A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fraternidade e Juventude Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fraternidade e Juventude Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Fraternidade e Juventude Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido especial: Período de preparação em vista de um grande acontecimento:

4 - Assim o Dilúvio durou 40 dias e 40 noites... foi a preparação para uma nova humanidade. - Durante 40 anos passou Israel no deserto... a caminho da Terra Prometida. - Durante 40 dias fizeram penitência os nínivitas... antes de receber o perdão de Deus. - Durante 40 dias e 40 noites, caminhou Elias até chegar à Montanha de Deus.

5 - Durante 40 dias e 40 noites, caminhou Elias até chegar à Montanha de Deus. - Durante 40 dias e 40 noites, Moisés e Jesus jejuaram no início da Missão. - Assim os 40 dia da Quaresma, são também um tempo especial de conversão e renovação interior, em preparação da nossa Páscoa.

6 + Ao receber as CINZAS, expressamos com humildade e sinceridade de coração, que desejamos nos CONVERTER e CRER de verdade no Evangelho. As cinzas simbolizam o nosso NADA diante do Criador. Fomos criados do pó da terra e ao pó voltaremos...

7 O Evangelho fala dos EXERCÍCIOS QUARESMAIS: - A Oração para com Deus... - A Esmola para com o Próximo O Jejum para consigo mesmo... São os 3 caminhos apontados por Cristo e pela Igreja que nos ajudam a viver a Quaresma: + A Igreja no Brasil nos aponta nesse tempo quaresmal um ponto de FRATERNIDADE que merece uma atenção especial.

8 A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação à páscoa. Ela ajuda a colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.

9 Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor. FRATERNIDADE E JUVENTUDE é o TEMA da campanha para a Quaresma em O LEMA é inspirado no profeta Isaías: "Eis-me aqui, envia-me!".

10 A acolhida da temática "juventude" tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens. Uma das metas principais da CF 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.

11 O Objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. Dentro do sentido da palavra "acolher" está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido.

12 Objetivos específicos: - Proporcionar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e parra a elaboração de seu projeto pessoal de vida; - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seu dos e talentos. - Sensibilizar os jovens a serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

13 O lema escolhido ressalta o reconhecimento da parte da Igreja do valor do jovem, provocando neles este compromisso de serem comunicadores da vida e da verdade que liberta os filhos de Deus de todas as amarras, escravidões, condicionamentos. O "eis-me aqui, envia-me" é a voz forte do jovem que, repleto de sonhos e com grande auto-estima, se coloca à disposição para ajudar a todos nós a navegarmos em águas profundas neste mundo virtual que lhe é caro e próprio".

14 + RECEBER AS CINZAS não deve ser apenas um pedido de bênção... mas o compromisso de quem de fato deseja viver a Quaresma no espírito de renovação interior que a Igreja nos propõe, através da Oração, do Jejum (penitência), da esmola (caridade), e dar espaços aos jovens para que assumam seu papel na comunidade eclesial e no exercício do protagonismo, que deles se espera, nas comunidades e na luta por uma sociedade que proporcione vida a todos... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

15 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: OHino da CF 2013 L.: Gerson Cesar Souza M.: Gil Ferreira e Daniel V Sanntos CD Paulus Acesse o Endereço:


Carregar ppt "Fraternidade e Juventude Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google