A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estamos no início da QUARESMA. Quaresma é o grande retiro espiritual dos cristãos em preparação da festa da Páscoa. É o coração do ano litúrgico e o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estamos no início da QUARESMA. Quaresma é o grande retiro espiritual dos cristãos em preparação da festa da Páscoa. É o coração do ano litúrgico e o."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Estamos no início da QUARESMA. Quaresma é o grande retiro espiritual dos cristãos em preparação da festa da Páscoa. É o coração do ano litúrgico e o cume da fé cristã. É o nosso DESERTO para uma experiência mais forte de Deus. As Leituras sublinham dois aspectos da mesma realidade: O Batismo e a Conversão, a ação salvífica de Deus e a resposta humana

4 A 1ª Leitura nos apresenta a Quaresma de Noé. (Gn 9,8-15) Através do dilúvio, que durou 40 dias e 40 noites, Deus purificou a humanidade corrompida. O Dilúvio foi o grande batismo de todo o Universo, que renasceu das águas para estabelecer uma nova Aliança. E o arco-íris deixado por Deus no céu foi o sinal dessa Aliança, desse abraço entre o céu e a terra, entre Deus e os homens.

5 A 2ª Leitura nos lembra que as águas purificadoras do Dilúvio são imagem das águas purificadoras do Batismo. ( 1Pd 3,18-22 ) O Evangelho nos fala da Quaresma de Jesus no Deserto. (Mc 1,12-15 ) O episódio da TENTAÇÃO DE JESUS NO DESERTO, mais do que uma narrativa histórica, é uma Catequese.

6 Contudo, foi também o lugar da "prova", da "tentação". No deserto Israel sentiu, várias vezes, a tentação de escolher caminhos contrários aos propostos por Deus… "O deserto" foi o lugar privilegiado do encontro com Deus. No deserto, o Povo experimentou o amor de Deus e ali Deus propôs a Israel uma Aliança.

7 - Para Jesus o "deserto" é o "lugar" do encontro com Deus e do discernimento dos seus projetos. E é o "lugar" da tentação de abandonar esse plano. - "Quarenta dias" é um número simbólico, que lembra o tempo no deserto e a experiência de Moisés e de Elias. - "Satanás" representa os que se opõem à vinda do Reino. - "As tentações" simbolizam as provações que Jesus teve de enfrentar ao longo de toda a sua vida para ser fiel à Missão.

8 Jesus confrontou-se durante toda a vida, com duas propostas: viver fiel aos projetos do Pai ou frustrar os planos de Deus. A vida de Jesus será uma luta constante de superação até a vitória definitiva na cruz, através da Ressurreição. Jesus escolheu viver na obediência às propostas do Pai.

9 Após ser Batizado e ter superado as Tentações do diabo no DESERTO, onde ficou por 40 DIAS em oração e penitência, Jesus inicia seu trabalho apostólico, anunciando: "O Reino já chegou... Convertei-vos e crede no evangelho". As mesmas palavras, que ouvimos quarta feira ao receber as cinzas e que são um resumo do espírito da Quaresma, que estamos iniciando.

10 No deserto da vida, todos somos continuamente tentados contra o projeto de Deus, contra a vida, a justiça e a Paz; somos convidados à conversão e a crer no evangelho. Demonstramos isso, com gestos concretos promovendo a Paz nas Pessoas, nas Famílias e na Comunidade A nossa Quaresma:

11 QUARESMA é DILÚVIO e DESERTO - É Dilúvio que arranca o pecado e leva a construir a área de Salvação e é Sinal de que Deus está em Paz conosco. - É Deserto pela espiritualidade do despojamento, que nos propõe. QUARESMA é CONVERTER-SE e CRER - " Converter-se" é muito mais que fazer penitências ou realizar algumas privações. É fazer de Deus o centro de nossa vida e que ocupe sempre o primeiro lugar. - "Crer" não é apenas aceitar um conjunto de verdades intelectuais. É aderir à pessoa de Cristo, escutar a sua proposta, acolhê-la no coração e fazer dela o guia de nossa vida.

12 Gesto concreto: + O que pretendo fazer nesse tempo sagrado da Quaresma? + Planejei gestos concretos: - Momentos especiais de Oração... de Deserto? - Minha Penitência Quaresmal, agradável a Deus? - Atos de Caridade? - Atividades para promover a Paz e a segurança, nas pessoas, na família e na comunidade? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Esse é o caminho, para que a Páscoa aconteça dentro de cada um de nós...

13 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Hoje: terça-feira, 10 de junho de 2014 as 11:38:43 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto


Carregar ppt "Estamos no início da QUARESMA. Quaresma é o grande retiro espiritual dos cristãos em preparação da festa da Páscoa. É o coração do ano litúrgico e o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google