A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Foi no Concílio de Nicéia em 325 d.C que definiu-se esta doutrina:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Foi no Concílio de Nicéia em 325 d.C que definiu-se esta doutrina:"— Transcrição da apresentação:

1 Foi no Concílio de Nicéia em 325 d.C que definiu-se esta doutrina:
A DOUTRINA DA TRINDADE A palavra trindade não aparece nas Escrituras, porém em toda ela há indícios e comprovações da Trindade. Foi no Concílio de Nicéia em 325 d.C que definiu-se esta doutrina: “O Dogma da Trindade - A trindade é o termo empregado para indicar a doutrina central da religião cristã - a verdade de que na divindade há três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, estas Três Pessoas sendo realmente distintas uma da outra. Assim, nas palavras do credo Atanasiano: `O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; e, no entanto, não são três deuses, mas Deus é um só.'” - The Catholic Encyclopedia Vol. XV - pg. 47.

2 UNICISMO, TRITEÍSMO E TRIUNIDADE
Há muitas religiões que defendem o triteísmo, como exemplo citamos os Mórmons e os Testemunhas de Jeová, que não crêem que Pai, Filho e Espírito Santo são da mesma “essência”, são iguais em divindade e atributos. A Triunidade é a crença de que há UM Deus que existe em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Os Unicistas crêem que existe apenas UM Deus, mas que Pai, Filho e Espírito Santo são manifestações deste mesmo Deus único.

3 A DIFERENÇA ENTRE UNICIDADE E TRIUNIDADE
Então os unicistas crêem que há um Deus que se expressa de três formas: Pai, Filho e Espírito Santo. Dizem, por exemplo, que quando Jesus orava era sua natureza humana orando a sua natureza divina. Ex: Como você “fulano”, que é uma pessoa mas desempenha vários papéis: pai, trabalhador e marido, por exemplo. A doutrina da triunidade crê que Deus é um em essência, mas que co-existe e se revela em 3 pessoas distintas (porém iguais em divindade, atributos, etc...): o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

4 O DUALISMO Há ainda os dualistas que crêem que o Pai é Deus. Crêem que Jesus é Deus. Mas que o Espírito Santo não é Deus, é uma força, uma emanação ou coisa semelhante. ENFATIZANDO: como veremos a seguir a doutrina entendida de toda a Escritura é a da TRIUNIDADE.

5 Textos que são usados para tentar defender que há um só Deus e que Pai, Filho e Espírito, portanto, são expressões deste único Deus “Não há outro Deus, senão um só... Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós, também por ele.” - I Coríntios 8:4 [u.p.] e 6. “[Há]... um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.” - Efésios 4:6. “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” - I Timóteo 2:5. “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” - João 17:3.

6 O que estes textos dizem?
Eles afirmam a doutrina da triunidade, porque cremos que Deus é um só em essência, e ao mesmo tempo mostram que há mais de uma pessoa na divindade: ou seja triunidade = uma essência e três pessoas distintas. Além de Colossenses 2:9, no batismo de Jesus e na Transfiguração, outros textos sobre o assunto: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” - João 1:1.   “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.” - Isaías 9:6.   “Deles são os patriarcas, e deles descende Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente.” - Romanos 9:5.   “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos...” - Hebreus 1:8.  

7 ENTÃO: BATISMO EM NOME DE JESUS OU EM NOME DA TRINDADE?
O testemunho dos “pais da Igreja” e da Didaquê, que antecedem o Concílio de Nicéia recomendam o batismo em nome da Trindade: No capítulo 22, diz assim: “Agora, concernente ao batismo, o bispo ou presbítero, como já temos instruído, deve batizar conforme o Senhor ordenou ao dizer: “Ide por todo o mundo e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Esta informação é importante porque os unicistas dizem que houve alteração no texto original de Mateus 28 após o Concílio de Nicéia.

8 Batizar em nome da Trindade, o que dizer dos textos abaixo:
Atos 2:38 – “...seja batizado em nome de Jesus Cristo.” Atos 8:16 – “...haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.” Atos 10:48 – “...batizados em nome de Jesus Cristo.” Atos 19:5 – “...foram batizados em o nome do Senhor Jesus.” Cremos que as Escrituras ao dizerem no batismo no nome de Jesus estavam ensinando que o batismo é pelo crer em Jesus como único Salvador, e não que a fórmula batismal deveria ser só no nome de Jesus (haja visto as variações nos próprios textos acima). Ou seja, quem crê no nome de Jesus deve ser batizado na presença da trindade, como ocorreu no batismo do Senhor Jesus, aonde ali estava a Trindade presente!

9 CONCLUSÃO: Assim creio que o problema maior não está no uso da fórmula batismal, ou seja se é dito em nome da Trindade ou apenas de Jesus. O problema é se este batismo apenas no nome de Jesus refletir a doutrina unicista conforme vimos nos slides anteriores, o que é anti-bíblico. No sentido de crer erroneamente que Pai, Filho e Espírito Santo são emanações de um Deus, e não 3 pessoas distintas dentro da divindade (um único Deus).

10 Principais grupos unicistas modernos -Igreja Evangélica Voz da Verdade (IEVV); -Igreja Só Jesus; -Igreja Local (Witness Lee) -Adeptos do Nome Yehoshua e Suas Variantes; -Tabernáculo da Fé. -A Voz da Pedra Angular (Willian Soto Santiago) -Ministério Internacional Creciendo en Gracia -Igreja Cristo Vive (do apostolo Miguel Ângelo) -Pentecostal Novo Nascimento em Cristo e outras...


Carregar ppt "Foi no Concílio de Nicéia em 325 d.C que definiu-se esta doutrina:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google