A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ligue o som Com a Quarta feira de Cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia o Número 40 tem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ligue o som Com a Quarta feira de Cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia o Número 40 tem."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ligue o som

3 Com a Quarta feira de Cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia o Número 40 tem um sentido especial: Período de preparação em vista de um grande acontecimento: - Assim o DILÚVIO durou 40 dias e 40 noites... foi a preparação para uma nova humanidade.

4 - Durante 40 anos passou Israel no DESERTO... a caminho da Terra Prometida. - Durante 40 dias fizeram penitência os habitantes de NÍNIVE... antes de receber o perdão de Deus. - Durante 40 dias e 40 noites, caminhou ELIAS até chegar à Montanha de Deus. - Durante 40 dias e 40 noites, MOISÉS e JESUS jejuaram no início da Missão. - Assim os 40 dia da QUARESMA, são também um tempo especial de conversão e renovação interior, em preparação da nossa Páscoa.

5 + Ao receber as CINZAS, expressamos com humildade e sinceridade de coração, que desejamos nos CONVERTER e CRER de verdade no Evangelho. As cinzas simbolizam o nosso NADA diante do Criador. Fomos criados do pó da terra e ao pó voltaremos...

6 O Evangelho fala dos EXERCÍCIOS QUARESMAIS: - A Oração para com Deus... - A Esmola para com o Próximo... - O Jejum para consigo mesmo... São os 3 caminhos apontados por Cristo e pela Igreja que nos ajudam a viver a Quaresma: + A Igreja no Brasil nos aponta todos os anos nesse tempo quaresmal um ponto de FRATERNIDADE que merece uma atenção especial:

7 Para 2007 a CNBB escolheu abordar o que a Amazônia tem a dizer. Por que fazer a Campanha da Fraternidade sobre uma região do país, ao invés de enfrentar a problemática de pessoas excluídas como se acostumou fazer nos últimos tempos? As explicações para esta opção derivam da importância da Amazônia, de sua marginalização no contexto nacional, das gravíssimas conseqüências que teremos se sua devastação evoluir sob a força da cobiça...

8 ... a necessidade da presença evangelizadora e pastoral de dioceses e prelazias que precisam do apoio missionário dos católicos do Brasil e de outras nações. A Amazônia ainda é desconhecida pela maioria dos brasileiros. Na verdade, o aspecto do meio ambiente chama a atenção e deve merecer respeito por que os erros cometidos na ocupação de outras regiões de nosso país não podem ser repetidos aqui. É uma área de grande presença de água doce, de rico ecossistema, mas de extrema fragilidade.

9 - A Amazônia concentra 80% da água disponível no território brasileiro; - Contém 20% da disponibilidade mundial de água doce não congelada; - Abriga 34% das reservas mundiais de florestas; - Cerca de 30% das espécies de fauna e flora do mundo encontram-se aí. - O Rio Amazonas joga no Oceano Atlântico entre 200 e 220 mil metros cúbicos de água por segundo, 15,5% de toda a água doce que entra diariamente no oceano Atlântico. - Estes dados mostram a relação direta que a Amazônia apresenta com os recursos naturais disponíveis.

10 No entanto, devemos desmistificar uma visão capitalista onde tudo se toma mercadoria, para enriquecer alguns. Outro aspecto é a existência de muitos povos que habitam a Amazônia. Eles têm direito a viver com dignidade e respeito. A Campanha da Fraternidade também dirá ao Brasil que na imensidão amazônica existem comunidades católicas entusiastas, mas que também faltam lideranças e meios materiais para atendê-las. É uma região missionária, que apela à Igreja por ajuda. Existem localidades difíceis de ser atingidas e que precisam de evangelizadores.

11 O futuro da Igreja Católica na Amazônia depende da resposta dos católicos brasileiros. O fato é que as enormes distâncias e a escassez de evangelizadores facilitam para o florescimento de outras denominações religiosas. A Campanha da Fraternidade de 2007 poderá ser a grande ocasião de despertar os católicos e não católicos para a Amazônia, que é um patrimônio do Brasil, e para a missão de torná-la cada vez mais de Cristo.

12 + RECEBER AS CINZAS não deve ser apenas um pedido de bênção... mas o compromisso de quem de fato deseja viver a Quaresma no espírito de renovação interior que a Igreja nos propõe, através da Oração, do Jejum (penitência), da esmola (caridade), Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS e lutar para que a AMAZÔNIA seja realmente vista como um Dom de Deus e um bem para todos e não apenas uma mercadoria para vantagem de alguns...

13


Carregar ppt "Ligue o som Com a Quarta feira de Cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia o Número 40 tem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google