A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO Assumir o compromisso do baptismo Sintonizar com o vento do Espirito Despertar Para um anuncio do reino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO Assumir o compromisso do baptismo Sintonizar com o vento do Espirito Despertar Para um anuncio do reino."— Transcrição da apresentação:

1 SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO Assumir o compromisso do baptismo Sintonizar com o vento do Espirito Despertar Para um anuncio do reino

2 O espírito na Bíblia O PERIODO DA ANTIGA ALIANÇA O Espírito Santo está presente na primeira página da Bíblia: "O Espírito de Deus pairava sobre as águas". Tudo era vazio e informe, e não existia a vida. Vem então o Espírito e surge uma nova atmosfera onde o homem pode respirar e viver. Moisés dirá: "Oxalá que todo o povo de Israel fosse profeta, dando-lhe o Senhor o seu Espírito!" (Num 11,29). Os reis de Israel, (Saul, David e Salomão) são ungidos com óleo, sinal de que o Espírito de Deus os penetra e os torna capazes de construir a felicidade do povo. Os profetas estão cheios do Espírito. Dirá Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim. Enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres" (Cf. Is 61,1-3). O grande profeta do Espírito é Ezequiel. E o povo de Israel foi esperando pelo dia em que Deus daria o seu Espírito a todos os crentes.

3 O período de Jesus de Nazaré Jesus é concebido no seio da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. No dia do seu baptismo, o Espírito desceu sobre ele em forma de pomba (Cf. Mt 3, 13-17). Na sinagoga de Nazaré, ele dirá que o Espírito do Senhor lhe foi dado em vista da sua missão de anunciar a Boa Nova do Reino (Cf. Lc 4,18-19). Jesus fala do Espírito a Nicodemos. Dirá que ele é como o vento imprevisível. E é ele quem nos faz nascer de novo (Cf. Jo 3, 1-8). Jesus, na hora da despedida, prometeu o envio do Espírito Santo. Não deixará os seus discípulos órfãos, e o Espírito irá completar neles a obra iniciada (Cf. Jo 14,16; 14,26).

4 TempodaigrejaTempodaigreja O Espírito prometido vem no dia de Pentecostes. (Cf. Act 2, 1-8). O Espírito assiste o Magistério e enriquece os fiéis com dons e carismas (Cf. AG 4). O Espírito habita na Igreja como num Templo e torna-a missionária, isto é, anunciadora a todos os povos do desígnio de Deus (Cf. LG 4). É ainda ele quem ajuda os cristãos a serem fortes na fé, mesmo vivendo numa sociedade difícil. Fortalece-os na fé, na esperança e na caridade. O Espírito actua também no mundo inteiro. Ele anima, purifica e fortifica as aspirações generosas de todos os homens.(Cf. GS 38). Para ele não há fronteiras; o Espírito do Senhor encheu a terra inteira.

5 TRÊS SÍMBOLOS vento fogo água Jo. 14,17 É imprevisível... Não se vê... Não se sabe de onde vem nem para onde vai... MAS SENTE-SE Act. 2, 3-4 Consome as impurezas Purifica, aquece e ilumina Capacidade de moldar Jo. 7, Sacia a sede É fonte de vida Lava e purifica

6 EM JEITO DE CONCLUSÃO 1.O Espírito é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. 2.O Pai ama o Filho; o Filho ama o Pai. 3.Neste amor do Pai e do Filho está na origem de uma pessoa, que é o Espírito Santo. 4.Somos convidados a entrar nessa família divina. 5.Entramos nessa atmosfera divina no Baptismo, mas este sacramento acontece cada dia. 6.É celebrado de forma especial no sacramento da Confirmação. 7.Por acção do Espírito vivificador, vai-se completando em nós a obra de Deus, para nossa felicidade total. 8.Espírito define-se, portanto, como acção. 9.Actua em nós próprios, fazendo-nos sentir que somos família divina e podemos viver confiantes e felizes. 10.Actua nas comunidades cristãs, renovando-as de forma a serem presença visível de Deus que ama os homens. 11.Actua no mundo inteiro, semeando as sementes do Reino e fazendo-as frutificar, para que se apresse a vinda do Senhor Jesus.


Carregar ppt "SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO Assumir o compromisso do baptismo Sintonizar com o vento do Espirito Despertar Para um anuncio do reino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google