A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iniciação Cristã Departamento Arquidiocesano da Catequese Curso de iniciação à Catequese (Catequistas. Século XXI. p. 54-56)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iniciação Cristã Departamento Arquidiocesano da Catequese Curso de iniciação à Catequese (Catequistas. Século XXI. p. 54-56)"— Transcrição da apresentação:

1 Iniciação Cristã Departamento Arquidiocesano da Catequese Curso de iniciação à Catequese (Catequistas. Século XXI. p )

2 Iniciação Cristã A Iniciação cristã é a inserção progressiva do catequizando no mistério de Cristo e na comunidade eclesial, por meio da fé celebrada nos três sacramentos de iniciação

3 Elementos específicos: Dom de Deus Só Deus pode comunicar a vida eterna, inserir o homem na vida divina, para que dê testemunho no mundo, como membro vivo e activo da Igreja

4 Elementos específicos: Dom de Deus Resposta livre do homem, na Igreja O catequizando através da resposta livre da fé aproxima-se do Deus que o convida a entrar em comunhão de vida e de amor com Ele.

5 Elementos específicos: Dom de Deus Resposta livre do homem, na Igreja A Iniciação Cristã é obra da Trindade Pode dizer-se que é um processo realmente divino e humano, trinitário e eclesial.

6 Elementos específicos: Dom de Deus Resposta livre do homem, na Igreja A Iniciação Cristã é obra da Trindade Realiza-se na Igreja, mediação querida por Deus. A Igreja realiza a Iniciação Cristã através da Liturgia e da Catequese

7 Características da Catequese A Catequese de Iniciação é uma formação orgânica e sistemática na fé Caracteriza-se por ser um aprofundamento do mistério cristão, aberto a todas as componentes da vida cristã: conhecer, celebrar, viver e orar, numa comunidade e com espírito de missão.

8 Características da Catequese O objectivo é educar o catequizando no conhecimento e na vida da fé, de modo a que se sinta tocado e fecundado, em todas as dimensões do seu ser, pela Palavra de Deus; O catequizando esforça-se por melhor conhecer o mesmo Jesus Cristo, ao qual se entregou: conhecer o seu Mistério, o Reino de Deus que Ele anunciou, as exigências e as promessas contidas na sua mensagem evangélica e os caminhos que Ele traçou para todos aqueles que O seguirem.

9 Características da Catequese É uma formação centrada no essencial da fé, naquilo que constitui o núcleo da experiência cristã, nas certezas mais profundas da fé e nos valores evangélicos mais fundamentais. A catequese realiza os alicerces do ser cristão, coloca os fundamentos sólidos que se hão-de desenvolver depois com o alimento posterior, na vida quotidiana da comunidade cristã.

10 Concluindo… p. 56 A catequese de iniciação, sendo orgânica e sistemática, não pode reduzir-se ao meramente circunstancial ou ocasional, sendo formação para a vida cristã, supera – incluindo-o – o mero ensino; e sendo essencial, tem como objectivo aquilo que é comum para o cristão, sem entrar em questões discutíveis, nem se transformar em pesquisa teológica. Enfim, sendo iniciação, incorpora na comunidade que vive, celebra e testemunha a fé. Portanto, realiza, ao mesmo tempo, tarefas de iniciação, de educação e de ensino(DGC 68).


Carregar ppt "Iniciação Cristã Departamento Arquidiocesano da Catequese Curso de iniciação à Catequese (Catequistas. Século XXI. p. 54-56)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google