendo em vista tornar o jovem PROTAGONISTA, SUJEITO de sua ação e de sua vida concreta. A Assessoria na AJS se fundamenta na convicção de que em todo jovem há traços do bem a serem descobertos e desenvolvidos.

3 QUEM É O ASSESSOR? Esse ministério se fundamenta em JESUS CRISTO.
O Assessor na Pastoral da Juventude é um cristão adulto chamado por Deus para exercer o ministério de acompanhar, em nome da Igreja, os processos de educação na fé dos jovens. Esse ministério se fundamenta em JESUS CRISTO. A assessoria, como Ministério de serviço aos jovens, só pode ser exercida por quem fez uma opção pessoal, recebeu o envio por parte da Comunidade Salesiana, com aceitação dos próprios jovens.

4 IDENTIDADE E CARACTERÍSTICAS DO ASSESSOR. 1.PSICOLÓGICA 2.ESPIRITUAL. 3.TEOLÓGICO-PASTORAL 4. PEDAGÓGICA. 5. SOCIAL.

5 2. EM RELAÇÃO À PESSOA DO JOVEM:
TAREFAS DO ASSESSOR. 1. EM RELAÇÃO A SI MESMO: Capacitar-se sempre. O assessor deve se preocupar com sua formação integral, gradual e permanente. 2. EM RELAÇÃO À PESSOA DO JOVEM: Os assessores acompanham os grupos de jovens. Aos poucos devem ir assumindo o acompanhamento pessoal de cada jovem. Ajuda a: clarear e definir o Projeto de vida e a fazer opções. Orienta o jovens quanto aos valores, à acolhida e defesa da vida.

6 EM RELAÇÃO AO GRUPO É essencial acompanhar os processos dos grupos de jovens para que possam vir a ser verdadeiros espaços de crescimento humano e de amadurecimento da fé. Favorecer clima de amizade, confiança, diálogo, frater-nidade, espaços de formação integral, organização, compromisso, experiência comunitária de fé. Orienta os jovens a viverem segundo um projeto de vida definido e concreto.

7 COORDENADORES DE GRUPOS.
EM RELAÇÃO AOS COORDENADORES DE GRUPOS. É necessário acompanhar o trabalho dos Coordenadores de grupos, oferecendo-lhes formação, subsídios, apoio efetivo na caminhada, a fim de que possam ser um serviço para o exercício dessa liderança. Que seja de verdade um serviço de assessoria e não de substituição do papel de coordenador, do contrário perde sua razão de ser.

8 EM RELAÇÃO AOS OUTROS ASSESSORES.
O assessor não trabalha sozinho e isolado em seu grupo. É chamado a relaciona-se com os outros assessores, especialmente a Equipe de Assessores. Esta equipe não deve ser uma instância de decisões ou coordenação de atividades para os jovens. Deve ser um espaço de partilha de vida, confronto de idéias e experiências, apoio na oração, na reflexão, na avaliação.

9 EM RELAÇÃO A SOCIEDADE. Como adulto o assessor se situa dentro da
comunidade social como um enviado ao mundo juvenil. Procurará ajudar os jovens a entenderem a realidade social, a perceber, respeitar e valorizar as diferentes formas de ver e entender o mundo e a história, presentes na sociedade. Procurará ainda ajudar os jovens a encontrarem formas de contribuição para tornar a sociedade mais justa e mais fraterna.

10 IDENTIDADE SALESIANA DA AJS RAZÃO Ser e torna-se presença viva na
A metodologia do Assessor é a da IDENTIDADE SALESIANA DA AJS RAZÃO Bom senso nas exigências e normas, flexibilidade e Persuasão nas propostas. ASSISTÊNCIA-PRESENÇA RELIGIÃO Desenvolvimento do sentido de Deus e esforço de evangelização cristã. Ser e torna-se presença viva na vida de cada jovem e dos grupos. Uma presença amorosa e solidária que cria um ambiente positivo, entranhado de relações interpessoais. MARCAS DO ASSESSOR DENTRO DA PERSPECTIVA SALESIANA: 2. Vivência do Sistema Preventivo: método educativo, espiritualidade e caminho de santidade. Se exprime como amor educativo que faz crescer e cria correspondência. 1. Encarnar e transmitir com sua vivência o espírito salesiano. AMOR

