A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?. Como você definiria Deus? Quais as fontes para conhecermos a Deus? Ok, Deus existe. Mas que Deus é este?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?. Como você definiria Deus? Quais as fontes para conhecermos a Deus? Ok, Deus existe. Mas que Deus é este?"— Transcrição da apresentação:

1 DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?

2 Como você definiria Deus? Quais as fontes para conhecermos a Deus? Ok, Deus existe. Mas que Deus é este?

3 ARGUMENTOS SOBRE EXISTIR DEUS – NA CRIAÇÃO: 1- A criação de um modo geral, sobretudo do Universo provam a existência de um Criador: - É possível ter a criação sem criador? - Deus apenas criou? Teísmo versus Deísmo 2- Há no Universo ordem e leis que comprovariam a existência de um Ser que nos deu tais características: - Este ser só poderia ser o Deus do cristianismo?

4 CONTINUAÇÃO: 3- O homem é um ser moral e isto prova que ele foi criado por um Ser moral, Onisciente e Bom entre outras coisas. - A moralidade não seria uma convenção da sociedade? Estes argumentos comprovam a existência lógica de um Deus criador, mas mais adiante veremos: será este o nosso Deus?

5 ARGUMENTOS SOBRE EXISTIR DEUS – NO SER HUMANO: 1- A História da Humanidade que sempre teve a busca pelo divino: o índio Pachacutec no livro O Fator Melquisedeque 2- A percepção do mundo espiritual – só podemos ter percepção daquilo que existe (apostila) 3- A capacidade do homem de ter fé 4- A experiência cristã: Cristo existir historicamente e transformar hoje vidas, todo o movimento do Cristo no decorrer da história.

6 OBJEÇÕES A EXISTÊNCIA DE DEUS: 1- OBJEÇÃO INTELECTUAL: É uma lei natural que rege e controla tudo no universo, não há necessidade de Deus. Refutação: é justamente o fato de existir uma lei que rege que comprova que há um Legislador – Criador – Deus. 2- OBJEÇÃO MORAL: Porque um Deus bom permite que coisas ruins aconteçam no mundo. Refutação: o livre arbítrio – o fato de Deus continuar amando e cuidando de seres que escolheram se rebelar só prova mais ainda a existência de Seu amor.

7 REVELAÇÃO DE DEUS: Revelação é a manifestação que Deus faz de Si mesmo e a compreensão, parcial embora, da mesma manifestação por parte dos homens. - Deus se revela parcialmente ou o homem O compreende parcialmente? O que se revela é o próprio Deus e não apenas alguma coisa a respeito de Deus - Concorda com isto? Porque?

8 RECAPITULANDO – IMPORTANTE: O Universo, a História Universal, as Percepções Humanas, a Fé e a Experiência Cristã são razões que podem provar a existência de Deus. A.B Langston assim define Deus: - Deus é Espírito Pessoal: a natureza de Deus - Perfeitamente Bom: o caráter de Deus - Em Santo Amor: a motivação de Deus - Cria, Sustenta e Dirige Tudo: a relação de Deus com o Universo


Carregar ppt "DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?. Como você definiria Deus? Quais as fontes para conhecermos a Deus? Ok, Deus existe. Mas que Deus é este?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google