A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA. Histórico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA. Histórico."— Transcrição da apresentação:

1 O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA

2 Histórico

3

4

5 O que nos dizem as Leis?

6 Lei Federal: 9475/97 (Alteração do art. 33 da LDB nº 9394/96)

7 O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental,

8 assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

9 §1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos de ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.

10 §2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.

11 Proselitismo: Atitudes que visam converter pessoas a uma determinada religião Propaganda religiosa Atitude de enaltecer uma religião e criticar outra. (SEED, 2010 Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais

12 Leis Estaduais Deliberação nº 01/06 CEE

13 § 1º – O aluno, ou seu responsável, deverá manifestar sua opção em participar das aulas de ensino religioso. § 2º – O aluno, uma vez inscrito, só poderá se desligar por manifestação formal, sua ou do responsável. ART. 4º

14 ART. 5º O estabelecimento deverá providenciar atividades pedagógicas adequadas, sob a orientação de professores habilitados, aos alunos que não optarem pela participação às aulas de ensino religioso. Como proceder???

15 Instrução 13/06 SEED A disciplina de Ensino Religioso não constituirá objeto de reprovação e não terá registro de nota ou conceito nos documentos escolares. Como avaliar???

16 As especificidades de oferta e frequência nesta disciplina não eximem o professor de implementar práticas avaliativas que permitam acompanhar o processo de apropriação do conhecimento pelo aluno, tendo como objeto de estudo o Sagrado. (CEA)

17 POSTURA DO PROFESSOR

18 Objeto de FÉ X Objeto de ESTUDO Linguagem científica e não religiosa Despir-se da sua cultura para entrar em outra Nestas Diretrizes, repudia-se quaisquer juízos de valor sobre esta ou aquela prática religiosa. (P.66)

19 Não intencionar levar os alunos a vivenciarem práticas de fé ou estimulá-los para que tenham qualquer forma de crença religiosa, pois a disciplina é ofertada para aqueles que possuem ou não uma religião. Cuidado!!! Não levar os alunos a vivenciarem práticas de fé, ou estimulá-los para que tenham qualquer crença religiosa, pois a disciplina é ofertada para aqueles que possuem ou não uma religião.

20 Na medida em que uma doutrinação religiosa ou moral impõe um modo adequado de agir e pensar, de forma heterônoma e excludente, ela impede o exercício da autonomia e da criação de novos valores. (DCE p.46) Oração???

21 Diretrizes Curriculares Estaduais 2008 (quadro das diretrizes)

22

23 Expectativas de Aprendizagem: O que o meu aluno precisa aprender sobre cada um destes conteúdos?

24 Materiais Disponíveis 1. DCEs 2.Caderno Pedagógico O Sagrado 3.Site: Educadores O que você procura Ensino Religioso

25 QUAL É, AFINAL, O VERDADEIRO OBJETIVO DO ENSINO RELIGIOSO?

26 Não existe religião alguma que seja falsa. Todas elas correspondem, de formas diferentes, a condições dadas da existência humana. (E. Durkheim)

27 Referências SEED - Diretrizes Curriculares da Educação Básica- Ensino Religioso, SEED – O Sagrado no Ensino Religioso. Ctba, SEED – Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais. Ctba, JUNQUEIRA, Sergio (org.) - O Sagrado – Fundamentos e Conteúdo do Ensino Religioso. Ctba, IBPEX, LDB nº 9394/96 Deliberação nº 01/06 CEE -PR

28 Profª Silvana C. Luz Coord. Ensino Religioso NRE Londrina / Obrigada pela atenção!


Carregar ppt "O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA. Histórico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google