A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catequese orante ao redor da mesa Leomar Brustolin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catequese orante ao redor da mesa Leomar Brustolin."— Transcrição da apresentação:

1 Catequese orante ao redor da mesa Leomar Brustolin

2 Preparar da mesa da Palavra em cada sala de catequese e de uma mesa maior que reúne ao seu redor os catequizandos para refletir a mensagem cristã. da mesa da Palavra em cada sala de catequese e de uma mesa maior que reúne ao seu redor os catequizandos para refletir a mensagem cristã.

3

4 Objetivos na mesa da Palavra pretende- se que a Leitura da Bíblia, na catequese, não seja mero estudo de um livro, mas seja acolhida da Palavra de Deus que nos fala por este Livro Santo da nossa fé. O fato ir até essa mesa, postar-se de pé, trocar a toalha de acordo com o tempo litúrgico, por exemplo, revela a necessidade celebrar a Palavra. Solenizar sua leitura, celebrar sua mensagem. Gestos, posturas e lugares determinam o que pensamos e como valorizamos cada momento da vida. na mesa da Palavra pretende- se que a Leitura da Bíblia, na catequese, não seja mero estudo de um livro, mas seja acolhida da Palavra de Deus que nos fala por este Livro Santo da nossa fé. O fato ir até essa mesa, postar-se de pé, trocar a toalha de acordo com o tempo litúrgico, por exemplo, revela a necessidade celebrar a Palavra. Solenizar sua leitura, celebrar sua mensagem. Gestos, posturas e lugares determinam o que pensamos e como valorizamos cada momento da vida.

5 Leitura Orante da Bíblia Uma antiga prática vem sendo, então, nos últimos anos, muito estimulada: a lectio divina (leitura divina), uma leitura meditada e orante da Sagrada Escritura. Uma antiga prática vem sendo, então, nos últimos anos, muito estimulada: a lectio divina (leitura divina), uma leitura meditada e orante da Sagrada Escritura. O objetivo dessa prática é o encontro com o Senhor. O objetivo dessa prática é o encontro com o Senhor. Foi Guigo II quem construiu um sistema (escada) de quatro passos (degraus): é a Scala Claustralium. Esses passos são: Foi Guigo II quem construiu um sistema (escada) de quatro passos (degraus): é a Scala Claustralium. Esses passos são: 1) lectio (leitura), 1) lectio (leitura), 2) meditatio (meditação), 2) meditatio (meditação), 3) oratio (oração) e 3) oratio (oração) e 4) contemplatio (contemplação) 4) contemplatio (contemplação)

6 Leitura Orante na Catequese: Inicia-se com uma oração ao Espírito Santo (pode ser cantada); Inicia-se com uma oração ao Espírito Santo (pode ser cantada); Leitura: ler com calma e atentamente o texto da Bíblia. Reler o texto para entender o que o texto diz. Imaginar as pessoas, o lugar, as coisas (entrar na cena); Leitura: ler com calma e atentamente o texto da Bíblia. Reler o texto para entender o que o texto diz. Imaginar as pessoas, o lugar, as coisas (entrar na cena); Meditação: meditar, procurando ver o que a Palavra de Deus tem a nos dizer, atualizando o texto e ligando-o com a vida; Meditação: meditar, procurando ver o que a Palavra de Deus tem a nos dizer, atualizando o texto e ligando-o com a vida; Oração: rezar, interiorizando o que o texto nos leva a dizer a Deus. Falar com o próprio Deus (ouvir, agradecer); Oração: rezar, interiorizando o que o texto nos leva a dizer a Deus. Falar com o próprio Deus (ouvir, agradecer); Contemplação: contemplar o mistério de Deus na nossa história e buscar compromissos para viver a Palavra de Deus. Prestar atenção ao mistério e ver qual palavra ou frase mais tocou a vida (memorizá-la ou escrevê-la). Contemplação: contemplar o mistério de Deus na nossa história e buscar compromissos para viver a Palavra de Deus. Prestar atenção ao mistério e ver qual palavra ou frase mais tocou a vida (memorizá-la ou escrevê-la).

7 O ESPAÇO DA CATEQUESE NÃO É O ESCOLAR!!! Uma única mesa com cadeiras; Uma única mesa com cadeiras; Sem quadro negro; Sem quadro negro; Bíblia em destaque Bíblia em destaque Providenciar que toda sala de catequese tenha uma pequena Mesa da Palavra, com a toalha de acordo com o tempo litúrgico, providenciar também vela, flores e água benta...; Providenciar que toda sala de catequese tenha uma pequena Mesa da Palavra, com a toalha de acordo com o tempo litúrgico, providenciar também vela, flores e água benta...; Ambiente arejado, alegre, sem muitos cartazes pendurados nas paredes (o que é mais típico de ambiente escolar). Não poluir o visual, focar em Jesus Cristo e na Palavra de Deus; Ambiente arejado, alegre, sem muitos cartazes pendurados nas paredes (o que é mais típico de ambiente escolar). Não poluir o visual, focar em Jesus Cristo e na Palavra de Deus; Imagem de Jesus, Crucificado ou Ressuscitado Imagem de Jesus, Crucificado ou Ressuscitado

