A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bíblia e (é ! ) comunicação Magali do Nascimento Cunha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bíblia e (é ! ) comunicação Magali do Nascimento Cunha."— Transcrição da apresentação:

1 Bíblia e (é ! ) comunicação Magali do Nascimento Cunha

2 Compreensão clássica do tema A Bíblia é a Palavra de Deus, portanto, é a comunicação de Deus com os seres humanos. Pessoas especiais foram usadas por Deus para redigir os textos sagrados.

3 Compreensão à luz da Teologia da Comunicação A Bíblia é a Palavra de Deus ouvida/vivida/ experimentada tornada comum por homens e mulheres em diferentes tempos e lugares por meio da coleção de registros escritos.

4 Compreensão à luz da Teologia da Comunicação Portanto, Bíblia é comunicação de Deus com as pessoas que resulta na comunicação entre pessoas sobre a experiência de Deus. Porque o ser humano não apenas se comunica; ele é comunicação.

5 Compreensão à luz da Teologia da Comunicação O ser humano é comunicação porque Deus o criou com tal dom. Não é bom que o homem viva só... (Gn 2.18)

6 Compreensão à luz da Teologia da Comunicação Não é bom que o homem [Adam] viva só... (Gn 2.18) - Adam = Humanidade Deus criou o ser humano para viver junto, não em solidão: dimensão da comunhão, da integração e da cooperação. Comunicação é dom de Deus. É inerente à condição humana.

7 Compreensão à luz da Teologia da Comunicação Comunicar: Latim = comunicare = Tornar comum Comunicação = ação de tornar comum O processo social de tornar comum idéias, sentimentos, experiências e informações por meio de palavras faladas ou escritas, dos gestos ou das imagens, de forma direta ou mediada.

8 Compreensão à luz da Teologia da Comunicação Na comunicação humana, primeiro vem a experiência (a vida), a palavra e os gestos; Depois vêm as imagens, a escrita, as mediações (os veículos transmissores): ir além do próprio corpo (os meios de comunicação): - Impressos - Auditivos - Visuais - Audiovisuais

9 Teologia da Comunicação: Bíblia como Comunicação Antes de ser Bíblia, a Palavra de Deus é experiência (vida) transmitida pela palavra falada (tradição oral); Depois se torna escrita e vira meio de comunicação (livros, cartas).

10 Teologia da Comunicação: Bíblia como Comunicação É o dom da comunicação dado por Deus se concretizando na própria experiência de Deus; É a capacidade e o desejo do ser humano em desde sempre comunicar, expressar e testemunhar a comunhão com Deus, por meio da oralidade e da escrita.

11 Teologia da Comunicação: a comunicação na Bíblia A própria Bíblia convida a aprender de Deus: os relatos bíblicos apresentam Iahweh como um comunicador que lança mão de diferentes meios para recuperar sua comunhão com a humanidade. Palavras, ações, seres vivos, fenômenos da natureza, tudo é meio para a comunicação divina.

12 Teologia da Comunicação: a comunicação na Bíblia Ápice do processo de comunicação de Deus: Ele escolheu a vida humana para comunicar-se integralmente - Jesus Cristo, o portador da boa comunicação (boa notícia/Evangelho) de que a redenção da criação é possível.

13 Teologia da Comunicação: a comunicação na Bíblia Jesus: palavra e ícone de Deus Encarnação: comunicação na vida inculturação e encontro palavra, gesto e ação

14 Teologia da Comunicação: a comunicação na Bíblia Pentecostes: o Espírito Santo como agente de comunicação Pentecostes: a festa da comunicação - Rompimento de barreiras – aproximação das pessoas - Entendimento – se fazer entender – num mesmo Espírito

15 Teologia da Comunicação: a comunicação na Bíblia Espírito Santo: animador para a comunicação da boa notícia – ir para fora, evangelizar: Encarnar o Evangelho: inculturação e encontro palavra, gesto e ação = testemunhar

16 A Bíblia na era da comunicação - Da argila e das tábuas, passando por papiros e pergaminhos e ao papel, à TV e à internet - As tecnologias de comunicação na lógica do mercado e do consumo (o fenômeno da globalização capitalista) - As tecnologias de comunicação a serviço da ampliação da acessibilidade à Palavra de Deus - O desafio da inculturação crítica


Carregar ppt "Bíblia e (é ! ) comunicação Magali do Nascimento Cunha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google