A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pierre Bourdieu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pierre Bourdieu."— Transcrição da apresentação:

1 Pierre Bourdieu

2 Biografia Nasceu em 1930, morreu em 2002
Importante sociólogo francês, criador de vários conceitos utilizados até hoje na sociologia. Escreveu vários livros: A distinção, A dominação masculina, O senso prático, A reprodução...

3 Conceitos Campo Espaço Social Habitus Capital Violência simbólica
Agentes sociais

4 Influências teóricas Bourdieu é influenciado principalmente por Karl Marx, Max Weber e Durkheim. Karl Marx- Teórico critico do capitalismo. Max Weber – Teórico das ações sociais e individualismo. Pai da sociologia moderna. Durkheim – Teórico das funções sociais, da coesão e solidariedade social.

5 Conceito de Campo e espaço social
Para Bourdieu a sociedade é vista como um espaço social cheio de campos. Cada esfera social é como um campo de jogo de futebol, por exemplo.

6 Campo Um campo é caracterizado pela constante disputa entre seus membros, como num jogo. Na sociedade existem campos: Político, familiar, econômico, escolar, etc.

7 Conceito de Habitus É uma espécie de tendência para gostar de certas coisas, sentir e classificar as coisas de certa maneira e que tem a ver com a classe social a qual a pessoa pertence. Não é permanente, mas durável. Ex.: Para um operário é comum chamar os amigos por apelidos depreciativos, pois é brincadeira, para um executivo, impensável.

8 Capital São os recursos de que os agentes sociais (as pessoas) dispõem , pode ser: Capital economico – dinheiro Capital social- conhecer pessoas Capital intelectual- possuir conhecimento Entre outros...

9 Violência Simbólica É um tipo de idéia imposta aos agentes sociais (pessoas em geral)na vida social que são tão fortes, que não são percebidas como impostas, muito pelo contrário, são consideradas naturais. Ex.: Comprar roupas da “moda” Quem decide o que é moda???? Vc sabe???

10

11

12 Status social Depende da posição que a pessoa ocupa no campo e dos capitais que ela dispõe. Por ex.: Jogador de futebol no Brasil, pode ter muito capital econômico, mas pouquíssimo capital cultural.


Carregar ppt "Pierre Bourdieu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google