A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religiões Abraâmicas Judaísmo E.B. 2/3 do Couto Mineiro E..M.R.C

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religiões Abraâmicas Judaísmo E.B. 2/3 do Couto Mineiro E..M.R.C"— Transcrição da apresentação:

1 Religiões Abraâmicas Judaísmo E.B. 2/3 do Couto Mineiro E..M.R.C
Prof. José António Ano Lectivo 2010/2011 Religiões Abraâmicas Judaísmo Trabalho realizado por: Alexandra Noronha Nº.2, Ana Ramalho Nº.5 e Raquel Castro Nº.15

2 Índice Introdução Pág.03 Judaísmo Pág.04 Cultura Judaica Pág.05 Símbolos do Judaísmo Pág.06 a 10 Textos Sagrados Pág.11 Princípios Básicos da Fé Judaica Pág.12 Monoteísmo Pág.13 Festas Religiosas Pág.14 Locais de Culto Pág.15 Conclusão Pág.16 Bibliografia Pág.17

3 Introdução No âmbito da disciplina de E.M.R.C, o professor propôs-nos a realização de um trabalho sobre Religiões Abraâmicas e o nosso grupo escolheu como subtema o Judaísmo. Esperemos com este trabalho melhorar o nosso conhecimento sobre o tema Judaísmo. Esperemos que gostem!

4 Judaísmo Judaísmo é o nome dado à religião e cultura do povo judeu, e que também serviram de base para outras grandes religiões como cristianismo e o islamismo. O termo judaísmo refere-se á religião predominante na Judeia ou seja á cultura dos povos hebreus. De acordo com a fé judaica, a revelação do deus uno e único aconteceu de forma muito concreta através da sua intervenção na história do povo hebreu.

5 Cultura Judaica A cultura Judaica actual, moldada por dois mil anos de tradição rabínica, engloba os aspectos da vida das comunidades judaicas, integradas nos diversos povos e culturas. Entre os principais aspectos da cultura judaica podemos realçar a língua, o vestuário e a alimentação.

6 Símbolos do Judaísmo A Estrela de David estrela de seis pontas feita com dois triângulos equiláteros, é o símbolo do Judaísmo desde o século XIVII d.C. A estrela de seis pontas era o emblema do escudo do grande rei David. A partir de 1897 passou a ser o emblema do Sionismo e actualmente é o símbolo da bandeira de Israel. Os dois triângulos perfeitos sugerem a essência dos ideais judaicos: a fé judaica e a sua história.

7 Símbolos do Judaísmo A Menorah é um dos mais antigos símbolos da fé judaica. É um candeeiro com sete braços, que simboliza do Judaísmo e o Estado de Israel. A Menorah é símbolo da nação de Israel e da sua missão, que é a de ser a luz entre as nações.

8 Símbolos do Judaísmo A Mão de Hamesh é um dos símbolos mais usados na joalharia judaica, embora não se saiba ao certo por que se tornou tão popular. É uma mão invertida com um olho no centro ou com várias letras hebraicas.

9 Símbolos do Judaísmo O Mezuzza é uma pequena caixa que contém um rolo de pergaminho com o shema texto bíblico em que Deus ordena que se conservem as suas palavras nas mentes e nos corações. O Mezuzza é fixado no umbral de todas as casas. Segundo a tradição judaica, sempre que se entra numa casa com um mezuzza à porta, é necessário beijar os dedos e tocar no mezuzza, de forma a mostrar amor e respeita a Deus e aos seus Mandamentos.

10 Símbolos do Judaísmo O Chai é geralmente visto em colares e outras peças de joalharia; representa a palavra hebraica Chai (viver). Há quem defenda que este símbolo se refere à vida de Deus.

11 Textos Sagrados A Torah (ensino) é a Escritura mais importante do Judaísmo. É o livro Sagrado por excelência. É a lei. Mishna (repetição ou estudo) é o nome dado á colecção da Lei oral, escrita por volta de 200 d.C. Talmude (aprendizagem) é o estudo rigoroso da Torah. Trata-se de um manual que interpreta as leis e as tradições judaicas. Contém parte da tradição oral e é o fundamento normativo das decisões judaicas. Midrash (interpretação) designa a explicação dos sábios. São comentários e esclarecimentos.

12 Princípios básicos da fé judaica
O Judaísmo: Proclama a existência de um só Deus. Reconhece a presença e a revelação de Deus nos acontecimentos da história. Baseia-se na Aliança entre Deus e Israel, o povo eleito. Espera a vinda do Messias e a vida eterna.

13 Monoteísmo O princípio básico do Judaísmo é a unicidade absoluta de Deus – Criador, Omnipotente, Omnisciente, Omnipresente – que influencia todo o universo e que não pode ser limitado nem representado de forma alguma, o que faz da adoração o pecado mais grave. A afirmação da crença no monoteísmo manifesta-se na profissão de fé judaica conhecida como Shema.

14 Festas Religiosas As principais festas judaicas são as seguintes:
Páscoa – recorda a libertação do Egipto e celebra e actualiza a Aliança de Deus com o povo de Israel. Tendas ou Tabernáculos - recorda a vida de Israel no deserto e celebra e realiza as bênçãos de Deus em favor do seu povo. Pentecostes – recorda o dom dos Dez Mandamentos e celebra e realiza o restabelecimento da Lei. Dia do perdão – é o dia da expiação, única ocasião do ano em que o sumo-sacerdote entrava no santo dos Santos (interior do Templo de Jerusalém) Princípio do Ano – exalta Deus como criador e rei. Dedicação ou Festa das Luzes – comemora a restauração da independência no séc. II a.C. e a reedificação do Templo.

15 Locais de Culto Templo de Jerusalém
O Templo de Jerusalém foi mandado construir pelo rei Salomão no séc. X a.C. Sinagoga Muro das Lamentações Túmulos dos Patriarca Túmulo do Rei David Túmulo de Raquel

16 Conclusão Com este trabalho enriquecemos os nossos conhecimentos acerca da Religião Judaica. Gostamos muito de realizar este trabalho.

17 Bibliografia Desafios. Educação Moral e Religiosa 7ºano.


Carregar ppt "Religiões Abraâmicas Judaísmo E.B. 2/3 do Couto Mineiro E..M.R.C"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google