A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA."— Transcrição da apresentação:

1 A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA

2 A natureza é tudo o que há em nós por hereditariedade biológica; a cultura é, ao contrário, tudo o que possuímos da tradição externa

3 Além das características biológicas determinadas pela natureza, os instintos marcam a dimensão animal da nossa existência. Os instintos são um tipo de conhecimento inato que ajudam na preservação da vida do indivíduo e da espécie.

4 O homem age por instintos como o dos animais. Porém, possuindo consciência de nós mesmos, orientamos o comportamento para o controle da sexualidade e da agressividade. Submetemo-nos, assim, as normas da comunidade em que vivemos.

5 De certa forma, a cultura também determina o modo de ser dos humanos por conter normas de comportamento que definem o permitido e o proibido. No entanto os homens são seres que necessitam transgredir as regras, rejeitar fórmulas antigas e substituí-las por outras que melhor atendam as suas necessidades.

6 A cultura se modifica na medida do conhecimento humano. No entanto ela responde as mesmas necessidades de sobrevivência

7 Alimentação....

8

9

10 Proteção.....

11

12 Locomoção

13 ......

14 Religião......

15

16 Organização para o trabalho

17

18 Expressão......

19

20 Vestimentas

21

22 Etimologicamente, a palavra cultura vem do verbo latim colere: cultivar, criar, cuidar. Em seu sentido original, cultura significa o cuidado do homem com a natureza e o cultivo da terra, daí a palavra agricultura. A partir da capacidade de produzir seu próprio alimento, ocorreu um desprendimento da condição humana ligada exclusivamente a natureza.

23 Originalmente, cultura também significa o cuidado do homem com os deuses, daí os cultos religiosos. A religiosidade expressa a dimensão imaterial humana concebida através da existência alma que se desdobra no pensamento.

24 A educação é uma forma pela qual os indivíduos interiorizam a cultura da sociedade a que pertencem. O cultivo do corpo e do espírito possibilita ao homem viver coletivamente e em harmonia com a natureza e com os outros homens.

25 O aprendizado da linguagem é parte essencial da educação.

26 A linguagem é inseparável do homem, segue-o em todas dimensões do seu ser por permitir a modelagem de percepções, ações,pensamentos, sentimentos, emoções, esforços, vontades

27 A escrita fez com que o desenvolvimento cultural das primeiras civilizações pudesse ser e registrado, facilitando sua transmissão para as gerações futuras.

28

29 Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro. (Albert Camus)


Carregar ppt "A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google