A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 religiosa antropológica O PROCESSO INICIÁTICO é uma necessidade religiosa e antropológica Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 religiosa antropológica O PROCESSO INICIÁTICO é uma necessidade religiosa e antropológica Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana."— Transcrição da apresentação:

1 1 religiosa antropológica O PROCESSO INICIÁTICO é uma necessidade religiosa e antropológica Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana JESUS JESUS assim procedeu: formou aos poucos, houve etapas: a) na opção pessoal por ele; b) na preparação dos discípulos; c) no treinamento, envio, na missão; d) no aprofundamento dos segredos do Reino

2 2 processo catecumenal, E os convertidos, por causa do processo catecumenal, exerceram influência na Igreja e na sociedade Entre os séculos II e VI dC., a preparação dos pessoas ao cristianismo foi aos poucos se organizando. Criou-se, assim, o Itinerário Catecumenal, que chegou a ter três anos de duração. Historicamente foi a fase áurea da Catequese.

3 3 seu início (séc. II), seu início (séc. II), seu ponto alto (séc. III – V) seu ponto alto (séc. III – V) e sua decadência (séc. VI). e sua decadência (séc. VI). Cristandade: o catecumenato social (a partir do séc. VII). A família e sociedade se encarregam de cuidar dos fiéis Cristandade: o catecumenato social (a partir do séc. VII). A família e sociedade se encarregam de cuidar dos fiéis

4 4 houve e há mais sacramentalização iniciação à vida cristã....E, então, em muitos lugares e situações: houve e há mais sacramentalização que verdadeira iniciação à vida cristã. secularizaçãodescristianização... medíocre pragmatismo (Ratzinger) É resultado do Fenômeno histórico da secularização e descristianização... medíocre pragmatismo (Ratzinger) maravilhosos frutos Apesar dos maravilhosos frutos da Evangelização... a Igreja não conseguiu acompanhar as mudanças do mundo, continuando como antes

5 5 Aparecida, em 2007, Aparecida, em 2007, questiona a maneira como estamos educando na fé e como pouco provocamos e alimentamos a experiência cristã: encararcomdecisãocom coragemcriatividade iniciação cristãpobre fragmentada É um desafio que devemos encarar com decisão, com coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre e fragmentada (DAp 287).

6 6 INICIAÇÃO CRISTÃ METODOLOGIAVINDE E VEDE ! (Encontro, experiência...) A INICIAÇÃO CRISTÃ EXIGE A METODOLOGIA DO VINDE E VEDE ! (Encontro, experiência...) Conclusão: PROCESSO CONSISTENTE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Um PROCESSO CONSISTENTE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ indispensávelos sinais dos tempos É indispensável ao tipo de missão que os sinais dos tempos estão pedindo à Igreja!

7 7 Aparecida: renova despertaUma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, pessoas consagradas e agentes de pastoral (DAp 291)

8 8 mistério Iniciação Mistério, isto é, segredo Iniciação está sempre relacionada ao mistério. Muitas vezes não se entende o que é Iniciação pois não se entende o que é Mistério, isto é, segredo... INICIAR (Latim: In ire = conduzir para dentro) é um processo que ajuda aos poucos a pessoa a entrar no segredo...

9 9 é muito usado no Corpus Paulinum; desígnio divino de salvação significa o desígnio divino de salvação, (o segredo do Projeto de Deus para nós e o mundo, revelado plenamente em Jesus), se concentrana pessoa de Jesus, que para Paulo se concentra na pessoa de Jesus, sua vida, morte e ressurreição. A vós é confiado o mistério do Reino de Deus (Mc 4, 11) - A vós é confiado o mistério do Reino de Deus (Mc 4, 11) Mistério Mistério aparece pouco no AT. É sobretudo do NT.

10 10 Mistério Mistério é algo de fascinante, sublime, fantástico, inacessível... É um segredo que se manifesta somente aos iniciados.

11 11 acesso O acesso ao mistério não é através de ensino teórico, ou aquisição de certas habilidades. preciso ser iniciado experiênciasmarcam profundamente a pessoa. É preciso ser iniciado a essas realidades maravilhosas através de experiências que marcam profundamente a pessoa. ritos iniciáticos existem para isso. Os ritos iniciáticos existem para isso.

12 12 mistério de Cristo Jesus Para participar do mistério de Cristo Jesus era preciso passar por processos e ritos: uma experiência impactante de transformação pessoal no encontro com ele deixar-se envolver pela ação do Espírito. inserir-se alegremente em uma comunidade de Jesus Sentir-se impulsionado a se dedicar a Jesus e aos outros, por amor Os cristãos lançaram mão da dinâmica das religiões iniciáticas para a transmissão do mistério cristão.

13 13 mistério da pessoa de Jesus mistérios do Reino * descobrir o mistério da pessoa de Jesus e os mistérios do Reino, compromissos * assumir os compromissos de seu caminho, ascese * viver a ascese requerida pela moral cristã... realidades muito exigentes * são realidades muito exigentes: Sem um verdadeiro processo de iniciação não se alcança seu verdadeiro sentido. iniciático em sua metodologia: O processo de transmissão da fé tornou-se, sim, iniciático em sua metodologia:

14 14 Catecumenato: Caminho antigo e eficiente desenvolvido pelas comunidades cristãs, aprofundado pelos Santos Padres acolhido e institucionalizado pela autoridade eclesiástica núcleo do próprio desenvolvimento do ano litúrgico, gerado nesse processo mistagogia. Valor e pedagogia do Rito e dos processos... A mistagogia. Valor e pedagogia do Rito e dos processos...

15 15 itinerário iniciático-catecumenal + necessidade de revalorizar hoje esse itinerário iniciático-catecumenal. + Os processos iniciáticos, bem vividos, possuem a capacidade de fazer assimilar vitalmente as grandes experiências cristãs.

16 16 O que os ritos de iniciação representam para a vida sociocultural de um grupo, a catequese deveria representar para a vida cristã. É um processo profundo que integra a pessoa num estilo evangélico de vida.

17 17 Necessidade de formas de catequese que estejam verdadeiramente a serviço da iniciação cristã, na complexidade de suas exigências, Diretório Geral para a Catequese Diretório Nacional de Catequese. como bem o afirmam o Diretório Geral para a Catequese e o nosso Diretório Nacional de Catequese.

18 18 é trabalho de toda a comunidade, principalmente da dimensão litúrgica e dos ministros ordenados importância da união entre Liturgia e Catequese! Iniciação Iniciação não é missão só da catequese:

19 19 Documento de Aparecida assumir o processo iniciático Ênfase do Documento de Aparecida ao falar da necessidade urgente de assumir o processo iniciático na evangelização: educamos na fé Ou educamos na fé, * colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo * e convidando-as para seu seguimento, não cumpriremos nossa missão evangelizadora ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora (nº 287)


Carregar ppt "1 religiosa antropológica O PROCESSO INICIÁTICO é uma necessidade religiosa e antropológica Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google