A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 CONFERÊNCIA NACIONAL CONFERÊNCIA NACIONAL A SANTIDADE Subsídio PPT - 016 Encontro 16.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 CONFERÊNCIA NACIONAL CONFERÊNCIA NACIONAL A SANTIDADE Subsídio PPT - 016 Encontro 16."— Transcrição da apresentação:

1 1 CONFERÊNCIA NACIONAL CONFERÊNCIA NACIONAL A SANTIDADE Subsídio PPT Encontro 16

2 2 Sede santos, porque Eu sou Santo. Sede santos, porque Eu sou Santo. (I Pedro.1,16) (I Pedro.1,16)

3 3 Santidade é a pertença a Deus; Santidade é a pertença a Deus; união com Ele; união com Ele; cumprimento da sua Vontade; cumprimento da sua Vontade; vivência da sua Palavra; vivência da sua Palavra; Deus nos chama à santidade

4 4 observância dos seus Mandamentos, observância dos seus Mandamentos, existência na sua Graça, existência na sua Graça, resposta de amor ao seu Amor, resposta de amor ao seu Amor, dedicação ao Senhor e ao próximo, dedicação ao Senhor e ao próximo, presença de Deus em nós. presença de Deus em nós.

5 5 Falar de Santidade é tocar no fogo, com as mãos nuas, indefesas. Falar de Santidade é tocar no fogo, com as mãos nuas, indefesas.

6 6 Viver a Santidade, é caminhar, livremente, ao encontro do Oleiro, deixar- se moldar por essa Força Criadora, que dá forma ao barro.

7 7 Peçamos ao Pai, para que nos molde, como vasos de Santidade. Peçamos ao Pai, para que nos molde, como vasos de Santidade.

8 8 Ensina o Papa: Perguntar a um catecúmeno (aquele que prepara-se ao Batismo): __ Queres receber o Batismo? significa ao mesmo tempo pedir-lhe: __ Queres fazer-te santo?

9 9 Ser santo é viver fiel ao Batismo; É viver como filho de Deus; É viver como filho de Deus; viver como irmão do nosso próximo; viver como irmão do nosso próximo; à maneira de Jesus; à maneira de Jesus; inserido na Família e na Igreja; inserido na Família e na Igreja; sendo sinal e portador do amor da Trindade Santa. sendo sinal e portador do amor da Trindade Santa.

10 10 Significa colocar no seu caminho o radicalismo do Sermão da Montanha: Significa colocar no seu caminho o radicalismo do Sermão da Montanha: Sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste Sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste (Mt 5,48) (Mt 5,48)

11 11 Sabemos que é possível ser santos, pois fomos gerados por Aquele que é a própria Santidade. Sabemos que é possível ser santos, pois fomos gerados por Aquele que é a própria Santidade. Constituição Apostólica Novo Millennio Ineunte, de João Paulo II 06/01/2001

12 12 A santidade na Igreja deve ser a regra, não a exceção. Deve ser a normalidade da vida de cada batizado.

13 13 E, se a sublimidade desta vocação assusta a nossa humana fraqueza, seja-nos de conforto a certeza do auxílio da Graça divina, sem a qual ninguém pode ser santo.

14 14 Anime-nos a consciência de que, onde abundou o pecado, superabundou a Graça (Romanos 5,20b).

15 15 2. Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza. 2. Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza. Pois, Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade Pois, Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade ( I Tessalonicenses 4,3.7 ). ( I Tessalonicenses 4,3.7 ).

16 16 Sendo esta a vontade de Deus: a nossa santificação. Sendo esta a vontade de Deus: a nossa santificação. Sendo este o nosso chamado: a santidade; Sendo este o nosso chamado: a santidade; assumamos esta vontade como nossa e, respondamos afirmativamente ao chamado do Deus santo e santificador. assumamos esta vontade como nossa e, respondamos afirmativamente ao chamado do Deus santo e santificador.

17 17 Caminhemos dia após dia buscando corresponder à Graça batismal que é Graça de santidade. Caminhemos dia após dia buscando corresponder à Graça batismal que é Graça de santidade.

