A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campanha de Prevenção DST/Aids. Carnaval 2010. Público Mulheres jovens Jovens gays De 16 a 24 anos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campanha de Prevenção DST/Aids. Carnaval 2010. Público Mulheres jovens Jovens gays De 16 a 24 anos."— Transcrição da apresentação:

1 Campanha de Prevenção DST/Aids. Carnaval 2010

2 Público Mulheres jovens Jovens gays De 16 a 24 anos

3 Dados Epidemiológicos

4 Fonte: Boletim Epidemiológico – PN-DST/AIDS 2009 A epidemia cresce entre meninas… Na faixa etária de 13 a 19 anos o número de casos de aids é maior entre as mulheres jovens. A inversão apresenta-se desde Em 1986, a razão era de 15 casos de aids em homens para cada caso em mulheres, e a partir de 2002, a razão de sexo estabilizou-se em 15 casos em homens para cada 10 mulheres.

5 HSH jovens são mais expostos… Entre homens que fazem sexo com homens ocorre uma tendência de estabilização. Entretanto, na faixa etária de 13 a 24 anos, há um aumento na proporção de casos de aids. Entre jovens do sexo masculino, na categoria de exposição sexual, há maior transmissão em homossexuais (34%) Fonte: Boletim Epidemiológico – PN-DST/AIDS 2009

6 Homens Jovens de 13 a 24 anos de idade. A principal forma de transmissão é homossexual. Fonte: Boletim Epidemiológico – PN-DST/AIDS 2009 Dados preliminares para os últimos 5 anos.

7 Dados Comportamentais

8 Fonte: PCAP 2008 Uso do preservativo Apesar de usarem mais o preservativo, o uso não é consistente. Além disso, jovens têm mais parceiros casuais. Depois da primeira relação sexual esse uso cai de 61% para 50% nas relações casuais. Entre as mulheres jovens sexualmente ativas, somente 34% delas usaram preservativo em todas as relações casuais. Entre os homens jovens, 58% afirmaram ter usado o preservativo em todas as relações sexuais com parceiros ou parceiras casuais. É nessa faixa etária que se registra o maior número de parceiros casuais: 15% dos jovens tiveram mais de cinco parcerias eventuais.

9 Pesquisa de Grupo Focal – Praxian, 2009 Existe ainda um distanciamento dos jovens em relação às doenças: não vai acontecer comigo. Em relação à prevenção: O que pensam os jovens…

10 Pesquisa de Grupo Focal – Praxian, 2009 O que pensam os jovens… O não uso do preservativo está relacionado principalmente a quebra do clima. O jovem quer aproveitar o máximo de tudo o que a vida pode oferecer. Em relação ao preservativo:

11 Pesquisa de Grupo Focal – Praxian, 2009 O que pensam os jovens… Em relação ao teste: A recusa em realizar o exame está relacionada ao medo: não saber que tem o HIV é melhor, a ansiedade em relação a adoecer leva a negação da possibilidade de ter o vírus; Muitos jovens não sabem da existência do teste, muito menos do teste rápido.

12 A Campanha

13 Estimular o uso do preservativo. Estimular a realização do diagnóstico de HIV. Objetivos

14 Estratégia: Dividir a veiculação em dois momentos: Antes do carnaval: campanha de prevenção. Depois do carnaval: campanha de testagem.

15 Antes do Carnaval:

16 Hot Site

17 Depois do Carnaval:


Carregar ppt "Campanha de Prevenção DST/Aids. Carnaval 2010. Público Mulheres jovens Jovens gays De 16 a 24 anos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google