A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Falando da presença da a PdD na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Falando da presença da a PdD na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Falando da presença da a PdD na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão

2 O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Essas vislumbradas: Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho, n. 3)... Documento de Aparecida. N. 99ª...

3 Essas vislumbradas: Verbum Domini, ns. 1, 3 e DGAE – , ns ; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL

4 1. O CONTEÚDO DA ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Como chegamos à ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? movimento bíblico Do movimento bíblico (antes do Vat. II) pastoral bíblica > para uma pastoral bíblica (com o Vat. II) animação bíblica da pastoral > em vista de uma animação bíblica da pastoral (com o Sínodo e VD).

5 Já era o espírito da DV n. 21: toda a pregação da Igreja, como a própria religião cristã, seja alimentada e regida pela Sagrada Escritura.

6 A Bíblia – enquanto contém a Palavra de Deus, viva e eficaz: nutre a VOCACÃO, a FORMACÃO, a ESPIRITUALIDADE e a MISSÃO de todo o discípulo missionário, logo de toda a sua ação evangelizadora.

7

8 Entender, construir e assumir a PdD como a alma/coração de toda a pastoral, > de toda a ação evangelizadora, > de tudo o somos e fazemos.

9 A ABP exige e leva a uma PASTORAL DE COMUNHÃO (de conjunto e orgânica) > conversão pastoral.

10 Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Na Igreja encontramos a PdD... Na PdD encontramos o LOGOS DIVINO – Jesus Cristo, a Palavra de Deus encarnada...

11 Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Por isso – diz Bento XVI na Verbum Domini – cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ela está no início e no fim de tudo, e nEle todas as coisas subsistem (cf. Cl 1, 17).

12 Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias a nossa vida. Dessa forma, a Igreja sempre se renova e rejuvenesce graças à Palavra do Senhor, que permanece eternamente (cf. 1 Pd 1,25; Is 40,8) (VD n. 124).

13 Como entender a ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL? Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias a nossa vida. Dessa forma, a Igreja sempre se renova e rejuvenesce graças à Palavra do Senhor, que permanece eternamente (cf. 1 Pd 1,25; Is 40,8) (VD n. 124).

14 As SE proporcionam esse encontro com o LOGOS DIVINO quando lidas * como PdD vivida (experiência de Deus do Povo de Deus); * como PdD falada (tradição oral do Povo de Deus); * como PdD escrita (tradição escrita do Povo de Deus).

15 - Assim as SE se tornam: * caminho de conhecimento e interpretação da Palavra; * caminho de comunhão e oração da Palavra; * caminho de proclamação e evangelização da Palavra.

16 Com isso a PdD deve ser inspiradora (alma- coração) de todas as fases da ação evangelizadora nas casas, nas comunidades, nas paróquias e nas dioceses: a reflexão e o discernimento, a tomada de decisões e o planejamento, a execução e a avaliação (cf. Dap n. 371)

17 Dito como metáfora: a Palavra de Deus não pode ser um ramo a mais do conjunto da árvore que é a Igreja, mas a seiva que corre por seu tronco e nutre todos ramos.

18 Os bispos em Aparecida, por sua vez, aludem à metáfora do farol para falar da Sagrada Escritura que ilumina e guia o caminho e a ação evangelizadora da Igreja (cf. DAp n. 180).

19 Onde a evangelização aí deve estar a seiva e a luz da Palavra de Deus que, com sua multiforme presença anima o anúncio e a realização do Reino de Deus.

20 A Palavra de Deus contida nas SE deve suscitar, formar e acompanhar a vocação, a espiritualidade e a missão do discípulo missionário de Jesus Cristo e dá conteúdo às ações organizadas da Igreja em sua missão de fazer discípulos a todos os povos (Mt 28, 19).

21 Desta forma, além de ser a alma da Teologia (DV n. 24), a Palavra de Deus está chamada a converter-se em alma da ação evangelizadora da Igreja (DP n. 372; Dap 248 e DV n 1; 2 e 73). Desta forma, além de ser a alma da Teologia (DV n. 24), a Palavra de Deus está chamada a converter-se em alma da ação evangelizadora da Igreja (DP n. 372; Dap 248 e DV n 1; 2 e 73).

22 II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL 1. Para que serve a Animação Bíblica da Pastoral? Decisivo aqui é o número 248 do Dap.

23 II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL Faz-se, pois, necessário propor aos féis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade. Essa proposta será mediação de encontro com o Senhor se for apresentada a Palavra revelada, contida na Escritura, como fonte de evangelização. Os discípulos de Jesus desejam alimentar-se com o Pão da Palavra: querem chegar à interpretação adequada dos textos bíblicos, empregá-los como mediação de diálogo com Jesus Cristo, e a que sejam alma da própria evangelização e do anúncio de Jesus a todos.

