A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

L INGUAGEM NA C ONTEMPORANIEDADE : AS VÁRIAS MANEIRAS DE SE COMUNICAR Heloisa H. Araújo Campos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "L INGUAGEM NA C ONTEMPORANIEDADE : AS VÁRIAS MANEIRAS DE SE COMUNICAR Heloisa H. Araújo Campos."— Transcrição da apresentação:

1 L INGUAGEM NA C ONTEMPORANIEDADE : AS VÁRIAS MANEIRAS DE SE COMUNICAR Heloisa H. Araújo Campos

2 A língua é um dos importantes meios de significação da ação humana,é através dela que as pessoas das mais diversas maneiras e das mais complexas formas, se relacionam umas com as outras.O exercício da linguagem é um processo que acontece no interior da singularidade de cada pessoa juntamente na relação que estas estabelecem umas com as outras compondo uma estrutura dialógica de construção da comunicação.(Baktin,1997,p.295)

3 Os discursos se apresentam nas diversas modalidades.A linguagem hoje se apresenta com modos diferentes para cada ocasião, dentro de um diálogo marcado pelo estudo das diferentes realidades sociais.Os temas alteram-se e o homem assume uma nova forma de se por, se ver e definir o mundo. Ele é o sujeito descobridor da linguagem. Uma linguagem que na contemporaneidade tem na informática uma nova visibilidade.

4 O diálogo por sua clareza e simplicidade é a forma clássica da comunicação verbal. Neste sentido a construção da comunicação ocorre no interior das relações entre os indivíduos e, através da fala, os mesmos pretendem compreender e serem compreendidos, exercendo mutuamente os papéis de ouvinte e interlocutor.(Baktin,1997,p.295)

5 A CONTEMPORANEIDADE E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS O momento pós- moderno é marcado pelo conhecimento, pela revisão dos paradigmas e nada foge a esta revisão. A comunicação é a ponte que liga o homem ao seu interior e exterior responsabilizando-se pela plena expressão do ser humano e do seu estar no mundo.

6 As linguagens de hoje buscam revelar-se e revelar o sujeito de forma a atender a sua ânsia de comunicar-se de forma veloz e eficaz. Contudo as linguagens se multiplicaram conduzindo os sujeitos à diversidade de leituras do texto, do mundo e de si mesmo.

7 COMUNICAÇÃO A comunicação é essencial ao ser humano e sendo essencial, deve assegurar ao ser humano este direito básico de se comunicar. Os processos comunicativos tiveram inicio por necessidade de cooperação entre os homens eles precisavam se unir em busca de objetivos para a própria sobrevivência da espécie. A comunicação possibilitou e efetivou a criação dos elos necessários.

8 A S MUITAS FORMAS DE COMUNICAR A comunicação aparente A comunicação superficial A comunicação autoritária A comunicação real A comunicação autêntica

9 As primeiras formas de manifestação comunicativa do ser humano foram uma decorrência de uma relação cooperativa e de integração intragrupos, como é característica dos animais.A linguagem certamente surgiu da necessidade de colaboração entre os seres humanos e não da competição ou da hostilidade. Ao se aceitar esta afirmação, estabelecemos o principio da cooperação não apenas como uma proposição teórica alternativa, mas como um fundamento concreto do ser humano,ou seja, como categoria essencial, de ordem ontológica e antropológica.(Abdalla,2002,p.111 )

10 Michel Traber (2004):aponta que o núcleo central da comunicação é a noção de intersubjetividade – estar com os outros, retirada da filosofia que implica uma comunicação na liberdade, na igualdade e na solidariedade.Nossa vida é essencialmente orientada para os outros, para os nossos semelhantes.O homem é um ser social.

11 Em suma a essência do ser humano como ser social é constituída e aperfeiçoada pela linguagem.Estar com os outros no mundo ou ser intersubjetivo, só é possível e realizável na transcendência pessoal da comunicação. Quando nós somos privados dessa integralidade não podemos viver vidas dignas da natureza humana. Sendo assim, a linguagem é a construção simbólica humana que permite construir e manter os relacionamentos.(Traber,2004,p.4)

12 O discurso,expresso pela linguagem torna-se caminho comunicativo entre os homens.É pela linguagem que se estabelece a comunicação, necessidade humana essencial a sobrevivência. As novas necessidades e os novos cotidianos que vão emergindo exigem cada vez mais o aprimoramento da comunicação.

13 A informática, em que linguagem ela se sustenta para efetivar uma comunicação? Na linguagem algarítmica. A comunicação da era da informática- o algoritmo-deve fornecer um caminho de encontro e não de choque entre o ser que quer sair, que almeja se expandir,sem perder a identidade. De outra forma a comunicação deve representar em sua totalidade, ou em uma parte considerável toda a essência daquele que a transporta.

14 N OVAS T ECNOLOGIAS Exigem novas maneiras de comunicação Internet Redes sociais Mídias sociais Sites Blogs Games Celulares/iped,tablets,etc...

15 É chegada a época em que o homem está livre. Há somente uma uma única limitação: o seu próprio não entendimento por não saber usar a comunicação, o algoritmo, o repensamento, a lógica simples do pensar.A deslumbrante e libertadora abstração que verticaliza o pensamento e impele o homem a continuar criando e redesenhando mundos em tempos diferentes.

16 Obrigada


Carregar ppt "L INGUAGEM NA C ONTEMPORANIEDADE : AS VÁRIAS MANEIRAS DE SE COMUNICAR Heloisa H. Araújo Campos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google