Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVictoria Ramires Alterado mais de 10 anos atrás
1
DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA 2009
2
1. Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.
3
1.1 Dimensão Histórica Período Republicano: 1889 Ideal Positivista Separação da Igreja do Estado. 1. Laicidade X Confessionalidade
4
1.2 Dimensão Histórica Era Vargas: 1934 –Estado novo. 1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 2. Confessional
5
1.3 Dimensão Histórica Período Ditatorial: 1964 1. Supressão do caráter confessional /perspectiva aconfessional de ensino
6
1.4 Dimensão Histórica Redemocratização: LDB – Lei 9.465 1996– art. 33. 1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 2. Aconfessional
7
2.Fundamentos -Teóricos Metodológicos. pg 47. Definição de Sagrado: Sacratus – Ato ato de sagrar – campo religioso 1. Modo do homem ser no Mundo
8
2.1 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Definição de Sagrado: 2. Manifestação de algo sobrenatural (religião)
9
2.2 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Considerações do Sagrado: 1. Tratamento Religioso objeto de fé (religião)
10
2.3Fundamentos Teóricos- Metodológicos Considerações do Sagrado: 2. Tratamento Escolar objeto de estudo (No E. R)
11
3.Conteúdo Estruturantes Ver Pg. 58 - 1.Paisagem Religiosa 2. Universo Simbólico Religioso 3. Texto Sagrado
12
4. Conteúdo Básicos - 5ª 1. Org. Religiosas pg.62 2. Lugares Sagrados 3. Símbolos Religiosos 4. Textos orais ou escritos 5. Simbolos Religiosos
13
4.1 Organizações Religiosas Organizações/Líderes 1. Igreja Universal do Reino de Deus/ Pastor 2. Igreja Ortodoxa Ucraniana/ Padre 3. Islamismo/Xeique ou Califa 4. Budismo/ Monge
14
4.2 Lugares Sagrados Sinagoga de Curitiba
15
4.3 Lugares Sagrados Mesquita de Curitiba
16
4.4 Símbolos Religiosos Om Yin-Yang Roda da Lei
17
4.5 Textos orais ou escritos 1. Bíblia 2. (Al) Corão 3. Vedas (hinduismo) 4. (Tradição Oral Indígena) 5. Simbolos Religiosos***
18
4.6 Conteúdos Básicos - 6ª Série.P.63 1. Temporalidade Sagrada 2. Festas Religiosas 3. Ritos 4. Vida e Morte
19
4.7 Festas Religiosas - Conteúdos para trabalhar. 1. Ramadã (islâmica) 2. Pessach (Judaismo) 3. Festival de Krishna 4. Natal (Cristianismo) 5. Iemanjá (afro-brasileira 6. Kuarup – (Indigena)
20
4.8 Ritos – pg. 64 1. (Ritos Indígenas - colheita) 2. Batismo, via-sacra (Cristianismo) 3. Esbat (rituais wicca da Lua) 4. Candomblé
21
4.9 Temporalidade Religiosa 1. Kumb Mela (hinduismo) 2. Losar (passagem do ano tibetano) - Budismo 3. A Criação do mundo 5. Natal. Etc.
22
5. Vida e Morte 1. Reencarnação 2. Ressurreição 3. Ancestralidade 4. Niilismo – Descrença absoluta – nada existe de absoluto
23
6. Encaminhamento Metodológico 1. Problematização – encaminhamento baseado na aula dialogada c/ o aluno – pg 65.
24
6.1 Exemplo É SAGRADO PORQUE EU RESPEITO, OU EU RESPEITO PORQUE É SAGRADO? IslamismoAfricanas IndígenasHinduísmo JudaísmoBudismo CristianismoTaoísmo
25
7. Encaminhamento Metodológico 1. Abordagem Teórica do Conteúdo – Respeito ao educando na sua crença
26
7.1 Exemplo Na religião Hindu existem milhares de deuses (Politeísmo).
27
7.1.1 Exemplo Os mais conhecidos são Brahma, Vishnu e Shiva, que são representações diferentes de um único Ser.
28
7.2 Exemplo Os adeptos dessa religião acreditam que o Ser habita dentro de cada uma das pessoas e que estas devem procurar por toda vida o caminho para descobri-lo.
29
8. Encaminhamento Metodológico 3. Contextualização
30
8.1 Exemplo A religião existe como um sistema de significados, ritos, normas e papéis que pretende oferecer um caminho de salvação [...]
31
8.2 Exemplo para seus adeptos. A religião, para alguns, é vista como algo eminentemente social e, ao mesmo tempo, [...]
32
8.3 Exemplo com função social, ou seja, como uma forma de organizar o mundo e estabelecer as regras e funções de convivência.
33
9. Avaliação 1. Função: diagnosticar a apropriação do conhecimento por parte dos alunos
34
9.1 Avaliação – pg 67 2. Função: diagnosticar os resultados das práticas pedagógicas propostas pelo professor
35
9.2 Exemplo Formem grupo de cinco pessoas e pesquisem: 1. Qual é o significado do Rio Ganges para os Hinduístas?
36
9.3 Exemplo 2. Por que a vaca é considerada um animal sagrado para os hinduístas?
37
9.4 Avaliação O processo avaliativo deve constar no Livro Registro de Classe
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.