A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENSINO RELIGIOSO Vídeo da Música: Planeta Água Guilherme Arante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENSINO RELIGIOSO Vídeo da Música: Planeta Água Guilherme Arante."— Transcrição da apresentação:

1 TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENSINO RELIGIOSO Vídeo da Música: Planeta Água Guilherme Arante

2 ATIVIDADE Em grupo: Responda as questões abaixo com base na letra da música de Guilherme Arante: - Que significado religioso, a letra desta música, representa para você? - Que importância tem a água, na letra desta música, para as pessoas?

3 Desde a antiguidade a água teve e tem uma simbologia muito variada nos povos primitivos, no decorrer da história religiosa da humanidade e nas tradições religiosas atuais sendo objeto de veneração e uso nos cultos em todos os povos:

4 *água da vida... *água da fertilidade... *água que faz crescer... *água das fontes que brota da terra, dos montes... *água santa, sagrada... *água dos rios sagrados da Índia... *água abençoada, benta, consagrada... *água que cura, faz milagres... *água que é juventude...

5 *água purificadora, do sacramento das grandes tradições religiosas... *água que mantêm as forças do mal, a doença... *água santificante, que renasce o homem novo... *água do quatro evangelho... *água mãe símbolo gerador, regenerador... *água do caos de onde surge (nasce) o mundo... *água que cerca o ser humano na sua gestação...

6 CORÃO, (14,32;2,164) - Deus! Foi Ele que criou o céu e a terra, e que fez descer do céu uma água graças à qual faz brotarem os frutos para a vossa subsistência. CORÃO, (2,25;88,12;etc) – Designo a água-benta que cai do céu como um dos signos divinos. Os Jardins do Paraíso têm arroios de águas vivas e fontes. CORÃO, (86,6) - O próprio homem foi criado de uma água que se difundiu.

7 APOCALIPSE,7,17 - o Cordeiro... os conduzirá às fontes das águas da vida. JOÃO,4,4 – Jesus: aquele que beber da água que eu lhe darei não terá mais sede... A água que eu lhe darei se tornará nele fonte de água a jorrar em vida eterna. JOÃO,4,13-14: A água se reveste de um sentido de eternidade. Aquele que beber dessa água viva participa antecipadamente da vida eterna. EZEQUIEL,(36,25): A água símbolo de vida: pura, ela é criadora e purificadora; amarga, ela produz a maldição. SALMO, 23,2: As água calmas significam a paz e a ordem.

8 ATIVIDADE EM GRUPO: Pesquisar, os modos de como a água representa um símbolo sagrado nas tradições religiosas. Cada grupo apresenta sua pesquisa na aula socializando as respostas. Confecção de cartazes para cada religião pesquisadas e montagem de um varal.

9 AVALIAÇÃO Atividade individual, representar a simbologia da água numa das religiões pesquisadas através de uma pintura ou poesia ou texto...

10 BIBLIOGRAFIA: ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 5ª tiragem BELNIOK, Luzia Maria. FOLHAS PUBLICADO: Água: um dom gratuito da natureza. Irati PR


Carregar ppt "TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENSINO RELIGIOSO Vídeo da Música: Planeta Água Guilherme Arante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google