A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iniciação à Vida Cristã UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL. ESTUDOS DA CNBB/97.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iniciação à Vida Cristã UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL. ESTUDOS DA CNBB/97."— Transcrição da apresentação:

1 Iniciação à Vida Cristã UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL. ESTUDOS DA CNBB/97

2 2.1. Jesus Cristo, ministério de Deus A Igreja proclama que a chave, o centro e o fim de toda história humana se encontra em seu Senhor e Mestre.(GS 10,2)

3 Jesus = Reino de Deus MISTÉRIO REVELADO ENTRE NÓS. MISTÉRIO REVELADO ENTRE NÓS. MEDIADOR ABSOLUTO E DEFINITIVO DO REINO

4 PARA ENTENDER ESSE REINO MERGULHAR É PRECISO MERGULHAR NO JESUS HISTÓRICO E EM SUA PRÁTICA.

5 JESUS CRISTO VIDA PALAVRAS E AÇÕES DOAÇÃO TOTAL NA CRUZ GLORIOSA RESSURREIÇÃO REVELA O AMOR E O PROJETO DE SALVAÇÃO DO PAI QUE NOS AMA A TODOS

6 2.2 O MISTÉRIO ESTÁ NO CENTRO DA FÉ A vós é confiado o mistério do Reino de Deus (Mc 4,11; Mt 13,11 e Lc 8,10) Ser cristão é participar deste mistério e se comprometer com ele. Requer uma mudança de vida. É fruto da experiência, não apenas do conhecimento.

7 voz REVELAÇÃO QUE ULTRAPASSA A BÍBLIA ROSTO JESUS CRISTO CASA A IGREJA, COMO POVO DE DEUS CAMINHOS MISSÃO LEVA A EXPERIÊNCIA A OUTROS DESÍGNIO DIVINO DE SALVAÇÃO DESÍGNIO DIVINO DE SALVAÇÃO

8 2.3 INICIAÇÃO: MERGULHO NO MISTÉRIO O mistério é um segredo que se manifesta somente aos iniciados. divinos mistérios ser iniciada experiênciasPara ter acesso aos divinos mistérios a pessoa precisa, de uma maneira ou de outra,ser iniciada a essas realidades maravilhosas através de experiências que marcam profundamente. PROCLAMAR E FAZER EXPERIMENTAR O MISTÉRIO,PROCLAMAR E FAZER EXPERIMENTAR O MISTÉRIO, MAS NÃO BANALIZAR O ACESSO AO SAGRADO.

9 A partir dos discípulos o processo de transmissão da fé tornou-se iniciático em sua metodologia.A partir dos discípulos o processo de transmissão da fé tornou-se iniciático em sua metodologia. Para participar do mistério de Cristo Jesus é preciso passar por uma experiência empataste de transformação pessoal e deixar-se envolver pela ação do Espírito. O QUERIGMA É PARA TODOS OS MISTÉRIOS (SACRAMENTOS) SÓ PARA OS INICIADOS NA FÉ

10 CATECÚMENO: aquele que deve ser iniciado na fé O rito, ao envolver a pessoa por inteiro, marca mais profundamente do que uma simples instrução e interioriza o que foi aprendido e proclamado, realçando a dimensão do compromisso.

11 2.5 A INICIAÇÃO COMO DADO ANTROPOLÓGICO INICIAÇÃO É um tempo de aproximação e imersão em novo jeito de ser; sinaliza uma mudança de vida, de comportamento, com a inserção num novo grupo. Um conjunto de ritos e ensinamentos orais, visando realizar uma transformação do estatuto religioso e social do iniciado. No final do período de provas, o iniciado goza de uma existência totalmente diferente da que possuía antes: TRANSFORMA-SE NOUTRA PESSOA.

12 2.6 REVALORIZAR HOJE ESSE CAMINHO Aquilo que os ritos de iniciação representam para a vida sócio cultural de um grupo, a catequese deveria representar para a vida cristã. (Com adultos, catequese adulta, n ) NECESSIDADE URGENTE DE REVISÃO PROFUNDA DA NOSSA PRÁTICA ECLESIAL, PARA RESTABELECER,NA SUA FUNÇÃO PRIMORDIAL, A INICIAÇÃO CRISTÃ. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora. Impõem-se a tarefa irrenunciável de oferecer uma modalidade de iniciação cristã, que além de marcar o que, dê também elementos para o quem, o como e o onde se realiza. (DA 287)Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora. Impõem-se a tarefa irrenunciável de oferecer uma modalidade de iniciação cristã, que além de marcar o que, dê também elementos para o quem, o como e o onde se realiza. (DA 287)

13 2.7 A IMPORTÂNCIA E O LUGAR DOS SACRAMENTOS Uma parte essencial da iniciação cristã, coroamento do processo iniciático, é a catequese mistagógica, porque revela, torna presente, para cada crente e para todos os crentes, de qualquer época, a plena realidade da obra da salvação realizada uma vez por todas por Jesus Cristo, através da liturgia.

14 2.9 MAS IDENTIFICAMOS UM PROBLEMA NESSE PROCESSO A CATEQUESE DEVE LEVAR AO SACRAMENTO. MAS SÓ UM BOM PROCESSO DE INICIAÇÃO PODE DAR AO SACRAMENTO O LUGAR QUE LHE CABE, QUE NÃO FAÇA DELE UM LUGAR DE CHEGADA SEM PROSSEGUIMENTO DO CAMINHO.

15 COMPROMISSO ADESÃO TRANSFORMAÇÃO RETOMAR A DIMENSÃO MÍSTICA, CELEBRATIVA DA CATEQUESE RETOMAR A DIMENSÃO MÍSTICA, CELEBRATIVA DA CATEQUESE

16 BATI S MO Torna filhos do Pai EUCA RISTI A Alimenta com o corpo de Cristo CONF IRMA ÇÃO Unge com unção do Espírito É OBRA DO AMOR DE DEUS GRAÇA BENEVOLENTE E TRANSFORMADORA É OBRA DO AMOR DE DEUS GRAÇA BENEVOLENTE E TRANSFORMADORA DESENVOLVE-SE DENTRO DO DINAMISMO TRINITÁRIO: DESENVOLVE-SE DENTRO DO DINAMISMO TRINITÁRIO:

17 As pessoas são iniciadas no mistério de Cristo e na vida da Igreja, não na devoção particular de qualquer pessoa ou de um grupo. No processo de iniciação a pessoa é envolvida inteiramente em todas as esferas e dimensões do ser. Chamados a ter uma relação filial com Deus. Caminhada para Deus que irrompe em sua vida e caminha com ele. Chamados a ter uma relação filial com Deus. Caminhada para Deus que irrompe em sua vida e caminha com ele.

18 VIDA NOVA PARTICIPAÇÃO NANATUREZA DIVINA (O iniciado morre ao pecado e começa nova existência.) VIDA NOVA PARTICIPAÇÃO NANATUREZA DIVINA (O iniciado morre ao pecado e começa nova existência.)

19 Questionamentos: 1. O que de novo esta parte do documento nos apresenta? 2. Que mudanças devem ocorrer em nossa prática catequética a partir das propostas do documento?


Carregar ppt "Iniciação à Vida Cristã UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL. ESTUDOS DA CNBB/97."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google