8 Estrutura do Encontro I. Acolhida I. Acolhida II. Ao redor da Palavra II. Ao redor da Palavra III. Ao redor da mesa, nas cadeiras III. Ao redor da mesa, nas cadeiras IV. Na mesa da Palavra IV. Na mesa da Palavra

9 I. Acolhida Iniciar o encontro com boa acolhida. Dar tempo para chegar, falar um pouco, se acomodar ao redor da mesa nas cadeiras! É importante acalmar a mente e o coração para começar. Para isso não basta dizer silêncio!; Iniciar o encontro com boa acolhida. Dar tempo para chegar, falar um pouco, se acomodar ao redor da mesa nas cadeiras! É importante acalmar a mente e o coração para começar. Para isso não basta dizer silêncio!; Se possível colocar uma música de fundo; Se possível colocar uma música de fundo; Preparar o texto bíblico previsto para o dia. É preciso fazer a leitura prévia, rezar sobre o texto e estudar os pontos que este subsídio aponta para cada encontro; Preparar o texto bíblico previsto para o dia. É preciso fazer a leitura prévia, rezar sobre o texto e estudar os pontos que este subsídio aponta para cada encontro;

10 II. Ao redor da Palavra Após a acolhida, o grupo muda de espaço, dirigindo-se á mesa da Palavra: todos permanecem em pé, como gesto de disposição à escuta atenta da Palavra de Deus. Após a acolhida, o grupo muda de espaço, dirigindo-se á mesa da Palavra: todos permanecem em pé, como gesto de disposição à escuta atenta da Palavra de Deus. 1. Sinal da Cruz (pode-se usar água benta); 1. Sinal da Cruz (pode-se usar água benta); 2. Canto de aclamação à Palavra e acendimento da vela; 2. Canto de aclamação à Palavra e acendimento da vela; 3. Um catequizando lê a Palavra; 3. Um catequizando lê a Palavra; 4. Outro catequizando lê novamente; 4. Outro catequizando lê novamente; 5. A catequista faz uma terceira leitura destacando alguns pontos e expressões; 5. A catequista faz uma terceira leitura destacando alguns pontos e expressões; 6. Beijar a Bíblia como gesto de veneração e amor à Palavra proclamada; 6. Beijar a Bíblia como gesto de veneração e amor à Palavra proclamada;

11

12 III. Ao redor da mesa, nas cadeiras 1. Voltar para a mesa, sentar. Reconstruir o texto com a participação de todos, lembrando os cenários, as personagens, as falas mais significativos; 1. Voltar para a mesa, sentar. Reconstruir o texto com a participação de todos, lembrando os cenários, as personagens, as falas mais significativos; 2. Cada um pode dizer a parte do texto: palavra, frase ou gesto que mais lhe chamou atenção (nesse momento não haja a preocupação de que se explique o porquê, apenas sejam feitas as citações livremente); 2. Cada um pode dizer a parte do texto: palavra, frase ou gesto que mais lhe chamou atenção (nesse momento não haja a preocupação de que se explique o porquê, apenas sejam feitas as citações livremente); 3. A catequista explica o contexto da passagem e trabalha alguns versículos selecionados para explicar o significado do texto; 3. A catequista explica o contexto da passagem e trabalha alguns versículos selecionados para explicar o significado do texto;

13 4. Atualizar o texto bíblico: através de um símbolo ou de alguma imagem de revista ou de algum outro recurso visual, demonstrar como o texto se aplica aos nossos dias, como ele pode iluminar o nosso cotidiano; 5. Propor uma atividade (dinâmica de grupo ou arte) como fixação do tema desenvolvido no encontro (aqui se tenha o cuidado de evitar atividades de estilo escolar: redações, exercícios escritos, leituras, etc..);

14 IV. Na mesa da Palavra 1. Dedicar um tempo apropriado, sem apressar-se, para oração sobre o tema desenvolvido. Pode ser ao redor do ambão ou na igreja. Importante é não fazer o momento de oração com o grupo desmotivado, ou apenas para cumprir uma tarefa. É preciso criar clima favorável para esse momento conclusivo. 1. Dedicar um tempo apropriado, sem apressar-se, para oração sobre o tema desenvolvido. Pode ser ao redor do ambão ou na igreja. Importante é não fazer o momento de oração com o grupo desmotivado, ou apenas para cumprir uma tarefa. É preciso criar clima favorável para esse momento conclusivo. 2. Distribuir tarefas para o próximo encontro: leituras, quem traz flores, quem prepara o símbolo, imagens, músicas, etc Distribuir tarefas para o próximo encontro: leituras, quem traz flores, quem prepara o símbolo, imagens, músicas, etc...

15 VÓS SOIS MEU PASTOR Ó SENHOR. NADA ME FALTARÁ SE ME CONDUZIS


Carregar ppt "Catequese orante ao redor da mesa Leomar Brustolin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google