A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ- MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ- MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ- MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador

2 O coração de Deus quer falar ao nosso coração!

3 Desde a infância conheces as sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus CristoDesde a infância conheces as sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo II Tm 3,15

4 Nº 248 Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de "autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade". Essa proposta será mediação de encontro com o Senhor se for apresentada a Palavra revelada, contida na Escritura, como fonte de evangelização.

5 Nº 248 Os discípulos de Jesus desejam alimentar-se com o Pão da Palavra: querem chegar à interpretação adequada dos textos bíblicos, empregá-los como mediação de diálogo com Jesus Cristo, e a que sejam alma da própria evangelização e do anúncio de Jesus a todos. Os discípulos de Jesus desejam alimentar-se com o Pão da Palavra: querem chegar à interpretação adequada dos textos bíblicos, empregá-los como mediação de diálogo com Jesus Cristo, e a que sejam alma da própria evangelização e do anúncio de Jesus a todos.

6 Nº 248 Com a Bíblia na mão, a Palavra de Deus no coração e com os pés na missão, somos convocados à ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL. Feita com todo empenho, ela vai nos educar na fé proporcionando uma catequese bíblica, que forma discípulos apaixonados por Jesus Cristo. Ela nos leva a celebrar a esperança na liturgia, que dispõe para plena comunhão com Deus.

7 Nº 248 A ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL, enfim, fortalece- nos na missão de anunciar a Palavra a todos os povos por meio de uma caridade criativa. Quando pessoas e comunidades são transformadas pela Palavra, multiplicam-se na Igreja e na sociedade frutos de amor, solidariedade, justiça e paz.

8 Como podemos pregar, anunciar a Palavra de Deus de modo eficaz a atingir os corações? Existem meios ou estratégias pastorais para que essa semente dê frutos?

9 Cativar a atenção; despertar a curiosidade por meio de: Ilustração, música,oração, Ilustração, música,oração, objetos, fatos atuais... Preparar o coração para a leitura e a escuta orantes.

10 Curta e claraCurta e clara Pode-se, primeiro,Pode-se, primeiro, narrar o texto Depois, escolher de 1Depois, escolher de 1 a 3 versículos e Proclamar a PalavraProclamar a Palavra com ênfase e entonação.

11 É preciso ajudar os fiéis a...

12 Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou- lhe: Porventura entendes o que estás lendo? At 8,30 Narrar (Sem deixar de ser fiel ao texto, mas contando como uma história.) Narrar (Sem deixar de ser fiel ao texto, mas contando como uma história.) Remontar a história Remontar a história (Através de perguntas, ir recontando o texto, verificando se houve compreensão.) (Através de perguntas, ir recontando o texto, verificando se houve compreensão.) Traduzir Traduzir (Simultaneamente, substituir palavras difíceis.) (Simultaneamente, substituir palavras difíceis.) Dramatizar (Usando as próprias pessoas, vivenciando a cena.) Dramatizar (Usando as próprias pessoas, vivenciando a cena.) Comparar (Com elementos da cultura atual, do nosso fácil entendimento) Comparar (Com elementos da cultura atual, do nosso fácil entendimento)

13 Favorecer a percepção Favorecer a percepção de que Jesus está aqui! É Ele quem nos fala hoje. Comparar com situações Comparar com situações cotidianas. Inculturar. cotidianas. Inculturar. Sua palavra vem ao Sua palavra vem ao encontro da nossa vida. Começou Filipe a falar, e principiando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus. At 8,35

14 Encontrar-se com a Palavra é a Palavra é Encontrar-se Encontrar-se com Jesus com Jesus com Ele falamos quando rezamos a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos S.Ambrósio

15 Vinde e vede um homem que me contou tudo o que tenho feito... Muitos creram nele por causa da palavra da mulherVinde e vede um homem que me contou tudo o que tenho feito... Muitos creram nele por causa da palavra da mulher Jo 4, 29 Convite a responder Convite a responder à Palavra. à Palavra. Convite à tomada de Convite à tomada de atitude (conversão) atitude (conversão) pessoal e comunitária. Proposta de ação Proposta de ação missionária. missionária.

16 Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. (II Tm 3,16s) Dias virão em que o povo sentirá fome da Palavra. Am 8,11) Dias virão em que o povo sentirá fome da Palavra. (cf. Am 8,11)


Carregar ppt "CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ- MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google