A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É O TEMPO? VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO? COMO O TEMPO É PENSADO NAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É O TEMPO? VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO? COMO O TEMPO É PENSADO NAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É O TEMPO? VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO? COMO O TEMPO É PENSADO NAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS?

2 Escutar a música Tempo Perdido de Renato Russo – Legião Urbana.

3 TEMPO PARA TUDO Tudo neste mundo tem seu tempo; cada coisa tem sua ocasião. Há um tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir;

4 Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar: tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar;

5 Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar tempo de guerra e tempo de paz. A Bíblia Sagrada Eclesiaste 3 1-8

6 A letra da música Tempo Perdido e o trecho da Bíblia Tempo para Tudo nos permite refletir sobre a passagem do tempo. Na sua opinião esse tempo pode ser entendido como tempo sagrado ou tempo profano? Justifique.

7 TEMPO SAGRADO PARA AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

8 Toda religião possui uma data que convenciona como o início do tempo. No entanto, cada tradição religiosa tem uma maneira específica de reviver e comemorar o tempo sagrado.

9 MAS O QUE É O TEMPO SAGRADO?

10 Para ELIADE, tempo sagrado é o tempo mítico, ou seja, primordial, o tempo da origem das coisas que se torna presente. Cada festa sagrada,

11 cada tempo litúrgico consiste na atualização de um evento sagrado que teve lugar num passado mítico. (2001. p 63)

12 Podemos dividir em duas percepções para definir o tempo para as religiões: o tempo cíclico e o tempo linear.

13 Tempo cíclico: é aquele em que o fim é sempre um novo começo. Por exemplo, na cultura hindu, na qual a reencarnação é uma crença religiosa, o tempo é cíclico, pois a morte significa uma nova vida. (SILVA, p. 390)

14 Para os iorubás, tudo o que acontece é repetição pois já foi experimentado antes por outro ser humano, por outro antepassado, pelos próprios orixás. (Revista Brasileira de Ciências Sociais - Candomblé and the time)

15 Tempo linear: é aquela que acredita em um único início para o mundo, o universo e a história, e em um único final. Por exemplo, a crença judaíco- cristã:

16 O mundo foi criado por Deus do nada, evolui de modo constante e culminará na destruição total, na volta para o nada. Assim, criado por Deus, o universo tem toda a sua

17 história dirigida para o fim, também determinado por Deus, onde Este irá separar os bem- aventurados dos que não merecem o Paraíso. (SILVA, p. 391)

18 A grande diferença entre o tempo linear e o tempo cíclico é que, enquanto para o primeiro a história tem começo, meio e fim, para o segundo ela está sempre recomeçando. (SILVA, p. 391)

19 TEMPO DE CRIAÇÃO PARA AS RELIGÕES Uma das possibilidades de trabalhar com a temporalidade sagrada é por meio dos mitos. Neles encontramos uma das formas de entender a origem das coisas ou a origem da criação do mundo.

20 EXEMPLOS DE MITO DE CRIAÇÃO:

21 Mito de criação - Índios Dessâna

22 Mito de criação - Tradição Judaíco-Cristã

23 Mito de criação – Exu ajuda Alofim na criação do mundo.

24 Outra possibilidade de trabalhar com a temporalidade sagrada é pela passagem do Ano Novo.

25 O Ano Novo é uma reatualização, ou seja, a retomada do tempo em seu primórdio, isto é, aquele que existia no momento da Criação.

26 Na China, o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês.

27 No judaísmo, a comemoração que marca o início do ano chama-se Rosh Hashaná.

28 No hinduísmo, uma das festas de comemoração de Ano Novo é o Divali, conhecida também, como Festas das Luzes.

29 Solicitar aos estudantes uma pesquisa de como se manifesta o tempo sagrado nas festividades da passagem de ano na região em que mora.

30 REFERÊNCIAS: ELIADE, M. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, p. 63 à 98. _________ Tratado de História das Religiões. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, p. 313 à 331. PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, p. 44 à 45. SILVA, K. V. e SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. 2ª edição. São Paulo: Contexto, VILHENA, M. A. Ritos: Expressões e propriedades. São Paulo: Paulinas, p. 123 à 145. Sites consultados:


Carregar ppt "O QUE É O TEMPO? VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO? COMO O TEMPO É PENSADO NAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google