A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da silva correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da silva correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da silva correa
Filosofia Prof. Everton da silva correa

2 O aparecimento da lógica (A dialética platônica)
https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

3 Soluções No momento de seu apogeu, isto é, na época de Platão e Aristóteles, a filosofia ofereceu as duas soluções mais importantes para o problema da contradição-mudança e identidade-permanência dos seres. São elas: A dialética platônica; A analítica aristotélica.

4 Platão (em grego antigo: Πλάτων, transliter ação Plátōn, “amplo”, Atenas, 428/427  – Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático  do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. A dialética platônica

5 Heráclito tinha razão Platão considerou que Heráclito tinha razão no que se refere ao mundo material ou físico, pois a matéria é o que está sujeito a mudanças contínuas e as oposições internas. Esse mundo é chamado por Platão de mundo sensível e nele há o devir permanente.

6 No entanto, Dizia Platão, o mundo sensível é uma aparência (é o mundo dos prisioneiros da caverna), é uma cópia ou sombra do mundo verdadeiro e real.

7 Parmênides tinha razão
Nesse sentido, Parmênides é quem tem razão. O mundo verdadeiro é o das essências imutáveis, portanto, sem contradições nem oposições, sem transformações, onde nenhum ser passa para o seu contraditório. Esse mundo das essências ou das ideias é chamado por Platão de mundo inteligível.

8 Como passar do sensível ao inteligível?
Como sair da caverna? Como passar do sensível ao inteligível? Por meio de um método chamado dialética.

9 Definindo Dialética: palavra composta pelo prefixo día, que quer dizer “dois”, e da terminação lética, derivada de lógos e do verbo legein, cujo significado é “contar”, “reunir”, “calcular”.

10 Dialética? Como a própria palavra indica, dialética é um diálogo, uma conversa em que cada um possui opiniões opostas e deve argumentar de modo a superar essas opiniões contrárias e chegar a verdade. Devem passar de imagens contraditórias a conceitos idênticos para todos os pensantes.

11 Em outras palavras, A dialética é um procedimento com o qual passamos dos contrários ao idêntico, das opiniões contrárias à identidade da ideia, das oposições do devir à unidade da essência.

12 Procedimento intelectual e linguístico
A dialética platônica parte de alguma coisa que deve ser dividida em duas partes contrárias, de modo que se conheça sua contradição e se possa determinar qual dos contrários é verdadeiro e qual é o falso. Partindo de sensações, imagens, opiniões contraditórias sobre alguma coisa, a dialética vai separando os opostos em pares, mostrando que um dos termos é aparência e ilusão e o outro, verdadeiro, até chegar à essência da coisa.

13 Concluindo Superar os contraditórios e chegar ao que é sempre idêntico a si mesmo é a tarefa da discussão dialética, que revela: O mundo sensível como heraclitiano (a luta dos contrários, a mudança incessante) E o mundo inteligível como parmenidiano (a perene identidade consigo mesma de cada ideia ou de cada essência).

14 Explique o que é a dialética platônica.
Questões Explique o que é a dialética platônica.

15 FIM Referência: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, p. 136.


Carregar ppt "Prof. Everton da silva correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google