A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da silva correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da silva correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da silva correa
Filosofia Prof. Everton da silva correa

2 A religião https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

3 A palavra... Religião: a palavra religião vem do latim religio, formada pelo prefixo re (“outra vez”, “de novo”) e o verbo ligare (“ligar”, “unir”, “vincular”).

4 Quais as partes vinculadas?
A religião é um vínculo Quais as partes vinculadas? O mundo profano e o mundo sagrado, isto é, a natureza e as divindades que habitam a natureza ou um lugar separado da natureza.

5 A sarça ardente

6 Nas culturas... Nas várias culturas, essa ligação é simbolizada no momento de fundação de uma aldeia, vila ou cidade: o guia religioso traça figuras no chão (círculo, quadrado, triângulo) e repete o mesmo gesto no ar (na direção do céu, ou do mar, ou da floresta, ou do deserto). Esses dois gestos delimitam um espaço novo, sagrado (no ar) e consagrado (no solo). Nesse novo espaço erguem-se o santuário (em latim, templum, “templo”) e à sua volta os edifícios da nova comunidade.

7 A fundação... A cerimônia da ligação fundadora aparece, por exemplo, na religião judaica, quando Deus doa ao povo o lugar onde deve habitar – a Terra Prometida –, indica o espaço onde o templo deverá ser edificado, e onde será colocada a Arca da Aliança. A fundação do espaço coletivo circunscreve um lugar determinado, e a Arca, que contém a lei divina escrita, é um símbolo de ligação que recorda a primeira ligação: o sinal natural oferecido a Noé, isto é, o arco-íris.

8 Sacralização e consagração
Por meio da sacralização e da consagração, a religião cria a ideia de espaço sagrado. Os céus, o monte Olimpo (na Grécia), as montanhas no deserto (em Israel), templos e igrejas (nas nossas cidades) são santuários. Em certas religiões, esses lugares são a morado dos deuses, em outras, o lugar onde o deus se manifesta.

9 O espaço da vida comum separa-se do espaço sagrado:
No espaço sagrado vivem os deuses, são feitas as cerimônias de culto, são trazidas oferendas e feitas preces com pedidos às divindades; No espaço da vida comum, transcorre a vida profana dos humanos. A religião organiza o espaço dando-lhe qualidades humanas ou qualidades culturais (espirituais), diversas das simples características naturais.

10 Questões Por que a religião é vínculo? O que ela vincula?
Explique como, em várias culturas, a ligação entre o sagrado e o profano é simbolizada no momento de fundação de uma aldeia ou cidade. Exemplifique um caso de cerimônia religiosa em que aparece a ligação fundadora ou a religio. Que é o espaço sagrado? Como se distingue do espaço profano?

11 FIM Referência: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, p


Carregar ppt "Prof. Everton da silva correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google