A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos e dos padres, cada qual a seu modo, estão ao serviço de Deus e da Igreja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos e dos padres, cada qual a seu modo, estão ao serviço de Deus e da Igreja."— Transcrição da apresentação:

1

2 Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos e dos padres, cada qual a seu modo, estão ao serviço de Deus e da Igreja.

3 Senhor: Pela luz do Espírito Santo, iluminai os nossos corações, para podermos compreender a dignidade sacerdotal com que, por vossa bondade, fomos agraciados.

4

5 Desenvolvimento do tema Três declarações básicas: Três declarações básicas: Todos os membros da Igreja, mediante os Sacramentos do Baptismo e do Crisma, são plenamente iguais na sua dignidade original de filhos de Deus. Todos os membros da Igreja, mediante os Sacramentos do Baptismo e do Crisma, são plenamente iguais na sua dignidade original de filhos de Deus.

6 Jesus Cristo é o Sacerdote único e original (ver tema 1). Três declarações básicas: Três declarações básicas:

7 Todos os filhos de Deus participam do sacerdócio de Jesus Cristo, mas de modo diferente, conforme o dom de Deus, mediante os Sacramentos que cada um recebe (ver tema 4). Três declarações básicas: Três declarações básicas:

8

9 Deus purificou-nos e santificou-nos, marcando-nos com o dom do seu Espírito.

10 Pelo dom do Espírito Santo, Deus tornou-nos verdadeiros filhos seus, sua morada e seu templo. Pelo dom do Espírito Santo, Deus tornou-nos verdadeiros filhos seus, sua morada e seu templo.

11 Porque filhos de Deus, morada e templo do Espírito Santo, somos sacerdotes para Deus. Filhos no Filho, participamos no sacerdócio do Filho, Jesus Cristo.

12 Pelo Baptismo e pelo Crisma, Deus consagrou-nos para Si. Livremente e com alegria a Ele consagramos toda a nossa vida, tudo o que somos e tudo o que fazemos Pelo Baptismo e pelo Crisma, Deus consagrou-nos para Si. Livremente e com alegria a Ele consagramos toda a nossa vida, tudo o que somos e tudo o que fazemos

13 Tudo o que faz parte da nossa vida pode ser oferecido a Deus, em união com Jesus Cristo. Cristo, o único sacerdote que liga a humanidade a Deus. Cristo, o único sacerdote que liga a humanidade a Deus.

14 Na Eucaristia, para a qual converge toda a nossa vida, consagramo-nos a Deus e Ele nos consagra.

15 Pelo sacramento da Ordem, Deus confia àqueles que escolhe o ministério

16 Os sacerdotes estão inteiramente ao serviço do Povo de Deus.

17 O Bispo e o Padre presidem à celebração da Eucaristia e dos outros Sacramentos. Cristo actua neles e por eles.

18 Quem recebeu o sacramento da Ordem age na pessoa de Cristo: no Baptismo, na Reconciliação, na Eucaristia e nos outros Sacramentos.

19 Participando no sacerdócio de Cristo, os ordenados são ministros de Deus e da Igreja. Recebem e exercem o sacerdócio ministerial. Recebem e exercem o sacerdócio ministerial.

20 Configurados com Ele pela graça do Sacramento da Ordem, Bispos e Padres são pastores e sacerdotes com Cristo.

21 são participação no único sacerdócio de Cristo. 1º. Sacerdócio comum e sacerdócio ministerial

22 Cada um a seu modo contribui para realizar o desígnio de Deus. Um e outro são dom de Deus para a Igreja e para o mundo. Cada um a seu modo contribui para realizar o desígnio de Deus. Um e outro são dom de Deus para a Igreja e para o mundo. Sacerdócio comum e sacerdócio ministerial complementam-se.

23 O sacerdócio ministerial está ao serviço do sacerdócio comum. Também os fiéis, actuando no altar do mundo, levam o mundo por eles transformado à mesa da Eucaristia.

24 2º. Sacerdócio comum e sacerdócio ministerial são distintos no grau, no modo na finalidade da participação no sacerdócio de Cristo. 2º. Sacerdócio comum e sacerdócio ministerial são distintos no grau, no modo na finalidade da participação no sacerdócio de Cristo.

25 os fiéis oferecem-se a Deus e neles oferecem o mundo que transformam, à maneira de fermento, sobretudo na Eucaristia; os bispos e os padres participam na graça do ministério e da missão de Cristo, enquanto ministros da Palavra, dos Sacramentos e da condução do Povo de Deus.

26 os bispos e os padres mediante o Sacramento da Ordem. os fiéis mediante os Sacramentos do Baptismo e do Crisma;

27 os bispos e os padres para serem mestres na fé, presidirem aos Sacramentos, sobretudo da Eucaristia e da Penitência, guiarem os fiéis à luz da fé, na pessoa e em nome de Cristo, e também em nome da Igreja. os fiéis para se oferecerem a si mesmos e ao mundo em que vivem e actuam;

28 1- Que consequências pode ter a compreensão do sacerdócio comum para a minha acção na família, nas actividades apostólicas, nas obras de misericórdia, na oração, e sobretudo na celebração da Eucaristia? 1- Que consequências pode ter a compreensão do sacerdócio comum para a minha acção na família, nas actividades apostólicas, nas obras de misericórdia, na oração, e sobretudo na celebração da Eucaristia?

29 2 - O sacerdócio comum e o sacerdócio ministerial são um dom para a Igreja e para o mundo. Que contributo posso eu dar, como leigo, para complementar o ministério dos sacerdotes? 2 - O sacerdócio comum e o sacerdócio ministerial são um dom para a Igreja e para o mundo. Que contributo posso eu dar, como leigo, para complementar o ministério dos sacerdotes?

30 e pelo Sacramento da Ordem escolhestes alguns de nós para serem ministros vossos e da Igreja, ajudai-nos a viver sempre para Vós, servindo os nossos irmãos e irmãs. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Ámen. Senhor, que pelos Sacramentos do Baptismo e do Crisma nos fizestes participar no sacerdócio de Cristo vosso Filho, para vossa glória e para o bem da Igreja,

31 Texto – Escolhidos e Enviados Imagens – Internet Realização – Maria Rosária Nunes Franciscana Missionária de Maria


Carregar ppt "Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos e dos padres, cada qual a seu modo, estão ao serviço de Deus e da Igreja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google