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SOCIOLOGIA: AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES, SOCIALIZAÇÃO & ESTADO NACIONAL.

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Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA: AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES, SOCIALIZAÇÃO & ESTADO NACIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA: AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES, SOCIALIZAÇÃO & ESTADO NACIONAL

2 O agir social insere o homem na sociedade, através das relações sociais. Em Weber, RELAÇÃO SOCIAL (interação) seria uma conduta de vários indivíduos, reciprocamente orientada e dotada de sentido partilhado pelos diversos agentes de determinada sociedade. Como as relações sociais se mantêm? Resposta de Weber: por conta da dominação ou produção de legitimidade – submissão de um grupo a um mandato, aceitação de uma autoridade (alguém que representa o coletivo). Aí, então, entra a questão do poder.

3 AGRUPAMENTOS SOCIAIS Grupo Social: significa a reunião de pessoas que estão mutuamente em integração, associadas pela interação social que é responsável em manter alguma forma de organização, na medida em que realizam ações conjuntas de interesse comum aos membros participantes. Indivíduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação.

4 Agregado (aglomerado) Social : reunião de pessoas com fraco sentimento grupal, que mesmo assim conseguem manter ente si um mínimo de comunicação e relações sociais. Não tem estrutura estável nem hierarquia de posições e funções. As pessoas são desconhecidas entre si e o contato social tem pequena duração. MULTIDÃO PÚBLICO MASSA

5 GRUPO SOCIAL : Apresentam hábitos, normas e costumes próprios, divisão de funções e posições sociais definidas. Ao longo da vida as pessoas participam de vários grupos sociais, sendo os principais: Grupo familiar: representado pela família; Grupo vicinal: formado pela vizinhança; Grupo educativo: desenvolvido na escola; Grupo religioso: formado por instituições religiosas (católica, evangélica, espírita etc.); Grupo de lazer: formado por clubes, associações esportivas, grupo de teatro etc.; Grupo profissional: constituído por profissionais que trabalham em empresas, escritório, lojas etc.; Grupo político: formado por militantes de partidos políticos, e por integrantes do estado etc.

6 Características dos GRUPOS SOCIAIS: * Pluralidade de indivíduos: grupo dá ideia de coletividade: há sempre mais de uma pessoa no grupo; *Interação social: para que haja grupo é preciso que os indivíduos interajam; *Organização: uma certa ordem interna é necessário para que o grupo se mantenha estável; *Objetividade e exterioridade: os grupos sociais são superiores e exteriores ao indivíduo, isto é, quando uma pessoa entra no grupo, ele já existe; quando sai ele continua a existir; *Conteúdo intencional ou objetivo comum: os membros de um grupo unem-se em torno de certos princípios ou valores para atingir um objetivo comum; quando uma parte dele coloca em dúvida algum desses princípios, o grupo se desagrega ou sofre divisões; *Consciência grupal ou sentimento de nós: são as maneiras de pensar, sentir e agir próprias do grupo; existe um sentimento mais ou menos forte de compartilhamento de uma série de ideias, valores e modos de agir; *Continuidade: as interações devem ter certa duração.

7 Tipos de Grupos Sociais *Primários - predominam os contatos sociais primários (a família, os vizinhos, o grupo de lazer); *Secundários - predominam os contatos sociais secundários (grupos político e profissional); *Intermediários - aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas (escola).

8 AGREGADOS (AGLOMERADOS) SOCIAIS Reunião de pessoas com fraco sentimento grupal, que mesmo assim conseguem manter ente si um mínimo de comunicação e relações sociais. Não tem estrutura estável nem hierarquia de posições e funções. As pessoas são desconhecidas entre si e o contato social tem pequena duração. Tipos de agregados sociais: Multidão, Público e Massa

9 * MULTIDÃO : Multidão(exemplo: carnaval e grupos que observam um acidente) Tem como características: * Falta de organização; * Anonimato; * Objetivos comuns; * Indiferenciação; * Proximidade física * Integração ocasional

10 * PÚBLICO: Público(assistir competição esportiva, show musical...) Principais características do Público * Espontâneo; * Amorfo; * Não necessita de contato físico; * A comunicação é recebida por diversos meios de comunicação * Integração intencional. Aqui todos os indivíduos recebem o mesmo estímulo. Os modos de pensar, agir e sentir do público compõem o que é conhecido como opinião pública.

