A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pierre Bourdieu. Biografia Nasceu em 1930, morreu em 2002 Importante sociólogo francês, criador de vários conceitos utilizados até hoje na sociologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pierre Bourdieu. Biografia Nasceu em 1930, morreu em 2002 Importante sociólogo francês, criador de vários conceitos utilizados até hoje na sociologia."— Transcrição da apresentação:

1 Pierre Bourdieu

2 Biografia Nasceu em 1930, morreu em 2002 Importante sociólogo francês, criador de vários conceitos utilizados até hoje na sociologia. Escreveu vários livros: A distinção, A dominação masculina, O senso prático, A reprodução...

3 Conceitos Campo Espaço Social Habitus Capital Violência simbólica Agentes sociais

4 Influências teóricas Bourdieu é influenciado principalmente por Karl Marx, Max Weber e Durkheim. Karl Marx- Teórico critico do capitalismo. Max Weber – Teórico das ações sociais e individualismo. Pai da sociologia moderna. Durkheim – Teórico das funções sociais, da coesão e solidariedade social.

5 Conceito de Campo e espaço social Para Bourdieu a sociedade é vista como um espaço social cheio de campos. Cada esfera social é como um campo de jogo de futebol, por exemplo.

6 Campo Um campo é caracterizado pela constante disputa entre seus membros, como num jogo. Na sociedade existem campos: Político, familiar, econômico, escolar, etc.

7 Conceito de Habitus É uma espécie de tendência para gostar de certas coisas, sentir e classificar as coisas de certa maneira e que tem a ver com a classe social a qual a pessoa pertence. Não é permanente, mas durável. Ex.: Para um operário é comum chamar os amigos por apelidos depreciativos, pois é brincadeira, para um executivo, impensável.

8 Capital São os recursos de que os agentes sociais (as pessoas) dispõem, pode ser: Capital economico – dinheiro Capital social- conhecer pessoas Capital intelectual- possuir conhecimento Entre outros...

9 Violência Simbólica É um tipo de idéia imposta aos agentes sociais (pessoas em geral)na vida social que são tão fortes, que não são percebidas como impostas, muito pelo contrário, são consideradas naturais. Ex.: Comprar roupas da moda Quem decide o que é moda???? Vc sabe???

10

11

12 Status social Depende da posição que a pessoa ocupa no campo e dos capitais que ela dispõe. Por ex.: Jogador de futebol no Brasil, pode ter muito capital econômico, mas pouquíssimo capital cultural.


Carregar ppt "Pierre Bourdieu. Biografia Nasceu em 1930, morreu em 2002 Importante sociólogo francês, criador de vários conceitos utilizados até hoje na sociologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google