A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUSTENTABILIDADE E SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUSTENTABILIDADE E SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1

2 SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Cérebro ÉTICO e ação HUMANA

3 A transformação dos impactos produzidos pelo ser humano no mundo, está vinculada a profundas alterações no entendimento do processo que produz a ação humana.

4 As pessoas se habituaram a colocar toda a atenção sobre o produto final da ação, como se fosse algo desligado de si mesmo.  

5 Não basta nos definirmos como seres inteligentes, criativos e transformadores da realidade – estas são características que compartilhamos com outras formas de vida na Terra.

6 O que nos faz humanos é a possibilidade de sermos benéficos, de termos domínio não só sobre a estratégia e a noção de resultado, mas também sobre a responsabilidade na repercussão de nossos atos.

7 Não estamos nos referindo somente a novas técnicas
Não estamos nos referindo somente a novas técnicas. Estamos falando de um novo ser humano, do exercício de novas habilidades e competências visando a manutenção da vida na diversidade das suas manifestações. Um ser sustentável.

8 O que nos caracteriza como humanos é o conjunto de valores que orienta o exercício ético das nossas inteligências, a serviço do bem comum. É o potencial benéfico que agrega consciência às nossas competências, e se praticado, pode nos tornar SUSTENTÁVEIS.

9 É recomendável adquirir o saudável hábito de identificar dentro de si, as origens do que se pretende colocar em ação. Ter clareza sobre o que se oferece ao mundo. Esta é uma busca interior.

10 Uma fase fundamental para vincular a ação ao universo da consciência, e deixar de atuar no mundo de forma automática, orientado por metas e expectativas de resultados produzidos totalmente fora de si mesmo.

11 Ou seja, não haverá um "fazer" diferente, enquanto não se transformar também o "sentir" e o "pensar", enquanto não se ampliar o poder de percepção e processamento mental, funções cognitivas e processos decisórios mais abrangentes e sistêmicos.

12 Cada ser humano atua em inúmeros ambientes, munido de seus potenciais, características e comportamentos. Trata-se do segundo nível da estrutura de conexões: as realizações em um determinado universo de atuação. Consciente ou inconscientemente, as pessoas estão permanentemente em ação. Discutir a qualidade desta ação, é também discutir o nível de consciência e responsabilidade que temos sobre ela.

13 Temos encarado a ação como um ato de produção e não de transformação.

14 Esta falta de consciência sobre a real importância de nossos atos, faz com que a ação seja irresponsável, quando não catastrófica. É esta tomada de consciência que identifica uma rede de relações interdependentes, estabelecida em nosso universo de ação. Isso corresponde à capacidade de pensar, agir e ser responsável de forma sistêmica.

15 Nossa ação no mundo não se inicia com o que efetivamente fazemos
Nossa ação no mundo não se inicia com o que efetivamente fazemos. Ela é gerada dentro de nós, e produz impactos no mundo interno e na realidade exterior.

16 O potencial é individual, a ação é local e a repercussão é planetária
O potencial é individual, a ação é local e a repercussão é planetária. Esses 3 níveis estão constantemente integrados. Não há como separá-los. Um ponto de vista integrador aplicado à nossa atuação, nos permite compreendê-la simultaneamente como criação, ação e repercussão.

17 Descobriu-se que solicitações verbais externas são eficazes para dar início a alguns comportamentos, mas não têm a mesma eficácia para interrompê-los ou redirecioná-los. Neste processo decisório, o diálogo interior é mais relevante do que a recomendação externa.

18 Está na hora de avaliar com lucidez e honestidade, o quanto temos sido competentes em praticar nossas boas intenções expressadas em missões, visões, valores, crenças, essências de marca, etc.

19 A demanda é por novas formas de pensar e agir que determinarão as condições de sobrevivência da humanidade. Este é o tamanho da nossa responsabilidade atual. Nessa hora, é bom saber que dispomos de uma inteligência ética, disponível para ser exercitada... a possibilidade existe.

20 Consumo consciente deixa de ser somente uma questão de mapear impactos, reduzir custos, simplificar processos, respeitar a natureza. Inclui de fato a relação cérebro e consciência. Ninguém é sustentável sem conhecer as bases de seu processo decisório, sem saber dominar e transformar impulsos e hábitos arraigados até na nossa dinâmica biológica. Não será repetindo o mesmo cérebro de sempre que o mundo irá mudar.

21 Tarefa difícil. Nem tanto. Possível. Com certeza. Válida
Tarefa difícil? Nem tanto. Possível? Com certeza. Válida? Mais do que isso, urgente e necessária. O coração se emociona. O conhecimento se expande. O ser humano cresce. E a vida agradece.

22 O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO HOJE PARA A REALIZAÇÃO DOS SEUS SONHOS?
O QUE IMPEDE VOCÊ DE FAZER AGORA?


Carregar ppt "SUSTENTABILIDADE E SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google