18 18 Falando à Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, Falando à Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, o Papa João Paulo II disse: Sede santos!

19 19 A santidade é, e vós sabei-o bem, a vossa principal tarefa, como de resto, também o é para todos os cristãos A santidade é, e vós sabei-o bem, a vossa principal tarefa, como de resto, também o é para todos os cristãos

20 20 Do Discurso de João Paulo II aos participantes no Capítulo Geral da Sociedade Salesiana Do Discurso de João Paulo II aos participantes no Capítulo Geral da Sociedade Salesiana12/04/2002 Disponível em Disponível em

21 21 A santidade é chamado e dom de Deus que supõe a resposta e correspondência do homem. A santidade é chamado e dom de Deus que supõe a resposta e correspondência do homem.

22 22 Este deve decidir-se por Deus, Este deve decidir-se por Deus, romper com o pecado, abrir-se à ação santificadora abrir-se à ação santificadora da Graça e, perseverar nela até o fim. perseverar nela até o fim.

23 23 Não devemos pensar que ser santos consista em coisas fora do comum, Não devemos pensar que ser santos consista em coisas fora do comum,extraordinárias

24 24 Ensina-nos o Papa: A santidade não consiste em realizar empreendimentos excepcionais, mas em viver de modo extraordinário as coisas ordinárias, ou seja, com todo o amor possível

25 25 Domingos Sávio a Dom Bosco: Domingos Sávio a Dom Bosco: __ D Bosco, ensina-me a ser santo! __ D Bosco, ensina-me a ser santo! Dom Bosco a Domingos Sávio: Dom Bosco a Domingos Sávio: __ apenas duas coisas te são necessárias: - viver na alegria e, - fazer bem todas as coisas. Receita Salesiana de Santidade

26 26 A santidade se cultiva desde o berço, desde o colo

27 27 Partilhando questões

28 28 Questão 01 No entender do Papa, João Paulo II, o que significa perguntar: queres receber o Batismo? No entender do Papa, João Paulo II, o que significa perguntar: queres receber o Batismo?

29 29 Questão 02 No entender do Papa em que consiste a Santidade? No entender do Papa em que consiste a Santidade?

30 30 Questão 03 Qual é a receita da Santidade ensinada por Dom Bosco a Domingos Sávio? Qual é a receita da Santidade ensinada por Dom Bosco a Domingos Sávio?

31 31 Partilhando respostas

32 32 Resposta 01 Ensina o Papa: Perguntar a um catecúmeno (aquele que prepara-se ao Batismo): __ Queres receber o Batismo? significa ao mesmo tempo pedir-lhe: __ Queres fazer-te santo?

33 33 Resposta 02 A santidade não consiste em realizar empreendimentos excepcionais, mas em viver de modo extraordinário as coisas ordinárias, ou seja, com todo o amor possível

34 34 Resposta 03 Domingos Sávio a Dom Bosco: Domingos Sávio a Dom Bosco: __ D Bosco, ensina-me a ser santo! __ D Bosco, ensina-me a ser santo! Dom Bosco a Domingos Sávio: Dom Bosco a Domingos Sávio: __ apenas duas coisas te são necessárias: __ apenas duas coisas te são necessárias: - viver na alegria e, - viver na alegria e, - fazer bem todas as coisas. - fazer bem todas as coisas.

35 35 Assim como Domingos Sávio, sigamos a receita de Dom Bosco e, Assim como Domingos Sávio, sigamos a receita de Dom Bosco e, Sejamos santos! Sc Antonio Rodrigues da Silva Sc Antonio Rodrigues da Silva Conselheiro Nacional para a Formação Julho de 2003

36 36 Providências pós Encontro 1 – Distribuir texto: 016 – T 1 – Distribuir texto: 016 – T 2 – Comunicar próximo Encontro: RVA, artigos 16, 17 e 18, subsídio PPT – Comunicar próximo Encontro: RVA, artigos 16, 17 e 18, subsídio PPT- 017


Carregar ppt "1 CONFERÊNCIA NACIONAL CONFERÊNCIA NACIONAL A SANTIDADE Subsídio PPT - 016 Encontro 16."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google