24 II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL Por isso, a própria evangelização e do anúncio de Jesus a todos. Por isso, a importância de uma pastoral bíblica, entendida como animação bíblica da pastoral, que seja escola de interpretação ou conhecimento da Palavra, de comunhão com Jesus ou oração com a Palavra, e de evangelização inculturada ou de proclamação da Palavra. Isso exige, da parte dos bispos, presbíteros, diáconos e ministros leigos da Palavra, uma aproximação à Sagrada Escritura que não seja só intelectual e instrumental, mas com coração faminto de ouvir a Palavra do Senhor (Am 8,11) (cf. Dap 248)

25 II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL A ABP a partir do Dap 248 (no texto ilumino com o episódio do diácono Felipe encontrando-se com o eunuco etíope- At 8, 26-40) três funções: > três funções:

26 II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL 1ª função: ser CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA; Deus fala através do humano... = formação bíblica

27 II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL 2ª função: ser CAMINHO DE COMUNHAO E ORAÇAO DA PALAVRA Deus fala para tornarmos-nos humanos /divinos em Jesus Cristo... = espiritualidade bíblica

28 II. A FINALIDADE DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL 3ª função: ser CAMINHO DE PROCLAMAÇAO E EVANGELIZACÃO DA PALAVRA Deus fala para ser Boa -Nova de vida plena para a transformação da sociedade = ardor bíblico

29 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? - Levar em consideração a situação vital dos interlocutores... Estamos numa mudança de época: traz grandes desafios para a contextualização sócio-cultural- religiosa da ABP.

30 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? - Pela a análise da mudança de época (cf. Dap e DGAE 17-24) constata-se que nossa sociedade contemporânea caminha em três direções:

31 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? 1ª uma sociedade cada vez mais pluriétnica, pluricultural e plurireligosa; 2ª uma sociedade cada vez mais tecnológica, cientifica e midiática/virtual; 3ª uma sociedade cada vez mais globalizada secularista e desumana.

32 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? Estas três direções da sociedade contemporânea mexem profundamente com a pessoa, a comunidade e a sociedade.

33 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? Sem deixar de perceber os aspectos positivos, é preciso ter me conta que a pessoa está cada vez mais vazia de sentido e de perspectiva transcendente, a comunidade está cada vez mais fragmentada e carente de relações pessoais e a sociedade está cada vez mais criadora de exclusão e de violência social.

34 2. O que a Animação Bíblica da Pastoral pretende? Diante disso, só a PdD pode dar sentido e finalidade última para a pessoa, dar consistência e espírito solidário para a comunidade e criar inclusão e paz para a sociedade.

35 2.1- CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA para a RE-SIGNIFICAÇAO DA EXISTENCIA HUMANA - Responde ao desafio de uma sociedade cada vez mais pluriétnica, pluricultural e plurireligiosa. - Perigo da pessoa tornar-se cada vez mais vazia sentido e sem perspectiva de transcendência.

36 2.1- CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA para a RE-SIGNIFICAÇAO DA EXISTENCIA HUMANA A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA, é de re- significar a existência humana.

37 LEITURA das SE em chave cristológica e antropológica. Como CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA constrói a dimensão eclesial da catequese.

38 - A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE COMUNHÃO E ORAÇÃO DA PALAVRA, é para estabelecer a relação pessoal e comunitária com o Senhor. LEITURA das SE em chave eclesiológica e orante. Como CAMINHO DE COMUNHÃO E ORAÇÃO DA PALAVRA constrói a dimensão eclesial da liturgia.

39 2.3- CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA para o ANUNCIO DA VIDA NOVA E PLENA -Responde ao desafio de uma sociedade cada vez mais globalizada, secularista e desumana. - Perigo da sociedade tornar-se criadora de exclusão e violência social.

40 2.3- CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA para o ANUNCIO DA VIDA NOVA E PLENA - A finalidade da ABP, enquanto CAMINHO DE PROCLAMAÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA, é de anunciar a Vida nova e plena a todos.

41 2.3- CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA para o ANUNCIO DA VIDA NOVA E PLENA LEITURA das SE em chave soteriológica e evangelizadora. Como CAMINHO DE PROCLAMAÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA constrói a dimensão eclesial da caridade.

42 III- LINHAS DE ACAO - O que é básico - No CAMINHO DE CONHECIMENTO E INTERPRETAÇAO DA PALAVRA - No CAMINHO DE COMUNHÃO E ORAÇÃO DA PALAVRA - No CAMINHO DE PROCLAMÇÃO E EVANGELIZAÇAO DA PALAVRA


Carregar ppt "O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL Falando da presença da a PdD na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google