A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CONDIÇÃO HUMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CONDIÇÃO HUMANA."— Transcrição da apresentação:

1 A CONDIÇÃO HUMANA

2 NATUREZA E CULTURA HUMANA

3 O QUE É SER HUMANO? Ser biológico produzido pela natureza
Ser cultural que modifica o estado da natureza, isto é, o modo de ser, a condição natural das coisas. O homem é um ser sócio-histórico. A única aptidão inata no homem é aptidão para formação de outras aptidões.

4 NATUREZA E INSTINTOS Reflexos e instintos: Abelhas; aranhas
Animais com comportamentos mais flexíveis: cães e gatos,Chipanzés e gorilas

5

6

7 NATUREZA - CULTURA O comportamento humano é diferente dos outros animais graças as características da mente humana, do sistema nervoso central e do psiquismo, que faz do homem um ser biológico e cultural ao mesmo tempo.

8 CARACTERÍSTICAS DO SER HUMANO
É contraditório, ambíguo, instável e dinâmico. Um produto da natureza e da cultura e ao mesmo tempo, um transformador da natureza e da cultura. Criador e criatura do mundo em que vive; capaz de criar coisas incríveis, mas também de destruir de modo devastador.

9 CARACTERIZAÇÃO DO SER HUMANO
O mito do homem natural: O homem nasce bom,mas a sociedade o corrompe. O mito do homem isolado: Supõe o homem como,originária e primitivamente,um ser isolado,não-social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com outros indivíduos. O mito do homem abstrato: Nessa concepção, o homem surge como um ser cujas características independem das situações de vida.O ser está isolado das situações históricas e presentes em que transcorre sua vida.O homem é o "homem em geral", e seus atributos ou propriedades são apresentados como universais.

10 Esses mitos que influenciaram as ciências humanas e em geral a psicologia apresentam idéias de um homem que nasce pronto.Porém o homem não pode ser concebido como ser natural,porque ele é um produto histórico ,nem pode ser estudado como ser isolado,porque ele se torna humano em função de ser social,nem ser concebido como ser abstrato,porque o home é conjunto de suas relações sociais.

11 Desenvolvimento humano

12 PSIQUÉ A personalidade é temporal, pertence a uma pessoa que nasce, vive e morre. Não há duas personalidades idênticas como não existem duas pessoas idênticas, embora muitas pessoas possuam traços em comum.

13 A RELAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA
O homem criou para si “um mundo novo”, diferente do cenário natural originalmente encontrado. Dentro da biosfera (parte do planeta que reúne condições para o desenvolvimento da vida) os humanos construíram a antroposfera (parte do mundo que resulta do ajustamento da natureza às necessidades humanas).

14 QUESTÃO ECOLÓGICA Este modelo de relação do homem com a natureza fez surgir diversos problemas ambientais e ameaças aos recursos naturais.

15 VÍDEO- ILHA DAS FLORES

16 SER HUMANO


Carregar ppt "A CONDIÇÃO HUMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google