A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quantas tribos africanas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quantas tribos africanas"— Transcrição da apresentação:

1 Quantas tribos africanas
Existem? Certezas 1-Que algumas tribos desapareceram. 2-Que o candomblé é a religião afro-brasileira com mais fiéis.

2 Quantas tribos africanas
existem? Dúvidas 1-Quais são as línguas? Quantas tribos são canibais? 2-Como é a cultura? 3-Elas tem religião? 4-Quais são os rituais? 5-Quantas desapareceram?

3 #Número de tribos# Existem cerca de tribos africanas em cerca de localidades

4 #As línguas das tribos#
As línguas africanas, de que se conhecem mais de 1000 variedades, são atualmente divididas nas seguintes quatro famílias de línguas: línguas afro-asiáticas línguas bantu línguas nilóticas línguas khoisan línguas guineenses línguas canúricas línguas mandê línguas africanas ocidentais línguas africanas centrais

5 #Canibalismo# O termo tem origem no idioma arawan, por via do espanhol Caribales ou Canibales, falada por uma tribo indígena da América do Sul, conhecida por manter essa prática. Cariba em arawak, significa "corajoso"

6 A arte da África A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional, desenvolvido para ser utilizado, ligado ao culto dos antepassados, profundamente voltado ao espírito religioso, característica marcante dos povos africanos. É uma arte extremamente representativa, chama atenção pela sua formo e estética e os simples objetos de uso diário, como ornamentos e tecidos, expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva.

7 #Religião# Principais religiões
As civilizações africanas tem uma visão holística e simbólica da vida. Cada individuo é parte de um todo, ligados, todos em função do cosmos em uma eterna busca pela harmonia e de equilíbrio. Outro conceito fundamental na filosofia da existência africana é a importância do grupo, para que a comunidade viva, cada fiel deve participar seguindo o papel que lhe pertence a nível espiritual e terreno. Principais religiões

8 Candomblé O candomblé diferentemente da umbanda, se mantém bem mais fiel e menos modernizada, conservando antigos ritos, como o sacrifício de galinhas e bodes. É praticado pelas Américas, mantendo muitas de suas características ancestrais. Cada Orixá é regido por um tipo de canto, saudação e batida de atabaque. Modificam–se, igualmente, as roupas, as danças e as oferendas. Geralmente, a incorporação é feita por um médium experiente. O orixá maior é oxalá dentre todos os deuses do Candomblé. Há os sacerdotes que usam os animais para sacrifício, outros tocam o tambor ou preparam a comida, podem ascender espiritualmente e abrir seu próprio centro de candomblé no futuro. A iniciação varia. Em tese, o próprio orixá indica atos como: abstinência sexual, raspagem dos cabelos e roupas brancas etc. Os dialetos nagô e yorubá são mantidos, embora haja letras em português. Não a sincretismos com santos católicos, exemplo: Yansa é Yansa e pronto na (umbanda Yansa é Santa Bárbara).

9 Umbanda A umbanda engloba em si elementos Kardecistas, como a reencarnação, e as rezas do catolicismo, além da cultura indígena, oriental e africana. São feitos por cablocos, negros velhos, índios, ciganos, crianças, espíritos do mar, terra, ar etc. A umbanda tem uma forte ligação com o sincretismo dos Santos Católicos. O líder do terreiro é o Pai ou Mãe de Santo e seus seguidores são os filhos de Santo. Toda a cerimônia umbandista tem inicio com o defumador em todo o local, para a seguir com os hinos, chamados de pontos, no intuito de fazer baixar o santo. Alguns terreiros sacrificam animais, mas a maioria dos terreiros estão acabando com está pratica de dar sangue aos seus orixás; ritual adivindo do Candomblé. Segundo a crença mais comum, cada ser humano tem seu próprio exu, seu próprio orixá de cabeça (principal) e o segundo Orixá.

10 Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_de_%C3%81frica


Carregar ppt "Quantas tribos africanas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google