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Diretrizes do ensino de História

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Apresentação em tema: "Diretrizes do ensino de História"— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes do ensino de História
Para as séries Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio da rede estadual pública do Paraná.

2 OBJETO DE ESTUDO As ações e relações humanas no tempo.

3 Finalidade da disciplina?
Desenvolver a formação do pensamento histórico; Contribuição à emancipação dos sujeitos; Aquisição da capacidade de análise da relação passado/presente;

4 Apreensão da pluralidade de memórias,e não somente da memória nacional/ européia/elite/masculina;
Superar preconceitos, estereótipos; Identificar as permanências,mudanças e rupturas e buscar entender os mecanismos que as constituíram.

5 Fundamentos teóricos metodológicos presentes nas DCE
NOVA HISTÓRIA NOVA HISTÓRIA CULTURAL NOVA ESQUERDA INGLESA

6 Conteúdos estruturantes
Relações de Trabalho Relações de poder Relações culturais Por que estes? Eles são intercambiantes, ou seja, embora em determinado momento o professor de mais ênfase em um tipo de ação e relação humana as demais estão presentes também.

7 Por que História Temática?
Reconhecimento da impossibilidade de trabalhar toda História da humanidade; Possibilidade de trabalhar diferentes sujeitos, contextos espaços temporais; Dar um sentido a aulas de História,fugindo assim da simples memorização dos conteúdos.

8 Ensino fundamental a partir da História do Brasil fazendo relação com o mundo
Por quê? Qual a possibilidade efetiva de ensino em sala de aula?

9 Ensino Médio História temática – não precisa partir da História do Brasil.

10 Metodologia Tem como referência a própria ciência de referência;
O uso do método da História em sala de aula; Valorização do uso do documento (qualquer vestígio que possa informar sobre as ações relações humanas) Ex: cartas, documentos pessoais, diários, jornais, fotos, obras de arte e etc.

11 Avaliação O que avaliar em História? Como avaliar em História?

12 Elementos Históricos Cronologia Testemunhos Conteúdos estruturantes
Linguagem conceitos históricos Método Histórico Semelhanças e diferenças Continuidade e de mudança Identificação DCE – P.80

13 Possibilitar atividades avaliativas
que contemplem e permitam: Apreensão da ideias históricas dos estudantes em relação ao tema abordado; Capacidade de síntese e redação de narrativas histórica; Desenvolvimento de ideias e conceitos históricos; Apropriação da capacidade de leitura de documentos.EX: cinema, fotografias, quadrinhos, música e etc. DCE p.81e 82

14 Plano de Trabalho Docente
Deve Contemplar: múltiplas temporalidades; trabalho com diferentes documentos; considerar o cotidiano do aluno, ou seja, elencar conteúdos que permitam ele refletir sobre sua vida pública e privada (DCE p. 72).

15 Levar para aulas de História diferentes abordagens, fontes, espaços e sujeitos.
Critérios de avaliação Unidade Temática Investigativa em História

16 Possibilidades de concretizar a proposta a partir da cultura escolar
Uso dos documentos e textos historiográficos contidos no livro didático. Cadernos pedagógicos LDP – caso não queira trabalhar todo o Folhas poderá trabalhar com documentos e textos historiográficos e definição dos conceitos O uso da historiografia disponível na biblioteca do professor. TV pendrive, Folhas e OAC disponíveis no sistema.

17 Qual a diferença da proposta do Paraná dos PCN
Entende a História Temática como temas transversais e eixos temáticos Priorizam os conceitos atitudinais, procedimentais e conceituais DCE Entende a História temática como metodologia. Prioriza a formação do pensamento histórico. Valorizando o conhecimento e os conceitos específicos da disciplina


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