11 MASSA : Principais características * Espontânea; * Recebem opiniões formadas (mais ou menos passiva) veiculadas pelos meios de comunicação; * Agrupamento relativamente grande de pessoas separadas e desconhecidas umas das outras; * Não exprime opinião em relação aos estímulos externos e dos meios de comunicação de massa. (exemplo: propaganda de produtos na TV e lideres demagógicos - induzir pessoas a agirem de forma emotiva e irracional); * O comportamento tende a ser manipulado, reage de forma espontânea, impensada e sem ter consciência de grupo.

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13 Algumas perguntas inocentes... Você tem Família? Estuda em alguma Escola? Crê em Deus? Sai sem roupa de casa? Paga impostos? Você pode fazer o que quiser?

14 AGORA SIM... VOCÊ FOI APRESENTADO AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS! UMA DEFINIÇÃO: São um padrão de controle, ou seja, uma programação da conduta individual imposta pela Sociedade. Grupo Social + norma = Instituição Social Poder normativo e coercitivo

15 A FAMÍLIA

16 A ESCOLA

17 A RELIGIÃO

18 O ESTADO

19 Vamos falar difícil ? INSTITUIÇÃO SOCIAL – Definição: A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade. É o conjunto de regras e procedimentos padronizados e socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam.

20 As instituições nos vigiam o tempo todo... E nós adoramos isso...

21 VOCÊ AGE SEMPRE COMO UM POLICIAL RABUJENTO... (Já percebeu isso?) Um encontro lunar... Engenhão lunar: a casa do Fogão!

22 Será que somos todos robôs? Um famoso doutor(o sociólogo norte-americano G. Smith Russel) afirmou que nove décimos de tudo o que você faz, diz, pensa e sente desde que se levanta de manhã cedo até que vai para a cama dormir. Você diz, faz, pensa e sente não de modo independente, mas em conformidade inconsciente e sem crítica com regras, regulamentos, hábitos grupais, padrões, códigos, estilos e sensações que existiam muito antes que você nascesse.

23 EDUCAR SERIA UM CONFORMISMO? A sociabilidade, tendência natural da espécie humana para viver em sociedade, é desenvolvida pelo processo da socialização. A socialização consiste no ato de transmitir ao indivíduo, de levá-lo a assimilar e introjetar os padrões culturais da sociedade. O controle social é a forma pela qual a sociedade coloca os valores do grupo na mente de todos os seus membros. Você gosta de rir dos outros?

24 As características de toda Instituição força ou poder (coercitividade): impor sua vontade. 2. normas ou regras: estabelecer padrões. 3. autoridade moral: aceita por todos. 4. historicidade: perenidade. 5. objetividade: reconhecida. 6. exterioridade: realidade única.

25 O CONTRATO SOCIAL : 1. Antes: - Ordem divina se refletia na Terra. : 2. No Mundo Moderno: - um acordo entre as partes. Porque o homem é um ser sociável. : 3. Fundamentação Teórica: - eu abro mão de fazer justiça com minhas próprias mãos e o Estado garante minha vida, propriedade e me fornece garantias individuais.

26 O ESTADO O ESTADO : um agente de controle social Impostos... Você paga? Documentos... Estão em dia? Segurança... A presença da Lei? Educação... A obrigação é só dele? Trabalho... Há emprego para todos? Transportes... O conforto é necessário? Moradias... Um dever bem cumprido?

27 REFLEXÕES SOBRE O CONTRATO SOCIAL A FUNÇÃO DO ESTADO: - As garantias fundamentais. A Educação. - Se o Estado não cumpre sua função? - O papel do cidadão... O CIDADÃO: - Membro de um Estado, considerado do ponto de vista de seus deveres para com a pátria e de seus direitos políticos. Quem só obedece é escravo!


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