A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FESTAS RELIGIOSAS Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa SIMPÓSIO ESTADUAL DE ENSINO RELIGIOSO Curitiba/2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FESTAS RELIGIOSAS Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa SIMPÓSIO ESTADUAL DE ENSINO RELIGIOSO Curitiba/2006."— Transcrição da apresentação:

1 FESTAS RELIGIOSAS Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa SIMPÓSIO ESTADUAL DE ENSINO RELIGIOSO Curitiba/2006

2 PAISAGEM RELIGIOSA SÍMBOLO TEXTO SAGRADO SAGRADO 5ª Série: Respeito à Diversidade Religiosa Lugares Sagrados Textos Orais e Escritos - Sagrados Organizações Religiosas 6ª Série: Universo Simbólico Religioso Ritos Festas Religiosas Vida e Morte CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

3 FESTAS RELIGIOSAS DIRETRIZES –São os eventos organizados pelos diferentes grupos religiosos, com objetivos diversos: confraternização, rememoração dos símbolos, períodos ou datas importantes. –Peregrinações, festas familiares, festas nos templos, datas comemorativas.

4 CADERNO PEDAGÓGICO ENSINO RELIGIOSO Unidade VII ENSINO RELIGIOSO Unidade VII

5 FESTAS RELIGIOSAS RITO MITO SÍMBOLO MÚSICA DANÇA LUXO BELEZA

6 ASPECTOS BÁSICOS DE UMA FESTA Superação da distância entre os indivíduos. Produção de um estado de efervescência coletiva. Transgressão das normas coletivas.

7 IMPORTÂNCIA DAS FESTAS Desaparecimento individual para marcação de presença grupal. Expressão coletiva. Afirmação das crenças grupais. Evidenciação das regras que tornam possível a vida social-religiosa no espaço sagrado.

8 IMPORTÂNCIA DAS FESTAS Fortificar o espírito fatigado das pessoas. Inteira comunhão com o sagrado. Reflexão sobre a experiência pessoal religiosa. IMPORTÂNCIA DAS FESTAS

9 PRINCIPAIS ELEMENTOS Música Dança Universo simbólico

10 MÚSICA Estado de êxtase espiritual Aproximação aos ensinamentos dos líderes Ambientar o sentimento religioso Expressão de alegria, desejo, luto, prece

11 DANÇA Expressão corporal de aproximação ao sagrado Ritual Adoração/Devoção ao sagrado Recepção de poderes supraterrenos Sentimento religioso Luta e vitória Petição

12 UNIVERSO SIMBÓLICO Rituais Sacralização / Profanação – Cultura Veneração Elo de ligação Proteção Manifestação / Revelação

13 DIVISÃO DOS GRUPOS Pesquisar no material disponibilizado sobre as principais características de festas e rituais. Montar um cartaz (em tópicos) sobre o levantamento feito. O que o grupo discutiu e aprendeu sobre a pesquisa realizada? O que foi novo? E lá na escola, como fazer? Principais idéias do grupo. Escolher um representante do grupo para a plenária.

14 Plenária

15 ORIENTAÇÕES FILMES Assistir o filme escolhido na íntegra para relacionar o tema do mesmo à sua aula. Escolher as cenas de maior significância ao conteúdo a ser explorado. Orientar os alunos sobre o filme, contextualizando-o com a aula/conteúdo e propondo que assistam as cenas focando com atenção os pontos de maior significado para posterior discussão, com criticidade.

16 FILME: Casamento Grego Uma moça grega solteirona resolve mudar sua vida e passa a namorar um moço não-grego. O filme relata aspectos da cultura grega e a festa de casamento, com seus rituais. Curiosidade: A atriz principal é a roteirista do filme, é grega e o filme é de caráter auto- biográfico. Tempo: 95 Assistir ao filme buscando levantar os principais aspectos da cultura grega. Pesquisar sobre os aspectos religiosos da cultura grega.

17 AVALIAÇÃO DO GRUPO - 3 pontos positivos - 3 pontos negativos Barbara Raquel


Carregar ppt "FESTAS RELIGIOSAS Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa SIMPÓSIO ESTADUAL DE ENSINO RELIGIOSO Curitiba/2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google