A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º ano."— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º ano

2 Conteúdos Estruturantes Paisagem religiosa Universo simbólico religioso Texto sagrado Conteúdo básico Temporalidade sagrada Conteúdo específico Festas religiosas Conteúdos Estruturantes Paisagem religiosa Universo simbólico religioso Texto sagrado Conteúdo básico Temporalidade sagrada Conteúdo específico Festas religiosas

3 Objetivos Identificar com os alunos o entendimento da origem das festas religiosas, diferenciando-as do sagrado, que se dá justamente em contraposição do profano. Analisar as festas religiosas como eventos importantes, organizados pelos diferentes grupos e organizações religiosas. Proporcionar aos alunos o entendimento de que as festas religiosas é ritualização de um acontecimento primordial: confraternização, rememoração dos símbolos, períodos ou datas importantes.

4 Desenvolvimento – Metodologia Inicialmente o professor (a) anuncia aos alunos o conteúdo que será trabalhado. Dialogar com os alunos para verificar o que conhecem sobre esse assunto, que uso fazem desse conhecimento em sua prática cotidiana. Logo após, será feita uma leitura do caderno pedagógico de ensino religioso, o sagrado no ensino religioso, o conteúdo de festas religiosas. A seguir divide-se a turma em grupos, entrega um roteiro com o nome da organização religiosa e festa que irá apresentar.

5 Desenvolvimento – Metodologia O grupo terá um prazo mínimo ( a critério do professor(a) ) para a organização do trabalho. Os trabalhos serão apresentados através de uma exposição no anfiteatro da escola ou outro local apropriado. Cada grupo contemplará a apresentação mediante a escolha feita: música, painéis, alimentos, encenação teatral, maquetes etc.

6 Recursos Didáticos Recursos Didáticos Revistas, imagens, laboratório de informática(internet), biblioteca, portal dia a dia educação, caderno pedagógico de ensino religioso, roupas típicas, adornos, objetos religiosos,música, símbolos entre outros. Revistas, imagens, laboratório de informática(internet), biblioteca, portal dia a dia educação, caderno pedagógico de ensino religioso, roupas típicas, adornos, objetos religiosos,música, símbolos entre outros.

7 Avaliação Avaliação Observar se: Observar se: O aluno reconhece que o fenômeno religioso é um dado de cultura e de identidade de cada grupo social; O aluno reconhece que o fenômeno religioso é um dado de cultura e de identidade de cada grupo social; O aluno aceita as diferenças de credo ou de expressão de fé das festas religiosas nos diferentes grupos religiosos; O aluno aceita as diferenças de credo ou de expressão de fé das festas religiosas nos diferentes grupos religiosos; O aluno expressa uma relação respeitosa com os colegas de classe que tem opções religiosas diferentes da sua; O aluno expressa uma relação respeitosa com os colegas de classe que tem opções religiosas diferentes da sua; O aluno perceba a importância das festas religiosas nas comunidades atuais. O aluno perceba a importância das festas religiosas nas comunidades atuais.

8 Festa de Iemanjá É originaria da África. Iemanjá seria filha de Olokum (Mar). É originaria da África. Iemanjá seria filha de Olokum (Mar). Chegou ao Brasil com o trafico negreiro. É comemorada no dia 02 de Fevereiro Chegou ao Brasil com o trafico negreiro. É comemorada no dia 02 de Fevereiro

9 Festa do Ramadã Ramadã é um mês lunar, ocorre no nono mês do calendário. Deus iniciou a revelação do Alcorão ao seu mensageiro. Os Mulçumanos fazem vigílias, com orações e preces.

10 Festa do Kikikoi Para a tribo Kaingang, é a mais importante festa, sendo ao mesmo tempo sagrada e profana, pois simboliza a sintonia da vida humana com o seu destino existencial.

11 Festa Judaica – Pessach ou Páscoa Nestas festas celebram os propósitos salvador de Deus, que são marcos importantes na historia do povo. Nestas festas celebram os propósitos salvador de Deus, que são marcos importantes na historia do povo.

12 Referências bibliográficas nupper.com.br nupper – núcleo de pesquisas sobre os espaços sagrados-sociabilidades. Assintec. Ensino religioso: sugestões pedagógicas. Curitiba; assintec,2002. Paraná, secretaria de educação. Diretrizes curriculares de ensino religioso para a educação básica.curitiba:

13 Fim Muito Obrigado


Carregar ppt "Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google