A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada."— Transcrição da apresentação:

1 Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada de acordo com o sexo. As características de gênero são construções sócio-culturais que variam através da história e se referem aos papéis psicológicos e culturais que a sociedade atribui a cada um, naquilo que considera masculino ou feminino.

2 São características físicas, biológicas, anatômicas e fisiológicas dos seres humanos, aquilo que os definem como macho ou fêmea. Reconhece-se a partir de dados corporais, genitais, sendo o sexo uma construção natural, com a qual se nasce.

3 Relações Sociais de Sexo e de Gênero As relações sociais de sexo ou as relações de gênero travam-se no terreno do poder, onde tem lugar a exploração dos subordinados e a dominação dos explorados, estas são faces do mesmo fenômeno, segundo SAFFIOTI (1992). A mulher, graças ao sistema de representações e de atribuições, ao nascer torna-se um ser submisso à supremacia masculina. É importante sublinhar que podemos atribuir um mesmo estatuto teórico ao conceito de classe social e ao de opressão do sexo feminino pelo sexo masculino, ou seja, há relações sociais de sexo e relações de gênero. As relações sociais de sexo ou as relações de gênero travam-se no terreno do poder, onde tem lugar a exploração dos subordinados e a dominação dos explorados, estas são faces do mesmo fenômeno, segundo SAFFIOTI (1992). A mulher, graças ao sistema de representações e de atribuições, ao nascer torna-se um ser submisso à supremacia masculina. É importante sublinhar que podemos atribuir um mesmo estatuto teórico ao conceito de classe social e ao de opressão do sexo feminino pelo sexo masculino, ou seja, há relações sociais de sexo e relações de gênero.

4 O que é Gênero? É uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para compreender: As relações sociais entre mulheres e homens. As relações de poder entre mulheres e homens, mulheres e mulheres, homens e homens.

5 Poder Capacidade de agir sobre a ação do outro, reconhecido como sujeito da ação DOMINAÇÃO Conjunto de relações de poder, fixas, assimétricas, onde a possibilidade das resistências (reação) deixa de existir.

6 Sexo # Gênero SEXO - Diferenças anátomo- fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres GÊNERO - Maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas diferentes sociedades, no transcorrer da história. Refere-se ao SEXO SOCIAL

7 Assumindo Gênero Sexo: de variável demográfica (biológica, natural) a variável social. Ninguém nasce mulher, mas se faz mulher Identidade feminina / Identidade masculina Gênero como realização cultural Gênero # Mulher Origem das desigualdades de gênero: Divisão sexual do trabalho

8 O Gênero é relacional O gênero é relacional e o seu conceito deve ser capaz de captar a trama de relações sociais, bem como as transformações históricas vividas através dos mais variados processos sociais. Segundo SAFFIOTI (1992, p. 188):O sistema de sexo/ gênero constitui a grelha através da qual o self desenvolve uma identidade incorporada, uma certa forma de ser no seu corpo.(...) O sistema de sexo/gênero é a grelha através da qual as sociedades e culturas reproduzem indivíduos corporificados. O gênero é relacional e o seu conceito deve ser capaz de captar a trama de relações sociais, bem como as transformações históricas vividas através dos mais variados processos sociais. Segundo SAFFIOTI (1992, p. 188):O sistema de sexo/ gênero constitui a grelha através da qual o self desenvolve uma identidade incorporada, uma certa forma de ser no seu corpo.(...) O sistema de sexo/gênero é a grelha através da qual as sociedades e culturas reproduzem indivíduos corporificados.


Carregar ppt "Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google