A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA 2009. 1. Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA 2009. 1. Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas."— Transcrição da apresentação:

1 DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA 2009

2 1. Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.

3 1.1 Dimensão Histórica Período Republicano: 1889 Ideal Positivista Separação da Igreja do Estado. 1. Laicidade X Confessionalidade

4 1.2 Dimensão Histórica Era Vargas: 1934 –Estado novo. 1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 2. Confessional

5 1.3 Dimensão Histórica Período Ditatorial: Supressão do caráter confessional /perspectiva aconfessional de ensino

6 1.4 Dimensão Histórica Redemocratização: LDB – Lei – art Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 2. Aconfessional

7 2.Fundamentos -Teóricos Metodológicos. pg 47. Definição de Sagrado: Sacratus – Ato ato de sagrar – campo religioso 1. Modo do homem ser no Mundo

8 2.1 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Definição de Sagrado: 2. Manifestação de algo sobrenatural (religião)

9 2.2 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Considerações do Sagrado: 1. Tratamento Religioso objeto de fé (religião)

10 2.3Fundamentos Teóricos- Metodológicos Considerações do Sagrado: 2. Tratamento Escolar objeto de estudo (No E. R)

11 3.Conteúdo Estruturantes Ver Pg Paisagem Religiosa 2. Universo Simbólico Religioso 3. Texto Sagrado

12 4. Conteúdo Básicos - 5ª 1. Org. Religiosas pg Lugares Sagrados 3. Símbolos Religiosos 4. Textos orais ou escritos 5. Simbolos Religiosos

13 4.1 Organizações Religiosas Organizações/Líderes 1. Igreja Universal do Reino de Deus/ Pastor 2. Igreja Ortodoxa Ucraniana/ Padre 3. Islamismo/Xeique ou Califa 4. Budismo/ Monge

14 4.2 Lugares Sagrados Sinagoga de Curitiba

15 4.3 Lugares Sagrados Mesquita de Curitiba

16 4.4 Símbolos Religiosos Om Yin-Yang Roda da Lei

17 4.5 Textos orais ou escritos 1. Bíblia 2. (Al) Corão 3. Vedas (hinduismo) 4. (Tradição Oral Indígena) 5. Simbolos Religiosos***

18 4.6 Conteúdos Básicos - 6ª Série.P Temporalidade Sagrada 2. Festas Religiosas 3. Ritos 4. Vida e Morte

19 4.7 Festas Religiosas - Conteúdos para trabalhar. 1. Ramadã (islâmica) 2. Pessach (Judaismo) 3. Festival de Krishna 4. Natal (Cristianismo) 5. Iemanjá (afro-brasileira 6. Kuarup – (Indigena)

20 4.8 Ritos – pg (Ritos Indígenas - colheita) 2. Batismo, via-sacra (Cristianismo) 3. Esbat (rituais wicca da Lua) 4. Candomblé

21 4.9 Temporalidade Religiosa 1. Kumb Mela (hinduismo) 2. Losar (passagem do ano tibetano) - Budismo 3. A Criação do mundo 5. Natal. Etc.

22 5. Vida e Morte 1. Reencarnação 2. Ressurreição 3. Ancestralidade 4. Niilismo – Descrença absoluta – nada existe de absoluto

23 6. Encaminhamento Metodológico 1. Problematização – encaminhamento baseado na aula dialogada c/ o aluno – pg 65.

24 6.1 Exemplo É SAGRADO PORQUE EU RESPEITO, OU EU RESPEITO PORQUE É SAGRADO? IslamismoAfricanas IndígenasHinduísmo JudaísmoBudismo CristianismoTaoísmo

25 7. Encaminhamento Metodológico 1. Abordagem Teórica do Conteúdo – Respeito ao educando na sua crença

26 7.1 Exemplo Na religião Hindu existem milhares de deuses (Politeísmo).

27 7.1.1 Exemplo Os mais conhecidos são Brahma, Vishnu e Shiva, que são representações diferentes de um único Ser.

28 7.2 Exemplo Os adeptos dessa religião acreditam que o Ser habita dentro de cada uma das pessoas e que estas devem procurar por toda vida o caminho para descobri-lo.

29 8. Encaminhamento Metodológico 3. Contextualização

30 8.1 Exemplo A religião existe como um sistema de significados, ritos, normas e papéis que pretende oferecer um caminho de salvação [...]

31 8.2 Exemplo para seus adeptos. A religião, para alguns, é vista como algo eminentemente social e, ao mesmo tempo, [...]

32 8.3 Exemplo com função social, ou seja, como uma forma de organizar o mundo e estabelecer as regras e funções de convivência.

33 9. Avaliação 1. Função: diagnosticar a apropriação do conhecimento por parte dos alunos

34 9.1 Avaliação – pg Função: diagnosticar os resultados das práticas pedagógicas propostas pelo professor

35 9.2 Exemplo Formem grupo de cinco pessoas e pesquisem: 1. Qual é o significado do Rio Ganges para os Hinduístas?

36 9.3 Exemplo 2. Por que a vaca é considerada um animal sagrado para os hinduístas?

37 9.4 Avaliação O processo avaliativo deve constar no Livro Registro de Classe


Carregar ppt "DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA 2009. 1. Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google