A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL."— Transcrição da apresentação:

1 UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
Iniciação à Vida Cristã UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL. ESTUDOS DA CNBB/97

2 2.1. Jesus Cristo, ministério de Deus
A Igreja proclama que a chave, o centro e o fim de toda história humana se encontra em seu Senhor e Mestre.(GS 10,2)

3 Jesus = Reino de Deus MEDIADOR ABSOLUTO E DEFINITIVO DO REINO
MISTÉRIO REVELADO ENTRE NÓS. MEDIADOR ABSOLUTO E DEFINITIVO DO REINO

4 É PRECISO MERGULHAR NO JESUS HISTÓRICO E EM SUA PRÁTICA.
PARA ENTENDER ESSE REINO É PRECISO MERGULHAR NO JESUS HISTÓRICO E EM SUA PRÁTICA.

5 VIDA PALAVRAS E AÇÕES DOAÇÃO TOTAL NA CRUZ GLORIOSA RESSURREIÇÃO
JESUS CRISTO VIDA PALAVRAS E AÇÕES DOAÇÃO TOTAL NA CRUZ GLORIOSA RESSURREIÇÃO REVELA O AMOR E O PROJETO DE SALVAÇÃO DO PAI QUE NOS AMA A TODOS

6 2.2 O MISTÉRIO ESTÁ NO CENTRO DA FÉ
“A vós é confiado o mistério do Reino de Deus” (Mc 4,11; Mt 13,11 e Lc 8,10) Ser cristão é participar deste mistério e se comprometer com ele. Requer uma mudança de vida. É fruto da experiência, não apenas do conhecimento.

7 PALAVRA MERGULHOS NO MISTÉRIO MISTÉRIO? O QUE É? DE DEUS E DA VIDA.
voz REVELAÇÃO QUE ULTRAPASSA A BÍBLIA ROSTO JESUS CRISTO CASA A IGREJA, COMO POVO DE DEUS CAMINHOS MISSÃO LEVA A EXPERIÊNCIA A OUTROS PALAVRA DESÍGNIO DIVINO DE SALVAÇÃO

8 2.3 INICIAÇÃO: MERGULHO NO MISTÉRIO
O mistério é um segredo que se manifesta somente aos iniciados. Para ter acesso aos divinos mistérios a pessoa precisa, de uma maneira ou de outra,ser iniciada a essas realidades maravilhosas através de experiências que marcam profundamente. PROCLAMAR E FAZER EXPERIMENTAR O MISTÉRIO, MAS NÃO BANALIZAR O ACESSO AO SAGRADO.

9 transformação pessoal e deixar-se envolver pela ação do Espírito.
A partir dos discípulos o processo de transmissão da fé tornou-se iniciático em sua metodologia. Para participar do mistério de Cristo Jesus é preciso passar por uma experiência empataste de transformação pessoal e deixar-se envolver pela ação do Espírito. O QUERIGMA É PARA TODOS OS MISTÉRIOS (SACRAMENTOS) SÓ PARA OS INICIADOS NA FÉ

10 2.4 CATECUMENATO: UM CAMINHO ANTIGO E EFICIENTE
CATECÚMENO: aquele que deve ser iniciado na fé 1° Experiência do mistério do Cristo e da Igreja 2° Explicação numa vivência marcada pelo rito, através de uma catequese chamada “mistagógica” (que inicia no mistério) O rito, ao envolver a pessoa por inteiro, marca mais profundamente do que uma simples instrução e interioriza o que foi aprendido e proclamado, realçando a dimensão do compromisso.

11 2.5 A INICIAÇÃO COMO DADO ANTROPOLÓGICO
INICIAÇÃO É um tempo de aproximação e imersão em novo jeito de ser; sinaliza uma mudança de vida, de comportamento, com a inserção num novo grupo. Um conjunto de ritos e ensinamentos orais, visando realizar uma transformação do estatuto religioso e social do iniciado. No final do período de provas, o iniciado goza de uma existência totalmente diferente da que possuía antes: TRANSFORMA-SE NOUTRA PESSOA.

12 2.6 REVALORIZAR HOJE ESSE CAMINHO
Aquilo que os ritos de iniciação representam para a vida sócio cultural de um grupo, a catequese deveria representar para a vida cristã. (Com adultos, catequese adulta, n ) NECESSIDADE URGENTE DE REVISÃO PROFUNDA DA NOSSA PRÁTICA ECLESIAL, PARA RESTABELECER,NA SUA FUNÇÃO PRIMORDIAL, A INICIAÇÃO CRISTÃ. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora. Impõem-se a tarefa irrenunciável de oferecer uma modalidade de iniciação cristã, que além de marcar o que, dê também elementos para o quem, o como e o onde se realiza.   (DA 287)

13 2.7 A IMPORTÂNCIA E O LUGAR DOS SACRAMENTOS
Uma parte essencial da iniciação cristã, coroamento do processo iniciático, é a catequese mistagógica, porque revela, torna presente, para cada crente e para todos os crentes, de qualquer época, a plena realidade da obra da salvação realizada uma vez por todas por Jesus Cristo, através da liturgia.

14 2.9 MAS IDENTIFICAMOS UM PROBLEMA NESSE PROCESSO
A CATEQUESE DEVE LEVAR AO SACRAMENTO. MAS SÓ UM BOM PROCESSO DE INICIAÇÃO PODE DAR AO SACRAMENTO O LUGAR QUE LHE CABE, QUE NÃO FAÇA DELE UM LUGAR DE CHEGADA SEM PROSSEGUIMENTO DO CAMINHO.

15 2.9 UMA INICIAÇÃO QUE LEVE A UMA REAL PARTICIPAÇÃO
COMPROMISSO ADESÃO TRANSFORMAÇÃO PROCESSO RETOMAR A DIMENSÃO MÍSTICA, CELEBRATIVA DA CATEQUESE

16 2.10 NATUREZA DA INICIAÇÃO CRISTÃ
Unidade indissolúvel BATIS MO Torna filhos do Pai EUCA RISTIA Alimenta com o corpo de Cristo CONFIRMAÇÃO Unge com unção do Espírito É OBRA DO AMOR DE DEUS GRAÇA BENEVOLENTE E TRANSFORMADORA DESENVOLVE-SE DENTRO DO DINAMISMO TRINITÁRIO:

17 REALIZA-SE NA IGREJA E PELA MEDIAÇÃO DA IGREJA
As pessoas são iniciadas no mistério de Cristo e na vida da Igreja, não na devoção particular de qualquer pessoa ou de um grupo. REQUER A DECISÃO LIVRE DA PESSOA. No processo de iniciação a pessoa é envolvida inteiramente em todas as esferas e dimensões do ser. Chamados a ter uma relação filial com Deus. Caminhada para Deus que irrompe em sua vida e caminha com ele.

18 NÚCLEO E CORAÇÃO DA INICIAÇÃO CRISTÃ
VIDA NOVA PARTICIPAÇÃO NANATUREZA DIVINA (O iniciado morre ao pecado e começa nova existência.)

19 2.11 UMA VISÃO DE CONJUNTO DA VIDA CRISTÃ
Longo processo vital de introdução dos cristãos ainda não iniciados nos diversos aspectos essenciais da vida cristã. Questionamentos: 1. O que de novo esta parte do documento nos apresenta? 2. Que mudanças devem ocorrer em nossa prática catequética a partir das propostas do documento?


Carregar ppt "UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google