A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/PROF.EVERTONCORREA Filosofia 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/PROF.EVERTONCORREA Filosofia 1."— Transcrição da apresentação:

1 HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/PROF.EVERTONCORREA Filosofia 1

2 PROF. EVERTON DA SILVA CORREA Ritos e objetos simbólicos II 2

3 A religião não sacraliza apenas o espaço e o tempo, mas também seres e objetos do mundo, que se tornam símbolos de algum fato religioso. O Japamala é o rosário hinduísta, posteriormente também adotado pelo budismo. É composto de 27, 54 ou 108 contas, subdivididas em grupos de 27 e acrescidas de mais uma, chamada de Meru ou Conta Guru, que simboliza a Fonte Espiritual ou o Mestre. 3

4 Os seres e objetos simbólicos são retirados de seu lugar costumeiro, assumindo um sentido novo para toda a comunidade – protetor, perseguidor, benfeitor, ameaçador. 4

5 Tabu 5 Sobre esse ser ou objeto recai a noção de tabu (palavra polinésia que significa intocável): É um interdito, ou seja, não pode ser tocado nem manipulado por ninguém que não esteja religiosamente autorizado para isso.

6 Exemplos 6 É assim, por exemplo, que certos animais se tornam sagrados ou tabus, com a vaca na Índia, o cordeiro perfeito consagrado para o sacrifício da Páscoa judaica, o tucano para a nação indígena Tucana.

7 Puro ou impuro? 7 Os tabus se referem ou a objetos e seres puros ou purificados para os deuses, ou a objetos e seres impuros, que devem permanecer afastados dos deuses e dos humanos. É assim, que, em inúmeras culturas, a mulher menstruada é tabu (está impura) e, no judaísmo e no islamismo, a carne de porco é tabu (é impura).

8 O campo simbólico 8 A religião tende a ampliar o campo simbólico, mesmo que não transforme todos os seres e objetos em tabu ou intocáveis. Ela o faz vinculando seres e qualidades à personalidade de um deus. Por exemplo, em muitas religiões, como as africanas, cada divindade é protetora de um astro, uma cor, um animal, uma pedra e um metal preciosos, um objeto santo.

9 Questões 9 1. O que é um objeto tabu? Dê exemplos de tabus.

10 10 FIM CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, p


Carregar ppt "HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/PROF.EVERTONCORREA Filosofia 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google