A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DOS CATECISMOS NA IGREJA > No séc. I DIDACHÉ (Doutrina p/ os baptizandos) > Nos séc. II e III HOMILIAS e CARTAS PASTORAIS. > No séc. V SERMÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DOS CATECISMOS NA IGREJA > No séc. I DIDACHÉ (Doutrina p/ os baptizandos) > Nos séc. II e III HOMILIAS e CARTAS PASTORAIS. > No séc. V SERMÕES."— Transcrição da apresentação:

1

2 HISTÓRIA DOS CATECISMOS NA IGREJA > No séc. I DIDACHÉ (Doutrina p/ os baptizandos) > Nos séc. II e III HOMILIAS e CARTAS PASTORAIS. > No séc. V SERMÕES ( de Sto. Agostinho ) > No séc. IX EXPOSIÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS ( de Alcuino )

3 > SÉC. XVI GRANDE SÉCULO DOS CATECISMOS: Reforma católica com catequese e catecismos Os Catecismos: Maior, Mínimo, Médio (de S. Pedro Canísio ( 1555, 1556 e 1558 ) Primeiro catecismo da Igreja Universal (1566): Catecismo Romano Catecismo do Concílio de Trento Catecismo de Pio V Catecismo dos Párocos

4 DIVISÃO DO CATECISMO DE PIO V I. A Fé e o Símbolo da Fé II. Os Sacramentos III. O Decálogo (Mandamentos) IV. A Oração

5 DOIS LIVROS… O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica». ( ) Eu próprio, recentemente, pude apresentar o «Compêndio» de tal Catecismo, que foi elaborado a pedido do falecido Papa. São dois livros fundamentais que queria recomendar a todos vós! ( ) (Bento XVI na Homilia na XX Jornada Mundial da Juventude)

6

7 ESTILO - Expõe a Doutrina de modo: - Simples - Claro - Conciso. -Não é um Compêndio Teológico; -Tem um estilo afirmativo e positivo; -Propõe o que a Igreja tem por certo; -Expõe a Doutrina atendendo ao contexto sócio-cultural do Homem de Hoje.

8 FONTES -Sagrada Escritura (Bíblia); -Doutrina dos Padres da Igreja; -Liturgia da Igreja; -Magistério da Igreja (especialmente o do Vaticano II e João Paulo II)

9 DESTINATÁRIOS Em 1º lugar, aos: - Bispos, - Redactores dos Catecismos Locais, - Sacerdotes, - Catequistas Coordenadores. Depois: - Aos fiéis que queiram conhecer melhor a sua fé, - Aos que desejam saber, com precisão, aquilo em que Crê a Igreja Católica.

10 DEFINIÇÃO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA é uma exposição da fé para a orientação catequética e doutrinal da Igreja Católica Universal e um ponto de referência para os catecismos ou compêndios a ser publicados nas diversas Regiões. (FD 4)

11 DIVISÃO DO TEXTO 4 PARTES: - A FÉ QUE SE PROFESSA - (CREDO); - QUE SE CELEBRA – (SACRAMENTOS); - QUE SE VIVE (MANDAMENTOS); - QUE SE REZA (ORAÇÃO - O PAI-NOSSO).

12 I PARTE A PROFISSÃO DE FÉ 1ª Secção – Eu creio – nós cremos Cap. 1 – O homem é capaz de Deus Cap. 2 – Deus ao encontro do homem Cap. 3 – A Resposta do homem a Deus. 2ª Secção – A profissão da fé cristã Cap. 1 – Creio em Deus Pai Cap. 2 – Creio em Jesus Cristo, filho único Cap 3 – Creio no Espírito Santo

13 II PARTE A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO 1ª Secção – A economia sacramental Cap. 1 – O Mistério Pascal no tempo da Igreja Cap. 2 – A celebração sacramental do Mistério Pascal 2ª Secção – Os sete sacramentos da Igreja Cap. 1 – Os sacramentos da iniciação cristã Cap. 2 – Os sacramentos da cura Cap 3 – Os sacramentos do serviço da Comunidade Cap 4 – As outras celebrações litúrgicas

14 III PARTE A VIDA EM CRISTO 1ª Secção – A vocação do homem: a vida do Espírito Cap. 1 – A dignidade da pessoa humana Cap. 2 – A comunidade humana Cap. 3 – A salvação de Deus: a lei da graça 2ª Secção – Os Dez mandamentos Cap. 1 – Amarás o Senhor teu Deus, com todo o teu coração Cap. 2 – Amarás o próximo como a ti mesmo

15 IV PARTE A ORAÇÃO CRISTÃ 1ª Secção – A oração na vida cristã Cap. 1 – A revelação da oração Cap. 2 – A tradição da oração Cap. 3 – A vida da oração 2ª Secção – A oração do Senhor: Pai Nosso

16 ESTRUTURA DO CIC - Cada uma da 4 partes divididas em 2 secções - Cada secção dividida em: CAPÍTULOS ARTIGOS PARÁGRAFOS SUBTÍTULOS «NÚMEROS» - No final de cada unidade temática, há um RESUMO

17

18 SIGLAS PARA CITAÇÃO: CCE > Do Original Romano CIC > Da Versão Portuguesa CatIC > Outras opiniões

19 Não é uma obra autónoma, pois não pretende, de modo nenhum, substituir o Catecismo da Igreja Católica. Pelo contrário, remete continuamente para ele, quer mediante a indicação, ponto por ponto, dos números a que se refere, quer através da contínua referência à estrutura, ao desenvolvimento e aos seus conteúdos.

20 Divisão do Compêndio = CIC A primeira parte: A profissão da fé (217 perguntas) A segunda parte: A celebração do mistério cristão (perguntas 218 a 356) A terceira parte: A vida em Cristo (perguntas 357 a 533) A quarta parte: A oração cristã (perguntas 534 a 598).

21 DUPLO APÊNDICE A) ORAÇÕES COMUNS (desde o sinal da Cruz até ao acto de contrição) B) FÓRMULAS DA DOUTRINA CATÓLICA (os sete dons do Espírito Santo, as obras de misericórdia, as bem-aventuranças, etc.), também em Latim. para ajudar à sua recitação comum

22 Uma síntese fiel e segura do Catecismo da Igreja Católica. Ele contém, de maneira concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja, uma espécie de «livro de bolso»! Bento XVI


Carregar ppt "HISTÓRIA DOS CATECISMOS NA IGREJA > No séc. I DIDACHÉ (Doutrina p/ os baptizandos) > Nos séc. II e III HOMILIAS e CARTAS PASTORAIS. > No séc. V SERMÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google