A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
Ensino Religioso – Prof. Luiz Antonio Burim – Nre - Apucarana

2 Ensino Religioso deve focar o conhecimento religioso, o respeito as diferentes manifestações do sagrado. Considerar a diversidade religiosa no Estado, a necessidade do diálogo/estudo na escola sobre as diferentes leituras do sagrado na sociedade. Ensino Religioso tem por base a diversidade expressa nas diferentes expressões religiosas. Aquilo que para as igrejas é objeto de fé, para a escola é objeto de estudo.

3 Ensino Religioso perdeu sua função catequética, pois com o manifestação do pluralismo religioso na sociedade brasileira, o modelo curricular centrado na doutrinação passou a ser muito questionado. Também foi superado a idéia de trabalhar com valores humanos e princípios éticos, avançando para o Ensino Religioso enquanto conhecimento religioso. Assim, uma das problematizações proposta é a abordagem do conhecimento religioso, tendo como objeto de estudo o sagrado que será a base a partir da qual serão tratados os conteúdos.

4 OBJETO DE ESTUDO objeto de estudo é o Sagrado. Pensar esse objeto pressupõe percorrer os conteúdos estruturantes e conteúdos específicos da disciplina. Com base na diversidade religiosa, o Ensino Religioso define como objeto de estudo o sagrado como foco do Fenômeno Religioso, por contemplar algo que está presente em todas as tradições religiosas, favorecendo, assim, uma abordagem ampla dos conteúdos específicos da disciplina. sagrado perpassará todo o currículo de Ensino Religioso, de modo a permitir uma análise mais completa de sua presença nas diferentes manifestações religiosas.

5 OBJETIVO Analisar e compreender o sagrado como o cerne da experiência religiosa do cotidiano que o contextualiza no universo cultural.

6 CONTEÚDO ESTRUTURANTE
Entende-se por Conteúdos Estruturantes, os saberes, os conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas que identificam e organizam os campos de estudos a serem contemplados no Ensino Religioso. A saber os conteúdos estruturantes são: Paisagem Religiosa, Texto Sagrado e Símbolo.

7 Símbolos São linguagens que expressam sentidos, possuem a função de comunicar e exercem um papel relevante para a vida imaginativa e para a constituição das diferentes religiões no mundo. O símbolo, também pode ser definido como algo que veicula uma concepção, podendo ser uma palavra, um som, um gesto, um ritual, um sonho, uma obra de arte, uma notação matemática etc.

8 Textos Sagrados Eles abrangem as comunicações expressas nas pinturas de corpos, paredes, quadros, nos vitrais, ícones, na combinação de sons, ritmo, na harmonia das músicas, nas danças, na disposição dos objetos de culto e rito. Enfim, abarcam diferentes formas de linguagens, além daquelas escritas ou transmitidas pela forma oral.

9 Paisagem Religiosa Entende-se como paisagem religiosa o lugar ou os espaços geográficos que remetem às experiências do sagrado. O homem consagra certos espaços porque necessita viver e conviver, ele precisa locomover-se num mundo sagrado, que passam a assumir significados diversos, transformando-se num lugar especialmente simbólico, que resulta das crenças existentes entre as Tradições Religiosas.

10 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
5 série: Respeito à Diversidade Religiosa, Lugares Sagrados, Textos Orais e Escritos Sagrados, Organizações Religiosas. 6 série: Universo Simbólico Religioso, Ritos, Festas Religiosas, Vida e Morte.

11 PAISAGEMRELIGIOSA SÍMBOLO TEXTO SAGRADO SAGRADO
5ª Série: Respeito à Diversidade Religiosa Lugares Sagrados Textos Orais e Escritos Sagrados Organizações Religiosas 6ª Série: Universo Simbólico Religioso Ritos Festas Religiosas Vida e Morte CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

12

13

14 METODOLOGIA DA DISCIPLINA
A forma de apresentação dos conteúdos específicos, explicita a intenção de partir de abordagens de manifestações religiosas ou expressões do sagrado desconhecidas ou pouco conhecidas dos alunos, para posteriormente inserir os conteúdos que tratam de manifestações religiosas mais comuns que já fazem parte do universo cultural da comunidade. Desse modo, pretende-se evitar a redução dos conteúdos da disciplina às manifestações religiosas hegemônicas, que historicamente têm ocupado um grande espaço nas aulas de Ensino Religioso e pouco tem acrescentado ao processo de formação integral dos educandos, ou seja, no alargamento de sua compreensão e do seu conhecimento a respeito da diversidade religiosa e dos múltiplos significados do sagrado.

15 Isto não significa que as tradições e manifestações religiosas mais conhecidas e ou majoritárias não serão tratadas no currículo de Ensino Religioso. Elas serão objeto de estudos ao final de cada conteúdo tratado, de modo que os conhecimentos apreendidos de outras manifestações religiosas, constituam-se em novas referências para se analisar e aprofundar os conhecimentos a respeito das manifestações já conhecidas e ou praticadas pelos alunos e ou na comunidade.

16 AVALIAÇÃO O Ensino Religioso não tem a mesma orientação que a maioria das disciplinas no que se refere a atribuição de notas e conceitos, ou seja, não se constitui como objeto de reprovação, bem como não terá registro de notas ou conceitos na documentação escolar, isso se justifica pelo caráter facultativo da matrícula na disciplina. Cabe ao professor a implementação de práticas avaliativas que permitam acompanhar o processo de apropriação de conhecimentos pelo aluno, tendo como parâmetro os conteúdos estudados e os seus objetivos. Por exemplo, observar em que medida o aluno expressa uma relação respeitosa com os colegas de classe que têm opções religiosas diferentes da sua.

17 QUESTÕES LEGAIS Lei 9 475 – Da nova redação ao art. 33 da Lei 9.394.
Deliberação – 01/2006 – CEE Instrução - 05/04 – SEED/SUED/DEF ( Nova Instrução)

18 Contato NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE APUCARNA.
Fone: (43) 3420 – 1600 ou


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google