A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann. RELAÇÕES DE TRABALHO; RELAÇÕES DE GÊNERO 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann. RELAÇÕES DE TRABALHO; RELAÇÕES DE GÊNERO 2."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann

2 RELAÇÕES DE TRABALHO; RELAÇÕES DE GÊNERO 2

3 Nossos objetivos nesse encontro: Compreendermos como se dão as relações de trabalho e de gênero e os conflitos sociais, econômicos e culturais decorrentes e afirmação dos direitos sexuais, bem como dos direitos laborais como direitos humanos.

4 Época triste a nossa em que é mais fácil dividir o átomo que quebrar preconceitos. (Albert Einstein) vilamulher.terra.com.br

5 Identidade de gênero e identidade sexual A identidade de gênero, é um constructo constituído por vários componentes estruturados em diferentes épocas e por várias influências.

6 Gênero Para Grossi (2005), gênero é uma construção cultural, processado na educação formal e informal de homens e mulheres, contrariamente do senso comum, que compreende que biologicamente o sexo, por si só, determina os comportamentos masculinos e femininos.

7 Gênero / Sexo Gênero: Maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas diferentes sociedades, no transcorrer da história. Sexo: Diferenças anátomo-fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres.

8 Identidade Sexual : conjunto de características sexuais que diferenciam cada pessoa das demais e que se expressam pelas preferências sexuais, sentimentos ou atitudes em relação ao sexo. É o sentimento de masculinidade ou feminilidade que acompanha a pessoa ao longo da vida. Nem sempre está de acordo com o sexo biológico ou com a genitália da pessoa.

9 As desigualdades de gênero foram construídas historicamente, em decorrência de um modelo de sociedade, marcadamente Patriarcal, baseado numa forte organização sexual hierárquica, partindo do domínio masculino na esfera familiar, transposta para a esfera pública. Na contraposição dessa organização social, nasce o Feminismo, tendo características de um movimento social e político, com objetivo de igualdade dos sexos.

10 A Mulher no Mercado de Trabalho As mulheres constituem 70% dos mais pobres no mundo, nos últimos 20 anos, o número de mulheres que vive abaixo da linha de pobreza cresceu 50%; No Brasil, de todas as pessoas que recebem o salário mínimo, 53% são mulheres; o preço da hora de trabalho de uma mulher chega, em média, a custar 14,3% a menos do que aquela paga a um homem; As mulheres representam a maioria dos trabalhadores em tempo parcial e do setor informal e têm uma taxa de desemprego maior que o setor masculino.

11 Questões de gênero Para Ivone Gebara, quando começamos a refletir sobre as relações entre mulheres e homens nos damos conta que quase que espontaneamente nossas sociedades atribuem mais poder, maior valor, maior força organizativa, maior força política aos homens e deixam as mulheres em segundo plano. sexismoemisoginia.blogspot.com

12 feminismoaqui.tumblr.com

13 Novas relações mundiais implicam numa nova compreensão do lugar do ser humano – mulheres e homens – no conjunto das instituições sociais e nos ecossistemas. Entretanto, sabemos bem, que um novo mundo de relações não acontece de uma hora para outra. Ele vai se preparando lentamente ao longo de séculos de História até que passa a ter maior visibilidade e passa a integrar os novos comportamentos sociais.

14

15 Pesquisa realizada pela Unesco em 2004 nas escolas brasileiras, demonstrou que há preconceito de pais, professores e alunos em relação à homossexualidade. Nessa pesquisa, ¼ dos estudantes não gostaria de ter um colega homossexual e por volta de 15% deles acreditam que homossexualidade é uma doença.

16 Homossexuais – indivíduos que têm orientação sexual e afetiva por pessoas do mesmo sexo. Gays – indivíduos que, além de se relacionarem afetiva e sexualmente com o mesmo sexo, têm estilo de vida de acordo com essa preferência, vivendo sua sexualidade abertamente. Bissexuais – relacionam-se com qualquer dos sexos. Alguns assumem publicamente, outros não. Lésbicas – homossexuais femininas.

17 Transgêneros – engloba travestis e transexuais. É homem no sentido fisiológico, mas se relaciona com o mundo como mulher. Transexuais – pessoas que não aceitam o sexo que ostentam anatomicamente, sendo o fato psicológico predominante (geralmente fazem cirurgia de mudança de sexo). A modelo Lea T. www1.folha.uol.com.br

18 O Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH II) de 2002, contém uma seção dedicada ao assunto, com 15 ações a serem adotadas pelo Governo Federal, para o combate à discriminação por orientação sexual.

19 Importante! A homossexualidade foi retirada da relação de doenças pelo Conselho Federal de Medicina em O Conselho Federal de Psicologia determinou que nenhum profissional deve exercer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, em A proibição de discriminação por orientação sexual consta de três Constituições Estaduais no Brasil: Sergipe, Pará e Mato Grosso.

20 RELAÇÃO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO

21 Noção de relação de trabalho Pelo trabalho o homem se vincula, é dizer se relaciona, com o mundo físico e com o mundo cultural de todos os homens. valeriareani.com.br

22 A existência humana seria garantida, aqui, pelo trabalho, em que pese o fato de muitos homens trabalham e não conseguem garantir sua subsistência, enquanto outros tantos – muito menos que aqueles, é verdade – não trabalho e esbanjam existência. blog-emunah.com

23 As diversas relações de trabalho ao longo da história Segundo Mozart Victor Russomano temos: "regime da escravidão, regime da servidão, regime das corporações, regime das manufaturas e, finalmente o regime do salariato" (1984: 105).

24 Escravidão na Antiguidade

25 Servidão na Idade Média globomidia.com.br

26 Regime das corporações cidademedieval.blogspot.com

27 Regime das manufaturas hid0141.blogspot.com

28 Regime salariato

29 Flexibilização das relações de trabalho Terceirização Quarteirização Trabalho temporário Precarização das condições do trabalho

30 Por hoje é só. Não deixe de resolver as questões no ambiente da webaula para testar seus conhecimentos gerais e específicos!!!


Carregar ppt "Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann. RELAÇÕES DE TRABALHO; RELAÇÕES DE GÊNERO 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google