A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entender as relações entre a natureza e as funções da ética. Entender o conceito de direitos humanos e as visões tradicional e contemporânea de cidadania.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entender as relações entre a natureza e as funções da ética. Entender o conceito de direitos humanos e as visões tradicional e contemporânea de cidadania."— Transcrição da apresentação:

1 Entender as relações entre a natureza e as funções da ética. Entender o conceito de direitos humanos e as visões tradicional e contemporânea de cidadania. Objetivos da aula 1/12

2 Busca fundamentos consensuais para os direitos humanos, princípios de conduta universalmente compartilhados capazes de sustentar o peso da diversidade de culturas, costumes, visões de mundo, convenções e comportamentos próprios das diversas sociedades. Trata do comportamento dos homens em sociedade. Como ciência investiga os fundamentos e a natureza das normas que regulam o comportamento individual e coletivo em um contexto sócio-histórico. 2/12 ÉTICA Fonte: rubensan.wordpress.com/2008/10/

3 3/12 CIDADANIA Conjunto formalmente definido de direitos e obrigações de um indivíduo perante a sociedade. Obrigações e direitos do indivíduo em sua relação com o Estado. Os direitos do cidadão e a própria ideia de cidadania não são universais no sentido de que eles estão fixos a uma específica e determinada ordem jurídico-política. (Benevides, 2004, p. 4).

4 DIREITOS HUMANOS...aquilo que é considerado um direito humano no Brasil, também deverá sê-lo com o mesmo nível de exigência, de respeitabilidade e de garantia em qualquer país do mundo, porque eles não se referem a um membro de uma sociedade política; a um membro de um Estado; eles se referem à pessoa humana na sua universalidade. (Benevides, 2004, p. 5). São universais e indivisíveis; Tem como alicerce a dignidade humana; Obrigações morais coletivas. 4/12

5 5/12 Agora que vimos as características de ética, cidadania e direitos humanos vamos pensar o que representam em nossas vidas. A ética representa as decisões que tomamos, certas ou erradas, em relação a nós mesmos ou aos outros. Exemplo: fumar afeta quem fuma e quem está a sua volta. A cidadania representa nossos direitos e deveres como parte de um país. Exemplo: pagar impostos e ter direito à saúde. Os direitos humanos representam as garantias que temos, como pessoa humana, em qualquer lugar do mundo. Exemplo: não ser torturado. C Ética Cidadania Direitos Humanos

6 6/12 Entenda melhor a diferença entre direitos humanos, ética e cidadania! Uma criança não tem certos direitos do adulto, nem tem deveres em relação ao Estado (cidadania), não é responsável pelos seus atos, nem em relação aos outros (ética); no entanto, ela tem integralmente o conjunto dos Direitos Humanos.

7 7/12 Na perspectiva dos direitos humanos, direitos e deveres são indissociáveis e possuem uma dimensão coletiva: não é só obrigação de cada indivíduo respeitar os direitos fundamentais dos outros, mas é dever da sociedade como um todo efetivá-los e garanti-los.

8 8/12 Os valores derivantes deste sentimento ético coletivo – liberdade de cada indivíduo, igualdade, solidariedade – são os fundamentos de uma visão ampliada de cidadania, ligada ao conceito de direitos humanos. A ética internacional, desenvolvida a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, reconhece uma dignidade intrínseca e inviolável em toda pessoa humana, à qual cada cultura, civilização, sistema filosófico ou tradição religiosa atribui diferentes fundamentos.

9 9/12 Como vimos a ética coletiva apresenta uma ampliação do conceito tradicional de cidadania: como o pleno exercício dos direitos que possibilitam a cada pessoa participar plenamente da vida política e social da sua comunidade. Você considera que cidadania e direitos humanos estão indissoluvelmente associados?

10 10/12 Cidadania e direitos humanos estão indissoluvelmente associados e ser cidadão ou cidadã significa ter garantidos e poder exercer livre e plenamente todos os direitos fundamentais que um indivíduo possui pelo simples fato de ser humano: tanto os civis e políticos como os econômicos, sociais, culturais e ambientais. SIM!

11 11/12 Um dos maiores desafios atuais é superar a noção tradicional de cidadania como conjunto de direitos e deveres vinculado a uma determinada ordem político- jurídica, e ampliá-la para que abranja a totalidade dos direitos universalmente reconhecidos como fundamento para a plena realização da dignidade humana. Desafio atual Ética, cidadania e direitos humanos: vamos falar sobre eles com nossos alunos ou colegas de trabalho?

12 Chegamos ao final desta aula. Guarde na memória! Existe uma relação estreita entre ética, direitos humanos e cidadania. 12/12 A ética define os princípios nos quais se fundamenta a construção histórica dos direitos humanos, cuja plena vigência representa a condição necessária e indispensável para a concretização da cidadania.


Carregar ppt "Entender as relações entre a natureza e as funções da ética. Entender o conceito de direitos humanos e as visões tradicional e contemporânea de cidadania."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google