A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Processo Grupal Silvia Tatiana Maurer Lane. O Processo Grupal Revisão dos conceitos sobre pequenos grupos Origem do artigo de Silvia Lane: pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Processo Grupal Silvia Tatiana Maurer Lane. O Processo Grupal Revisão dos conceitos sobre pequenos grupos Origem do artigo de Silvia Lane: pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 O Processo Grupal Silvia Tatiana Maurer Lane

2 O Processo Grupal Revisão dos conceitos sobre pequenos grupos Origem do artigo de Silvia Lane: pesquisa realizada com os alunos do curso de pós sobre grupo

3 O Processo Grupal Não há divisão entre indivíduo e grupo Compreender o indivíduo/grupo para conhecer as determinações sociais que agem sobre o indivíduo, identificá-lo como sujeito histórico pensando que toda a ação transformadora da sociedade só pode ocorrer quando indivíduos se agrupam.

4 O Processo Grupal Estudos de pequenos grupos apontam o desenvolvimento de conceitos relacionados a coesão, liderança, harmonia, pressão de grupo, individualismo Essas observações trazem uma percepção que podemos transpor ou reproduzir a aprendizagem de grupos para o sistema social – sociedade.

5 O Processo Grupal Conceitos como definição de papéis sociais, identidade social dos indivíduos – visam garantir a produtividade social. Criação de um grupo IDEAL – coeso, estruturado, sem conflitos Desta forma, o grupo é visto como a- histórico numa sociedade também a- histórica.

6 Processo Grupal Analise de diversos estudos sobre grupo (Pichon, Lapassade, etc.) apontam que o grupo tem como enfoque a harmonia social, manutenção de papéis. A analise chegou as seguintes conclusões:

7 O Processo Grupal 1. O significado da existência e da ação grupal só pode ser encontrado dentro de uma perspectiva histórica que considere a sua inserção na sociedade, com suas determinações econômicas, institucionais e ideológicas. 2. O próprio grupo só poderá ser conhecido enquanto um processo histórico, e neste sentido talvez fosse mais correto falarmos em processo grupal, em vez de grupo.

8 O Processo Grupal Todo e qualquer grupo exerce uma função histórica de manter ou transformar as relações sociais desenvolvidas em decorrência das relações de produção, e, sob este aspecto, o grupo, tanto na sua forma de organização como nas sus ações, reproduz ideologia, que, sem um enfoque histórico, não é captada. p. 82

9 O Processo Grupal... O estudo fracionado de pequenos grupos tem endossado os aspectos ideológicos inerentes ao grupo como naturais e universais, reproduzindo, assim, ideologia com roupagem científica.

10 O Processo Grupal Pensar que... O controle da sociedade se faz a partir de comportamentos padronizados – aprendidos em decorrência da adaptação do indivíduo ao meio, de sua percepção deste e de sua institucionalização - que reforça os comportamentos positivos e tendem a se repetir

11 O Processo Grupal Neste aspecto... Papéis tornam-se cristalizados... Papel da mulher na sociedade... Mãe, cuidadora do lar, sensível, etc. - têm realidade própria – deixam de ser vistos como uma construção histórica e social E toda nossa vivência acontece em grupos / instituições, levando-nos a internalizar as funções das instituições e as subdivisões do mundo concreto e as representações ideológicas da sociedade

12 O Processo Grupal Sugestões para analise do indivíduo no processo grupal: 1. Analise do sujeito a partir de suas determinações concretas 2. Analisar as instituições e as inserções dos grupos no seu interior 3. Conhecer a historia de cada membro do grupo – identificar que papel o individuo assume no grupo 4. Analisar as vivencias subjetivas – as representações ideológicas do grupo – as relações de poder 5. Identificar os papéis sociais presentes no grupo

13 O Processo Grupal A pesquisa também aponta: Produção do grupo = ação grupal – participação de todos em torno de uma tarefa Integrar um grupo, participar. Abrir mão de uma individualidade institucional para assumir uma identidade grupal Agir em grupo é ter uma ação social transformadora dentro da sociedade


Carregar ppt "O Processo Grupal Silvia Tatiana Maurer Lane. O Processo Grupal Revisão dos conceitos sobre pequenos grupos Origem do artigo de Silvia Lane: pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google