A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Surdos e Mudos Ligue o som Nesse domingo, a Palavra de Deus, contida na Bíblia, nos convida a abrir nossos ouvidos para escutá-la e nossos corações para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Surdos e Mudos Ligue o som Nesse domingo, a Palavra de Deus, contida na Bíblia, nos convida a abrir nossos ouvidos para escutá-la e nossos corações para."— Transcrição da apresentação:

1

2 Surdos e Mudos Ligue o som

3 Nesse domingo, a Palavra de Deus, contida na Bíblia, nos convida a abrir nossos ouvidos para escutá-la e nossos corações para acolhê-la, pois é por meio dela que Deus manifesta seu Plano de amor e de libertação.

4 Na 1ª leitura, com a imagem dos surdos, dos mudos, dos coxos, dos cegos, que recuperam uma vida nova, o Profeta anuncia ao povo do exílio, a iminência da sua libertação. (Is 35,4-7)

5 O Evangelho apresenta a realização dessa profecia: (Mc 7,31-37) - Jesus abre os ouvidos e solta a língua de um surdo-mudo. - E o povo, entusiasmado, vê um sinal messiânico e exclama: Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem". Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem".

6 - O Surdo-mudo representa os que vivem fechados no seu mundo, de ouvidos fechados às propostas de Deus e de coração fechado aos irmãos. - A ação de Jesus, no sentido de abrir o coração dos homens à comunhão com Deus e ao amor dos homens, é uma nova criação. Dessa ação nasce um Homem Novo, uma nova humanidade. A expressão parece ser um eco também da "criação", quando "Deus viu a sua obra, e considerou-a muito boa". quando "Deus viu a sua obra, e considerou-a muito boa". (Gn 1,31)

7 Quem é um surdo-mudo? É uma pessoa impossibilitada de se relacionar com os outros… É uma pessoa que não pode fazer uso da Palavra, falando ou escutando. - Você já se perguntou o que é a palavra? o que é a palavra? O que você seria sem a palavra? O que você seria sem a palavra? A PALAVRA é o meio por excelência de comunicação do homem. de comunicação do homem.

8 - não precisa só de alimento, - A CRIANÇA não precisa só de alimento, ela necessita também de palavras de carinho; ela necessita também de palavras de carinho; têm necessidade de traduzir - Os NAMORADOS têm necessidade de traduzir em palavras os sentimentos de seu coração; em palavras os sentimentos de seu coração; - A Palavra acompanha o nascimento e o desenvolvimento de toda AMIZADE; convertem - Os MUDOS convertem seus gestos em palavras. seus gestos em palavras. Há palavras vazias que não dizem nada… mas há também palavras, que carregam todo o peso de uma existência.

9 Deus também fez uso da Palavra, Não quis apenas que sua palavra fosse lida e ouvida... Quis que fosse também vista, andando no meio dos homens. Ele próprio SE FEZ PALAVRA, na pessoa de Jesus Cristo. E essa Palavra de Deus E essa Palavra de Deus ainda hoje a encontramos ainda hoje a encontramos em parte escrita num livro, em parte escrita num livro, que chamamos de BÍBLIA. que chamamos de BÍBLIA.

10 Muito se perdeu ao longo da história. Muito ainda permanece escondida em nossos corações e aguarda que a escutemos e anunciemos. É o que nos lembra São Tiago: "Acolhei com humildade a Palavra que está escrita em vosso coração".

11 Quem são hoje os surdos e mudos? - Diante da REALIDADE em que vivemos: São os que ficam indiferentes. Nada escutam, nada falam... Preferem que sua voz só seja ouvida na hora de rezar, permanecendo cegos e surdos aos problemas da vida real. E Cristo nos convoca a ouvir o clamor dos que sofrem e a falar em defesa da justiça, dos direitos humanos, na honestidade pública. - Quantas pessoas continuam sendo surdo-mudas!...

12 - Diante da FAMÍLIA: São os que não têm tempo para escutar... São os que não têm tempo para escutar... nem para falar... e quando falam é bronca. nem para falar... e quando falam é bronca. - Quantos pais, mães, filhos... surdo-mudos!... - Quantos pais, mães, filhos... surdo-mudos!... Diante da BÍBLIA: São os que não lêem, não escutam, não estudam, São os que não lêem, não escutam, não estudam, não anunciam... não anunciam... - Quantos católicos surdo-mudos!... - Quantos católicos surdo-mudos!... - No Rito do Batismo, há uma oração muito significativa: O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem, te conceda que possas logo ouvir a Palavra e O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem, te conceda que possas logo ouvir a Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai. professar a fé para louvor e glória de Deus Pai. - Quem tal valorizar um pouco mais a BÍBLIA nesse mês?

13 O Evangelho de hoje nos fala do milagre do surdo-mudo. Jesus tocou os ouvidos e a boca do doente e ele começou a escutar e a falar. Peçamos a Cristo, nessa celebração, que toque também - NOSSOS OUVIDOS para que se tornem sensíveis em escutar a Palavra de Deus, - NOSSOS LÁBIOS para que se tornem entusiastas em anunciá-la e - NOSSAS MÃOS, nossos braços para que se tornem generosos em testemunhar essa Palavra com gestos de solidariedade… Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

14 Agora, site exclusivo para que você possa desfrutar, a hora que quiser, destas Mensagens; desfrutar, a hora que quiser, destas Mensagens; acesse este endereço: acesse este endereço:


Carregar ppt "Surdos e Mudos Ligue o som Nesse domingo, a Palavra de Deus, contida na Bíblia, nos convida a abrir nossos ouvidos para escutá-la e nossos corações para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google