A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SACRAMENTOS Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SACRAMENTOS Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida."— Transcrição da apresentação:

1 SACRAMENTOS Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida

2

3 SACRAMENTO É: Os sacramentos da Igreja são o fruto do sacrifício redentor de Jesus na cruz, que é atualizado na Celebração da Eucaristia, o Sacramento por excelência. Desde as definições do Concílio de Trento ( ), a Igreja definiu como sete o número dos sacramentos.

4

5 DIVISÃO DOS SACRAMENTOS INICIAÇÃO CRISTÃ: Batismo, Confirmação e Eucaristia; INICIAÇÃO CRISTÃ: Batismo, Confirmação e Eucaristia; CURA: Penitência (Reconciliação) e Unção dos Enfermos; CURA: Penitência (Reconciliação) e Unção dos Enfermos; SERVIÇO: Ordem e Matrimônio. SERVIÇO: Ordem e Matrimônio.

6 O Batismo é a porta de entrada na vida da comunidade cristã. É o primeiro dos sacramentos a ser recebido por todos. Nele somos mergulhados no Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Nos tornamos filhos no Filho e herdeiros da glória divina; Além de ser um sinal da Aliança de Deus com seu Povo, é também compromisso religioso para a transformação da realidade.

7 A Confirmação é sinal da maturidade da fé do batizado. A fé assumida pelos pais e padrinhos do dia do batismo é selada pela unção do Espírito com o Santo Crisma pelo confirmado como adesão ao Evangelho, fruto do encontro pessoal com Jesus Cristo e do envio do Espírito Santo para a missão do Sacerdócio comum dos fiéis nos múnus de sacerdote, profeta e rei. A Confirmação é sinal da maturidade da fé do batizado. A fé assumida pelos pais e padrinhos do dia do batismo é selada pela unção do Espírito com o Santo Crisma pelo confirmado como adesão ao Evangelho, fruto do encontro pessoal com Jesus Cristo e do envio do Espírito Santo para a missão do Sacerdócio comum dos fiéis nos múnus de sacerdote, profeta e rei.

8 A Santíssima Eucaristia é o grande tesouro na vida da Igreja. Ela é o mistério pelo qual o Cristo perpetuou sua presença no nosso meio através de seu Mistério Pascal. A Santíssima Eucaristia é o grande tesouro na vida da Igreja. Ela é o mistério pelo qual o Cristo perpetuou sua presença no nosso meio através de seu Mistério Pascal. Jóia inestimável, ocupa o centro e a fonte dos demais sacramentos da Igreja por expressar o desejo de em Cristo reunir as coisas da terra às do céu (cf. Ef 1, 18). Jóia inestimável, ocupa o centro e a fonte dos demais sacramentos da Igreja por expressar o desejo de em Cristo reunir as coisas da terra às do céu (cf. Ef 1, 18).EUCARISTIA: PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS

9 Os sacramentos de cura (Penitência e Unção) são os sinais sensíveis da bondade e da misericórdia de Deus expressas plenamente na vida e ministério de Jesus Cristo. São a fonte do conforto e da felicidade humana nos momentos de fraqueza do pecado pessoal, social e estrutural e, ao mesmo tempo, de solidariedade e compadecimento aos doentes. (Ex: Lc 15, 11-32; Tg 5, 12-18).

10 Sendo um dos sacramentos de serviço, a Ordem é dividida em três graus distintos: diaconado, presbiterado e episcopado. É a configuração a Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, verdadeiro bom pastor que, casto, pobre e obediente deu sua vida para que todos tivessem vida É uma das vocações específicas que fazem com que o serviço da Igreja possa ser perpetuado no perdão dos pecados, na fração do pão (Eucaristia), na transmissão e unidade da fé (unidade, catolidade e apostolicidade) e na opção pelos pobres.

11 Como Sacramento de serviço, o MATRIMÔNIO é o sinal da continuidade da obra criadora de Deus, onde por vocação específica e união natural homem e mulher tornam-se uma só carne. A beleza singular do matrimônio é a possibilidade do amor esponsal como Cristo e a Igreja (Ef 6), a perenidade da raça humana e a colaboração para a construção do Reino por meio da Família, célula-mãe da Igreja e da sociedade.

12 Os sacramentos são para a vida do homem e para a vida da Igreja. Eles não devem ser compreendidos fora da comunhão, do serviço ao povo e da consagração ao Senhor. Em Jesus Cristo temos a certeza que tendo esperança no seu amor não nos decepcionaremos (cf. Rm 5,5). A vida sacramental da Igreja é sinal desta presença de Deus na história da humanidade.


Carregar ppt "SACRAMENTOS Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google