A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1, 4-19 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1, 4-19 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br."— Transcrição da apresentação:

1 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br
VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1, 4-19

2 TRÊS ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA VOCAÇÃO:
A – quem é o Deus que me chama? (teologia) B – que sou eu que respondo ao chamado de Deus? (antropologia – bíblica) C – para que e para quem sou enviado? (missão)

3 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br
DIMENSÃO TEOLÓGICA DE ONDE VEM O CHAMADO?

4 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br
DIMENSÃO TEOLÓGICA A PALAVRA DO SENHOR ME FOI DIRIGIDA (v.4) Imagem de Deus; Deus é transcendente; Deus é amor; O interlocutor privilegiado de Deus é o ser humano; Liberdade não imposição...

5 DIMENSÃO ANTROPOLÓGICA
NO VENTRE MATERNO EU TE CONHECI (v.5)

6 DIMENSÃO ANTROPOLÓGICA
SOU AINDA UMA CRIANÇA (v. 6)

7 DIMENSÃO ANTROPOLÓGICA
NÃO OS TEMAS, PORQUE EU ESTOU CONTIGO PARA SALVAR-TE (v. 8)

8 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br
DIMENSÃO MISSIONÁRIA EU TE CONSTITUI PROFETA PARA AS NAÇÕES (v. 5)

9 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br
DIMENSÃO MISSIONÁRIA IRÁS A QUEM EU TE ENVIAR E FALARÁS O QUE EU TE ORDENAR (v. 7)

10 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br
DIMENSÃO MISSIONÁRIA DOU-TE HOJE PODER SOBRE NAÇÕES E REINOS PARA ARRANCAR E DESTRUIR, PARA EXTERMINAR E DEMOLIR, PARA CONSTRUIR E PLANTAR (v. 10)

11 LINHAS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA BÍBLICA VOCACIONAL
ANTIGO TESTAMENTO A vocação é iniciativa de Deus e resposta de quem é chamado; Ao vocacionado requer desinstalar-se; O vocacionado reluta em aceitar o chamado; Deus chama para o serviço-missão de libertação e conversão do povo; Deus proteje a quem Ele chama; O vocacionado experimenta a limitação, rejeição e solidão; A vocação é vivida como profunda experiência espiritual e mística; O vocacionado vive o conflito da própria identidade (falso profetismo) O mandato de Deus é taxativo: não valem desculpas.

12 LINHAS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA BÍBLICA VOCACIONAL
NOVO TESTAMENTO Seguimento de Jesus Cristo, imitação-testemunho da ressurreição (intimidade); Por-se a serviço do Reino e seu projeto(Mt 5, 7); Exigência de radicalidade/ruptura; Perspectiva da cruz e perseguição; Dimensão comunitária eclesial da vocação/diversidade de carismas e ministérios no Espírito Santo – experiência dos frutos do Espírito; Universalidade apostólica e profética; Seguimento como “proposta”; A eucaristia é celebração do seguimento;

13 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br
Proposta de Emaús... Lc 24

14 LINHAS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA BÍBLICA VOCACIONAL
HOJE – GRANDES DIMENSÕES TEOLÓGICAS DA IGREJA. Ser capaz de ouvir o clamor de Deus no clamor do povo sofrido; Ser e estar com o povo na qualidade de profeta; A comunidade como um todo de uma missão profética; A ação-missão visa criar comunhão/participação = vida plena, utopia da fraternidade universal. Ter no horizonte a aceitação da perspectiva martirial; Ter presente a unidade, pluralismo e ecumenismo.

15 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br
Obrigado!


Carregar ppt "Jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1, 4-19 jairhell@yahoo.com.br/ www.scj.org.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google