11 Vivencia os valores e atitudes evangélicas. - Viver entre os jovens.
- participar de sua vida. - contemplar o mundo juvenil com simpatia. - atento as suas exigências e valores. Não é alguém a mais trabalhando entre os jovens, mas alguém que comunica uma experiência espiritual e carismática própria: o jeito salesiano de construir o Reino de Deus. - Realismo prático. - Atitude de Esperança. - Alegria: vida como festa. - Amizade forte e pessoal com o Senhor Ressuscitado. - Otimismo de vida. - Pertença a Igreja. - Empenho concreto e operante de bem.

12 E tem consciência de que deve viver esse amor com dinamismo jovem,
VIVE E TESTEMUNHA O ESPÍRITO SALESIANO E tem consciência de que deve viver esse amor com dinamismo jovem, a exemplo de Dom Bosco, de Madre Mazzarello, testemunhas vivas deste amor! Faz do amor o centro de sua vida, pois Deus, o Deus da vida, é AMOR! - amor de apóstolo. - de profeta. - de pastor.

13 tem espírito salesiano". E não trabalha sózinho;
Vive a mística do trabalho apostólico: "quem não trabalha não tem espírito salesiano". (Dom Bosco) E não trabalha sózinho; busca trabalhar junto, como Igreja, com flexibilidade de respostas diante dos desafios e com espírito de iniciativa.

14 "Não basta amar os jovens, é preciso que eles sintam que são amados"
CRIA ESPÍRITO DE FAMÍLIA. "Não basta amar os jovens, é preciso que eles sintam que são amados" (D.Bosco) - está pronto a dar o primeiro passo. - retidão e pureza de afeto. - vive a amabilidade.

15 O COORDENADOR DE GRUPOS.
Elemento chave num grupo. Um grupo de jovens não vai para frente nem se sustenta sem um coordenador. Deve ser um dos jovens do grupo e não um adulto. Sendo assim, o jovem deve estar na linha de frente; deve ser o Protagonista, encontrar espaços para aflorar a criatividade e contribuir com seu jeito próprio. Jovem sendo evangelizadores de outros jovens.

16 IDENTIDADE DO COORDENADOR O Coordenador deveria ser: Uma pessoa de fé,
que se comunica com Deus pela oração, pela meditação de sua palavra, pela participação nos sacramentos e nas celebrações comunitárias. Animado e animador, entusiasmado, apaixonado por aquilo que acredita e por aquilo que faz, transmitindo otimismo, esperança. Organizado e planejador. Disponível e serviçal. Pessoa que se capacita. - simples, - atencioso, - chamado por Deus, para assumir o serviço de: - Jovem entre os jovens e escolhido por eles. - integrar - amigo, - paciente, - animar - motivar - capaz de acolher, ouvir, - coordenar - de fácil contato e aproximação.

17 Principais tarefas Principais tarefas
Animar a uma verdadeira experiência de Deus na oração, à leitura da Palavra, à celebração viva da fé, na liturgia quanto em outras criatividades do grupo. Preparar e animar as reuniões do grupo. Detectar os anseios, as preocupações, os interesses, as inquietudes e os questionamentos dos membros do grupo e do grupo como um todo, para que, juntos, possam chegar a respostas significativas. Apoiar aquelas iniciativas que nascem da fé em vista da solidariedade com os pobres e com os que mais sofrem. Trabalhar sempre em sintonia e em conjunto com o assessor do grupo. Favorecer a convivência fraterna, o respeito, a alegria, a solidariedade, a criatividade. Manter contato com os responsáveis das obras e presenças e outros grupos de jovens de sua realidade com a Pastoral da Juventude paroquial e diocesana. Criar no grupo um clima democrático, onde todos se sintam valorizados, estimulando assim a participação e a co-responsabilidade diante dos objetivos e atividades do grupo. Descobrir e potencializar as lideranças do grupo.

18 Subsídio: Princípios Norteadores da AJS
Equipe Nacional da AJS Montagem: P. Tarcizio Paulo Odelli Inspetoria Salesiana São Pio X Porto Alegre - RS


Carregar ppt "Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google