A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

– « Os catequistas em território de missão»,(245)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "– « Os catequistas em território de missão»,(245)"— Transcrição da apresentação:

1 – « Os catequistas em território de missão»,(245)
Diversos tipos de catequista hoje particularmente necessários (Directório cat) 232. O tipo ou figura do catequista na Igreja apresenta diversas modalidades, já que as necessidades da catequese são várias. – « Os catequistas em território de missão»,(245) – Nas situações dos países de tradição cristã que requerem uma « nova evangelização », (250) a figura do catequista dos jovens e a do catequista dos adultos tornam-se imprescindíveis para animar a catequese de iniciação. Estes catequistas devem fornecer também a catequese permanente. Em tais tarefas, o papel do sacerdote será igualmente fundamental.

2 – Continua a ser basilar a figura do catequista das crianças e dos adolescentes, ao qual cabe a delicada missão de oferecer « as primeiras noções do catecismo e a preparação para o sacramento da reconciliação, para a primeira comunhão e para a confirmação ». (251) Esta tarefa, actualmente, é ainda mais urgente, quando as crianças e os adolescentes « não recebem uma conveniente formação religiosa no seio de suas famílias ». (252)

3 – Um tipo de catequista que é preciso formar, é o do catequista para os encontros pré-sacramentais, (253) destinado ao mundo dos adultos, por ocasião do Baptismo ou da Primeira Comunhão dos filhos, ou por ocasião do sacramento do Matrimónio. É uma tarefa que tem em si uma originalidade própria, na qual confluem o acolhimento, o primeiro anúncio e a oportunidade de tornar-se companheiro de viagem na busca da fé.

4 – Outros tipos de catequistas são urgentemente exigidos por sectores humanos de especial sensibilidade: as pessoas da terceira idade, (254) que necessitam de uma apresentação do Evangelho, adaptada à suas condições; as pessoas desadaptadas e excepcionais, que necessitam de uma especial pedagogia catequética, (255) além da sua plena integração na comunidade; os migrantes e as pessoas marginalizadas pela evolução moderna. (256)

5 – Podem ser aconselháveis outros tipos de catequistas
– Podem ser aconselháveis outros tipos de catequistas. Cada Igreja particular, analisando a própria situação cultural e religiosa, suprirá as próprias necessidades e traçará o perfil, com realismo, dos tipos de catequista de que necessita. É uma tarefa fundamental a orientação e a organização da formação dos catequistas


Carregar ppt "– « Os catequistas em território de missão»,(245)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google