A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CURSO DE TEOLOGIA CAMPUS PIO XI PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

2 Visão do Curso Missão do Curso
Teologia: A ciência que busca conhecer de maneira coerente e sistemática a realidade à luz da tradição cristã, em continuidade com as exigências transcendentais e religiosas do ser humano em interlocução com o universo do saber. Missão do Curso A partir da tradição cristã, o Curso de Teologia que oferecemos tem a missão de elaborar cientificamente um saber que responda às questões do ser humano, no que diz respeito ao conhecimento de si mesmo e do mundo, bem como ao sentido da vida.

3 Objetivos do Curso Objetivos Gerais Objetivos Específicos
Capacitar os alunos para refletirem teologicamente sobre a própria práxis, para promoverem o diálogo entre fé e cultura e para serem educadores da fé nas comunidades a que pertencem. Objetivos Específicos Oferecer critérios de discernimento no que diz respeito à compreensão do mundo e da vida; Contribuir teologicamente para esclarecer as questões relativas ao sentido da vida;

4 Objetivos Específicos
Resgatar o teológico presente em todo processo de libertação; Confrontar cientificamente as Escrituras e os apelos que provêm da realidade; Refletir sobre as questões religiosas à luz da Tradição cristã; Oferecer uma visão orgânica da fé cristã; Dialogar com as demais ciências e expressões religiosas; Elaborar o saber teológico como exigência da promoção integral do ser humano; Ser um interlocutor científico na compreensão e transformação da realidade; Estabelecer processos educativos a partir da ótica cristã.

5 Perfil do Egresso O Curso de Teologia visa à formação de pessoas que sejam capazes de: - descobrir a presença e a ação de Deus na história humana; - interpretar a realidade à luz da Palavra de Deus; - descobrir, vivenciar e partilhar o sentido da vida à luz do Evangelho; - fazer uma leitura exegético-hermenêutica das Escrituras Sagradas e demais documentos da Tradição cristã; - alcançar uma visão coerente do mistério cristão no seu conjunto; - abrir-se ao diálogo com a cultura e com as diferentes expressões religiosas; - expressar o mistério cristão numa linguagem acessível à cultura contemporânea; - ser educador do sentimento religioso, sobretudo da fé cristã; - atuar como agente transformador da realidade em diálogo com a cultura hodierna; - exercer os diversos ministérios eclesiais.

6 Organização Curricular
Áreas da Teologia que formam a matriz curricular do Curso de Teologia: Sagrada Escritura: compreende a introdução e exegese dos livros do Antigo e do Novo Testamento. Teologia Sistemática: compreende o estudo de Deus, da criação e do ser humano, a quem Deus se comunica em Jesus Cristo, pelo dom do Espírito, na Igreja e nos sacramentos. Vida Cristã: esta área se concentra, sobretudo, na abordagem ética, histórica e canônica (jurídica), acentuando os temas fundamentais e as exigências básicas do agir humano e cristão quer na sua relação com Deus, quer na sua relação com o próximo. Prática Pastoral: compreende o conjunto diversificado de atividades dos ministros ordenados e não-ordenados na edificação da Igreja, sua manutenção como comunidade de fiéis e sua expansão até os confins da terra, segundo a determinação expressa de seu fundador (missão). Clique aqui para visualizar a grade curricular

7 As exigências da interdisciplinaridade
Perspectivas temáticas que são acentuadas nos quatro anos do curso. Permitem organizar as disciplinas ao redor de um núcleo central ou focos iluminadores que orientam a reflexão de cada ano de estudo. No primeiro ano, o núcleo central é a busca de Deus, comum a todas as religiões, mas que se reveste de características próprias, tanto na Bíblia, como na nossa tradição cristã, vivida efetivamente nas comunidades brasileiras de hoje. No segundo ano, a comunicação de Deus realizada por intermédio de Jesus, no Espírito Santo, que caracteriza a fé cristã. No terceiro ano, o mistério da Igreja, que abrange também o estudo da prática cristã. No quarto ano articulam-se as disciplinas em torno das exigências da prática ministerial, que vão desde a prática sacramental até as atividades pastorais e missionárias.

8 Um desafio que emerge desta organização curricular:
Embora em cada ano as disciplinas girem ao redor de um núcleo central, o núcleo unitário e harmônico de todos os anos é a fé entendida como experiência e práxis. Somente a fé entendida como experiência-práxis é que pode orientar o que devemos fazer e como devemos pensar para que a nossa ação seja libertadora. Um desafio que emerge desta organização curricular: Aprofundar a qualidade pastoral de cada uma das áreas do estudo, da verdade dogmática, bíblica, moral... assumindo a realidade concreta – toda a realidade salvífica – como ponto de partida e de chegada da nossa proposta. Tal ensino não se reduz à mera transmissão de conteúdos, mas possibilita aos alunos a refletir teologicamente, a evangelizar sua própria cultura e seu próprio pensamento, como pessoas e como membros da comunidade real a que pertencem.


Carregar ppt "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google