A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIBERDADE Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIBERDADE Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin."— Transcrição da apresentação:

1 LIBERDADE Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

2 QUESTÕES FUNDAMENTAIS 1)Podemos realmente ser livres? 2)Liberdade é capacidade de fazer tudo o que se quer? 3)Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos? 4)A liberdade é sempre algo limitado? 5)É possível ser livre com limites? 6)Existe mesmo um destino para cada um? 7)Afinal, o que é liberdade?

3 O que é a liberdade? Liberdade como faculdade de se determinar conscientemente em favor desta ou daquela escolha, sem constrangimento e em virtude apenas da sua vontade e de boas razões.

4 Tipos de liberdade Liberdade Física Liberdade Biológica Liberdade Psicológica Liberdade Sociológica Liberdade Religiosa Possibilidade de dar livre curso a actividades corporais Saúde e bom funciona- mento orgânico Capacidade de escolher uma entre várias alternativas Liberdade concedida ao indivíduo pela sociedade em que está inserido Independente- mente de se aceitar que Deus criou o Mundo ou não, o Homem é responsável pelas suas acções

5 VISÕES DE LIBERDADE Determinismo? O Determinismo é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana é sempre provocada por causas anteriores. Assim, para os adeptos desta concepção, a liberdade não tem qualquer sentido.

6 Tipos de determinismo Determinismo Físico Determinismo Biológico Determinismo Psicológico Determinismo Sociológico Determinismo Religioso Leis físicas regem o comporta- mento humano Códigos biológicos determinam a conduta humana Personalidade e carácter psicológico de cada ser humano levam o Homem a decidir desta ou daquela maneira Regras sociais condicio- nam determinan- temente a acção humana Deus continua a governar o Mundo depois da sua criação, não concedendo liberdade ao ser humano

7 VISÕES DE LIBERDADE Liberdade Absoluta? Liberdade Aboluta é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana possui condicionamentos que não são possíveis de serem superados, mas a vontade humana jamais pode ser condicionada, desta forma o homem é livre para fazer suas escolhas sem que haja constrangimentos para isto e ele deve arcar com as consequências de sua ação sem usar justificativas.

8 VISÕES DE LIBERDADE O que é o Relativista? O relativismo é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana é livre, mas os fatores externos, incluindo a propria convivência coletiva impedem o ser humano de fazer o que deseja em absoluto, mas com a tomada de consciência da situação em que se encontra, permite ao Homem ser capaz de realizar-se nesta situação criando um meio termo emntre sua limitação física e social e sua capacidade de pensar.

9 AFINAL SOMOS REALMENTE LIVRES?

10 Resposta determinista: a liberdade não existe, pois o homem é sempre determinado, seja por sua natureza biológica (necessidades, instintos), seja por sua natureza histórico-social (leis, normas, costumes). Nossas ações são sempre determinadas pelos fatores acima, portanto, a liberdade é uma mera ilusão.

11 Resposta existencialista (Absoluta): o homem é sempre livre. Embora existam determinismos sociais ou biológicos, o indivíduo possui uma liberdade moral que está acima dessas determinações. Ou seja, apesar de todos os fatores sociais e subjetivos que atuam sobre o indivíduo, ele sempre possui uma possibilidade de escolha e pode (e deve) agir livremente a partir de sua autodeterminação.

12 Resposta dialética (Relativista): o homem é determinado e livre ao mesmo tempo. Nessa perspectiva, não existe uma liberdade absoluta nem uma negação absoluta da liberdade. Embora nossa liberdade seja restringida por fatores que cercam a nossa existência concreta, podemos sempre tomar consciência (isto é, compreender) desses fatores e, a partir desta compreensão, é possível alargar nossas possibilidades de liberdade.

13 Santo Agostinho e São Paulo: é possível querer o que não se pode fazer e é possível que se faça o que não se quer. Hobbes: Liberdade e obrigação são incompatíveis. Kant: Liberdade = liberdade de consciência (somente a conduta externa está sujeita a coibições). Rousseau: liberdade = dever de obediência às próprias leis (vontade geral substitui a vontade individual) / A liberdade começou a existir com o surgimento do Estado. Os Filósofos e a Liberdade


Carregar ppt "LIBERDADE Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google