A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin"— Transcrição da apresentação:

1 Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
LIBERDADE Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

2 QUESTÕES FUNDAMENTAIS
Podemos realmente ser livres? Liberdade é capacidade de fazer tudo o que se quer? Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos? A liberdade é sempre algo limitado? É possível ser livre com limites? Existe mesmo um destino para cada um? Afinal, o que é liberdade?

3 O que é a liberdade? Liberdade como faculdade de se determinar conscientemente em favor desta ou daquela escolha, sem constrangimento e em virtude apenas da sua vontade e de boas razões.

4 Liberdade Psicológica Liberdade Sociológica
Tipos de liberdade Liberdade Física Liberdade Biológica Liberdade Psicológica Liberdade Sociológica Liberdade Religiosa Possibilidade de dar livre curso a actividades corporais Saúde e bom funciona-mento orgânico Capacidade de escolher uma entre várias alternativas Liberdade concedida ao indivíduo pela sociedade em que está inserido Independente-mente de se aceitar que Deus criou o Mundo ou não, o Homem é responsável pelas suas acções

5 VISÕES DE LIBERDADE Determinismo?
O Determinismo é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana é sempre provocada por causas anteriores. Assim, para os adeptos desta concepção, a liberdade não tem qualquer sentido.

6 Tipos de determinismo Leis físicas regem o comporta-mento humano
Determinismo Físico Determinismo Biológico Determinismo Psicológico Determinismo Sociológico Determinismo Religioso Leis físicas regem o comporta-mento humano Códigos biológicos determinam a conduta humana Personalidade e carácter psicológico de cada ser humano levam o Homem a decidir desta ou daquela maneira Regras sociais condicio-nam determinan-temente a acção humana Deus continua a governar o Mundo depois da sua criação, não concedendo liberdade ao ser humano

7 VISÕES DE LIBERDADE Liberdade Absoluta?
Liberdade Aboluta é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana possui condicionamentos que não são possíveis de serem superados, mas a vontade humana jamais pode ser condicionada, desta forma o homem é livre para fazer suas escolhas sem que haja constrangimentos para isto e ele deve arcar com as consequências de sua ação sem usar justificativas.

8 VISÕES DE LIBERDADE O que é o Relativista?
O relativismo é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana é livre, mas os fatores externos, incluindo a propria convivência coletiva impedem o ser humano de fazer o que deseja em absoluto, mas com a tomada de consciência da situação em que se encontra, permite ao Homem ser capaz de realizar-se nesta situação criando um meio termo emntre sua limitação física e social e sua capacidade de pensar.

9 AFINAL SOMOS REALMENTE LIVRES?

10 Resposta determinista: a liberdade não existe, pois o homem é sempre determinado, seja por sua natureza biológica (necessidades, instintos), seja por sua natureza histórico-social (leis, normas, costumes). Nossas ações são sempre determinadas pelos fatores acima, portanto, a liberdade é uma mera ilusão.

11 Resposta existencialista (Absoluta): o homem é sempre livre
Resposta existencialista (Absoluta): o homem é sempre livre. Embora existam determinismos sociais ou biológicos, o indivíduo possui uma liberdade moral que está acima dessas determinações. Ou seja, apesar de todos os fatores sociais e subjetivos que atuam sobre o indivíduo, ele sempre possui uma possibilidade de escolha e pode (e deve) agir livremente a partir de sua autodeterminação.

12 Resposta dialética (Relativista): o homem é determinado e livre ao mesmo tempo. Nessa perspectiva, não existe uma liberdade absoluta nem uma negação absoluta da liberdade. Embora nossa liberdade seja restringida por fatores que cercam a nossa existência concreta, podemos sempre tomar consciência (isto é, compreender) desses fatores e, a partir desta compreensão, é possível alargar nossas possibilidades de liberdade.

13 Os Filósofos e a Liberdade
Santo Agostinho e São Paulo: é possível querer o que não se pode fazer e é possível que se faça o que não se quer. Hobbes: Liberdade e obrigação são incompatíveis. Kant: Liberdade = liberdade de consciência (somente a conduta externa está sujeita a coibições). Rousseau: liberdade = dever de obediência às próprias leis (vontade geral substitui a vontade individual) / A liberdade começou a existir com o surgimento do Estado.


Carregar ppt "Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google