A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana"— Transcrição da apresentação:

1 Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana
O PROCESSO INICIÁTICO é uma necessidade religiosa e antropológica Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana JESUS assim procedeu: formou aos poucos, houve etapas: a) na opção pessoal por ele; b) na preparação dos discípulos; c) no treinamento, envio, na missão; d) no aprofundamento dos “segredos do Reino”

2 O Catecumenato primitivo
Entre os séculos II e VI dC., a preparação dos pessoas ao cristianismo foi aos poucos se organizando. Criou-se, assim, o Itinerário Catecumenal, que chegou a ter três anos de duração. Historicamente foi a fase áurea da Catequese. E os convertidos, por causa do processo catecumenal, exerceram influência na Igreja e na sociedade

3 seu ponto alto (séc. III – V) e sua decadência (séc. VI).
Desenvolvimento do Catecumenato primitivo seu início (séc. II), seu ponto alto (séc. III – V) e sua decadência (séc. VI). Cristandade: o catecumenato social (a partir do séc. VII). A família e sociedade se encarregam de cuidar dos fiéis

4 Apesar dos maravilhosos frutos da Evangelização
Apesar dos maravilhosos frutos da Evangelização... a Igreja não conseguiu acompanhar as mudanças do mundo, continuando como antes ...E, então, em muitos lugares e situações: houve e há mais sacramentalização que verdadeira iniciação à vida cristã. É resultado do “Fenômeno histórico da secularização e descristianização... medíocre pragmatismo” (Ratzinger)

5 Aparecida, em 2007, questiona a maneira como estamos educando na fé e como pouco provocamos e alimentamos a experiência cristã: “É um desafio que devemos encarar com decisão, com coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre e fragmentada” (DAp 287).

6 Urgência da Iniciação Conclusão: Um PROCESSO CONSISTENTE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É indispensável ao tipo de missão que os sinais dos tempos estão pedindo à Igreja! A INICIAÇÃO CRISTÃ EXIGE A METODOLOGIA DO “VINDE E VEDE” ! (Encontro, experiência...)

7 Aparecida: “Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, pessoas consagradas e agentes de pastoral” (DAp 291)

8 II - O QUE É INICIAÇÃO? Iniciação está sempre relacionada ao mistério. Muitas vezes não se entende o que é Iniciação pois não se entende o que é Mistério, isto é, segredo... INICIAR (Latim: In ire = conduzir para dentro) é um processo que ajuda aos poucos a pessoa a entrar no segredo...

9 Mistério aparece pouco no AT.
É sobretudo do NT. é muito usado no Corpus Paulinum; significa o desígnio divino de salvação, (o segredo do Projeto de Deus para nós e o mundo, revelado plenamente em Jesus), que para Paulo se concentra na pessoa de Jesus, sua vida, morte e ressurreição. - “A vós é confiado o mistério do Reino de Deus” (Mc 4, 11)

10 apresentada como mistério, à realidade da iniciação.
A mensagem cristã, apresentada como mistério, leva naturalmente à realidade da iniciação. Mistério é algo de fascinante, sublime, fantástico, inacessível... É um segredo que se manifesta somente aos iniciados.

11 Os ritos iniciáticos existem para isso.
O acesso ao mistério não é através de ensino teórico, ou aquisição de certas habilidades. É preciso ser iniciado a essas realidades maravilhosas através de experiências que marcam profundamente a pessoa. Os ritos iniciáticos existem para isso.

12 Os cristãos lançaram mão da dinâmica das religiões iniciáticas para a transmissão do mistério cristão. Para participar do mistério de Cristo Jesus era preciso passar por processos e ritos: uma experiência impactante de transformação pessoal no encontro com ele deixar-se envolver pela ação do Espírito. inserir-se alegremente em uma comunidade de Jesus Sentir-se impulsionado a se dedicar a Jesus e aos outros, por amor

13 * descobrir o mistério da pessoa de Jesus e os mistérios do Reino,
O processo de transmissão da fé tornou-se, sim, iniciático em sua metodologia: * descobrir o mistério da pessoa de Jesus e os mistérios do Reino, * assumir os compromissos de seu caminho, * viver a ascese requerida pela moral cristã... * são realidades muito exigentes: Sem um verdadeiro processo de iniciação não se alcança seu verdadeiro sentido.

14 Catecumenato: Caminho antigo e eficiente
desenvolvido pelas comunidades cristãs, aprofundado pelos Santos Padres acolhido e institucionalizado pela autoridade eclesiástica núcleo do próprio desenvolvimento do ano litúrgico, gerado nesse processo A mistagogia. Valor e pedagogia do Rito e dos processos...

15 + Os processos iniciáticos, bem vividos, possuem a capacidade de fazer assimilar vitalmente as grandes experiências cristãs. + necessidade de revalorizar hoje esse itinerário iniciático-catecumenal.

16 O que os ritos de iniciação representam para a vida sociocultural de um grupo, a catequese deveria representar para a vida cristã. É um processo profundo que integra a pessoa num estilo evangélico de vida.

17 que estejam verdadeiramente a serviço da iniciação cristã,
Necessidade de formas de catequese que estejam verdadeiramente a serviço da iniciação cristã, na complexidade de suas exigências, como bem o afirmam o Diretório Geral para a Catequese e o nosso Diretório Nacional de Catequese.

18 é trabalho de toda a comunidade,
Iniciação não é missão só da catequese: é trabalho de toda a comunidade, principalmente da dimensão litúrgica e dos ministros ordenados importância da união entre Liturgia e Catequese!

19 * colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo
Ênfase do Documento de Aparecida ao falar da necessidade urgente de assumir o processo iniciático na evangelização: “Ou educamos na fé, * colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo * e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora” (nº 287)


Carregar ppt "Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google